Pokémon X & Y: Análise – Mega Ampharos

ampharos

[Pros]

  • Ampharos ganhou uma Mega Evolução em X e Y, que deu a ele o tipo Dragão e atributos incríveis.
  • Mega Ampharos tem um poder inacreditável, geralmente tirando 70% de HP das barreiras mais resistentes.
  • Mold Breaker permite que ele possa passar por usuários de Lightningrod e cause um bom dano, além de vencer usuários com habilidades como Sturdy, Wonder Guard, Filter e Multiscale.
  • Sua resistência natural e seu tipo Elétrico/Dragão faz dele um Pokémon que sobrevive bem.
  • Sua baixa velocidade e tipo fazem dele um Pokémon que consegue responder a quase todas as maiores ameaças de X e Y, tais como Aegislash, Talonflame e Klefki.

[Contras]

  • Sua baixa velocidade faz com que seja necessário o uso de Trick Room (geralmente).
  • Seu mais poderoso STAB, Thunder, precisa de chuva, logo, você terá de usar um politoed, ou estará preso a Thunderbolt.
  • Não aprende Draco Meteor.
  • Fraco para Gelo, Dragão, Fada e Terra, o que é bastante complicado de cobrir.

[Sets Recomendados]

Item: Ampharosite

Habilidade: Static

EVs: 252 SAtk / 252 HP / 4 SDef

Nature: Quiet

IVs: 0 Spd

Golpe 1 - Thunderbolt / Thunder

Golpe 2 - Dragon Pulse

Golpe 3 - Focus Blast

Golpe 4 - Protect

A ideia é mega evoluir e começar a destruir. Mega Ampharos tem uma base de 165 de Special Attack, mesmo sem usar itens de boost, o que é um poder absurdo. Thunderbolt é seu principal STAB, sendo capaz de acertar praticamente qualquer coisa. Dragon Pulse é outro STAB interessante, porém não é tão poderoso, mas serve para pegar os dragões e alguns inimigos do tipo Terra. Focus Blast é a melhor opção de Ampharos para coverage, pegando inimigos como Mega Kangaskhan e Excadrill. Protect permite que Ampharos evite Fake Out ou golpes similares. Em batalhas de duplas, considerando o poder incrível de Ampharos, ele pode se tornar o alvo principal, a melhor estratégia é usar protect enquanto seu parceiro usa Trick Room.

Ampharos aprecia a Chuva e o uso de Trick Room. A chuva é fácil, já que Drizzle de Politoed resolve isso, caso não goste de Politoed, use algum Pokémon com Rain Dance. Trick Room é mais complicado de setupar, mas funciona muito bem com ele. Ampharos se dá muito bem com Aromatisse, já que ele pode tomar os golpes dragão enquanto Ampharos cuida dos metálicos. Talonflame é um bom parceiro por cuidar dos tipos Grama, Gelo e os mais frágeis de outros tipos. A combinação de Talonflame e Ampharos é uma ótima resposta a Klefki e Meowstic, usuários de Prankster e Dual Screens. Ampharos também aprecia Helping Hand de Hitmontop ou Musharna.

Nome: RestTalk
Golpe 1: Volt Switch
Golpe 2: Dragon Pulse
Golpe 3: Rest
Golpe 4: Sleep Talk
Habilidade: Static
Item: Ampharosite
EVs: 252 HP / 44 SpA / 192 SpD / 20 Spe
Nature: Modest

Volt Switch é uma boa opção, já que Ampharos consegue dar um bom dano mesmo sem muito investimento.  Dragon Pulse é um poderoso STAB e o mais poderoso ataque deste set. Este set só terá problemas com inimigos como Ferrothorn, Excadrill, Whimsicott e Magnezone. Com o investimento em velocidade, ele consegue ultrapassar Hippowdon.

Este set funciona bem com um Volt-Turn Core, Scizor é um bom parceiro dele. Skarmory pode cuidar de inimigos do tipo Terra e Dragão, enquanto Ampharos o defende de fogo e elétricos.

Nome: Bulky Attacker
Golpe 1: Volt Switch
Golpe 2: Dragon Pulse
Golpe 3: Focus Blast
Golpe 4: Heal Bell/Thunderbolt/discharge
Habilidade: Static
Item: Ampharosite
EVs: 252 Spa/20 Spe/236 Hp
Nature: Modest

Assim como o set anterior, Volt Switch é um golpe bastante importante, fazendo de Ampharos um pivô ofensivo. Dragon Pulse é o seu STAB do tipo Dragão, pode não ser tão forte quanto Draco Meteor, mas pode causar um bom estrago. Focus blast serve contra Tyranitar, Excadrill e Ferrothorn.

Heal Bell é um golpe de suporte interessante que completa bem este set, mas se você quer poder, use Thunderbolt, ou ainda Discharge, que tem uma boa chance de causar paralisia.

Este set também funciona bem com Skarmory e Scizor. Porém fadas são bem vindas, principalmente por serem imunes a golpes do tipo Dragão.

[Checks e Counters]

Ampharos tem problemas com usuários de Earthquake. Garchomp e Excadrill são ameaças comuns, já que podem aguentar Dragon Pulse ou Focus Blast e voltar um Earthquake ou Dragon Claw mortal. Elétricos e Plantas mais resistentes podem segurar Ampharos sem muitos problemas. Ampharos também tem problemas com fadas, principalmente as que usam Dazzling Gleam, ainda que ele consiga resistir. Dragões resistentes podem acabar com a festa de Ampharos. Se Ampharos está usando Thunder e alguém muda o clima, a coisa fica feia. Pokemon como Trevenant, Musharna, Mega Banette e Chandelure podem ter Trick Room e Imprison acabando com toda a estratégia, além de poderem usar STABs poderosos.

About Miguel Oliveira

Miguel Oliveira
Administrador do O Vício, fã de World of Warcraft, The Legend of Zelda, Pokémon, Star Wars e Quadrinhos.

Comente e Opine!