Pokémon X & Y: Análise – Greninja

greninja

[Pros]

  • Ótima coverage e movepool.
  • Habilidade secreta incrível, Protean, que é ativada antes de atacar, o que proporciona STAB em todos os seus golpes, visto que Greninja se transforma no tipo do ataque que está sendo usado.
  • Base de Velocidade bem alta e Greninja tem acesso a Spikes.
  • Tem dois golpes com prioridade, Shadow Sneak e Water Shuriken.

[Contras]

  • Defesas bastante pobres (67/71) e fracas para a maioria dos ataques comuns.
  • Enquanto Protean é uma boa habilidade com diversos pontos positivos, também tem seu lado ruim, depois de executar o ataque, Greninja pode ficar em uma situação complicada (por exemplo, usando Ice Beam, ele irá ficar vulnerável a ataques do tipos Aço e Fogo, tipos que ele aguentaria normalmente em sua forma original).
  • Não tem golpes que aumentem seus atributos além de Power-Up Punch, o que é meio triste.

[Set Recomendados]

1- Atacante completo

Golpe 1: Hydro Pump / Surf

Golpe 2: Ice Beam

Golpe 3: Dark Pulse

Golpe 4: U-turn / Hidden Power Fire

Habilidade: Protean

item: Life Orb

evs: 4 Atk / 252 SpA / 252 Spe

Nature: Hasty / Timid

Este é um set completamente ofensivo. Hydro Pump é um ataque aquático sólido e mesmo depois do Nerf, ele ainda é mortal. Ice Beam é necessário para pegar Pokémon do tipo Planta e Dragão. O terceiro slot é ocupado por Dark Pulse, que é útil e confiável como STAB secundário e pode causar problemas sérios para Starmie. Sem mencionar o dano que causa a Tentacruel. Para o slot final, temos U-turn que é beneficiado pela velocidade do Greninja. Porém, há a alternativa de ir com Hidden Power Fire, que deve ser usado contra Pokémon que tem fraqueza 4x contra ele, tais como Scizor e Ferrothorn. Apesar do boost garantido pela Life Orb, Greninja ainda precisará do suporte das Hazards, que é vital para assegurar a morte de seus inimigos com 1 golpe ou 2 golpes.

Este set de Greninja em particular é geralmente mais efetivo a partir do meio do jogo, visto que ele é focado em colocar pressão no time inimigo, graças aos ataques STAB proporcionados pelo Protean. Quando encontrar alguma coisa que você não pode vencer, apenas basta tirar vantagem da velocidade do Greninja usando U-turn para escapar de situações complicadas. U-turn é a chave para ter o sucesso na batalha, trazendo outros Pokémon que terão vantagem contra aquele que está em campo.

2- Spikes


Golpe 1: Spikes

Golpe 2: Hydro Pump / Surf

Golpe 3: Dark Pulse / Ice Beam

Golpe 4: Hidden Power Fire

Habilidade: Protean

item: Life Orb

evs: 4 Def / 252 SpA / 252 Spe

Nature: Timid

Este set permite que Greninja possa dar suporte ao seu time, graças à sua velocidade, ele pode colocar de 1 a 2 camadas de Spikes de maneira fácil. Poder versus Acerto é o que determina sua escolha para o segundo slot. Dark Pulse, apesar de ser resistido por tipos Fada, agora tem o benefício de não ser resistido por tipos Metálicos e acaba com Starmie. De forma alternativa, temos Ice Beam, que pode parar o Dragonite e seus primos. Finalmente, Hidden Power Fire pode ser usado para atacar os tipos metálicos que tem fraqueza quádrupla contra golpes do tipo fogo. Este set é desenhado para ser usado no começo do jogo e colocar uma quantidade de pressão considerável no time oponente.

Como Greninja tem mais Special Defense do que Defense e ele está operando um papel em que precisa sobreviver para dar suporte, é apenas natural ir com uma Nature que não reduzirá ainda mais o seu ponto fraco. A Nature Timid é usada para ter certeza de que ele não ficará ainda mais fraco. Life Orbe pode ser usado para deixar o dano no nível máximo, mas Focus Sash é uma boa alternativa para garantir que mais camadas de Spikes sejam liberadas no campo. Este set garante que Spikes ficarão no campo enquanto Greninja estiver também. Visto que Greninja consegue matar os Rapid Spinners com apenas um golpe, além de vencer usuários de Defog como Scizor / Mega Scizor.

Um set alternativo com Toxic Spikes, Spikes, Hydro Pump (ou Surf) e Taunt pode ser utilizado, visto que  Greninja é o melhor Dual Spiker (aquele que tem acesso a ambos os tipos de Spikes) do jogo, por causa de sua velocidade, acesso a Taunt e com a habilidade Torrent, que aumenta o poder de seus golpes aquáticos, por isso, Focus Sash é interessante aqui. Tirar vantagem do Team Preview que temos para colocar a hazard apropriada é a chave da vitória, use Spikes se seu sweeper é tankado por Ferrothorn ou Toxic Spikes se for por um Blissey.

[Checks e Counters]

Blissey, Tentacruel e Pokémon do tipo Fada como Azumarill e Florges dão conta muito fácil deste anfíbio. Ferrothorn consegue tankar todos os ataques comuns de Greninja; Entretanto, ele pode temer um Hidden Power Fire. Gyarados e Rotom-W podem tomar qualquer golpe do Greninja e depois matar o sapo com use de seus ataques STAB.

A verdade é que devido a fragilidade das defesas do Greninja, atuar como Revenge Killer contra ele não é um papel complicado. Mach Punch vindo  de um Conkeldurr ou Breloom pode empacotar o Greninja e enviá-lo para Belize. Usuários de Choice Band com ataques prioritários, como o Dragonite, também podem dar fim ao Greninja. Afinal ExtremeSpeed está lá para ser usado, caso haja dano residual contra o Greninja e como ele está usando Life Orb, a expectativa de vida do Greninja se torna algo alarmante. Talonflame pode ultrapassar a velocidade do Greninja e matá-lo usando Brave Bird. Usuários de Choice Scarf como Rotom-W e Pokémon mais velozes como Crobat podem atacar antes e acabar com o Greninja com apenas um golpe, graças aos ataques STAB.

@Update:

Um de nossos leitores, Leonardo Grecchi, enviou seu set físico:

Greninja @ Life Orb

Nature: Jolly/Adamant

Habilidade: Protean

EVs:252 Atk/4 Def/252 Spe

Golpe 1 -U-Turn

Golpe 2 -Power-up Punch

Golpe 3 -Waterfall / Water Shuriken

Golpe 4-Shadow Sneak / Night Slash

Neste set, temos a mesma estratégia do U-Turn, porém, Power-up Punch além de atacar os Pokémon que são fracos contra o tipo lutador, ainda aumentam o poder ofensivo do Greninja físico.  Waterfall é um ataque STAB capaz de fazer um estrago, mas Water Shuriken tem prioridade.

Shadow Sneak é outro ataque físico com prioridade, além de ter o tipo fantasma, que junto com protean transforma Greninja em um tipo fantasma também, o que é ótimo para fugir de alguns de seus temores, como golpes do tipo lutador. Além disso, este set físico pega de surpresa aqueles que esperam um set especial.

Atenção: Este texto foi traduzido do fórum Smogon para ajudar aos treinadores brasileiros que não tem tanta afinidade com Inglês.

About Hell Benders

Hell Benders
Orc do Azralon, Treinador Pokémon, Fã de The Legend of Zelda, curte Trading Card Games e RPG

Comente e Opine!