Comentários

Embora os detalhes sobre o vindouro filme solo da Viúva Negra ainda estejam bem guardados, várias informações divulgadas nas últimas semanas do set do filme sugerem que o nome da personagem da atriz Florence Pugh será “Yelena”. Mas por que isso seria importante? Simplesmente porque nos quadrinhos Yelena Belova é o nome da da segunda Viúva Negra, o que faz todo sentido para o MCU quando lembramos o que aconteceu com Natasha Romanov em Vingadores: Ultimato.

Mas afinal, quem exatamente é Yelena Belova, a segunda Viúva Negra?

Criada por Devin Grayson e J.G Jones, Yelena estreou em Inhumans #5, antes de desempenhar um papel muito maior na minissérie ‘Viúva Negra‘, da mesma equipe criativa.

Ela foi treinada como espiã e assassina pela Sala Vermelha, a mesma organização soviética fictícia que treinou Natasha para se tornar a Viúva Negra décadas antes. Após o assassinato de seu mentor Pyotr Vasilievich Starkovsky, Yelena é oficialmente designada pelo governo russo como a nova Viúva Negra e encarregada de investigar sua morte. Rapidamente assumindo seu codinome, Yelena aceita uma missão que a coloca diretamente contra Natasha, acreditando ser a verdadeira e leal Viúva Negra, e considerando Romanov indigna do título.

Enquanto a rivalidade entre as duas agentes clandestinas cresce, Natasha tenta persuadir sua suposto sucessora a deixar para trás a vida cruel e violenta de espionagem e assassinato e desenvolver sua própria identidade.

Quando Yelena permanece implacável e leal a seus supervisores, Natasha expõe o lado sombrio e traumatizante de sua profissão, posicionando Yelena para testemunhar a crueldade inabalável de sua nova ocupação. Sentindo-se traída e desiludida com o que viu, Yelena decide deixar o mundo da espionagem e o título da Viúva Negra antes de se retirar para Cuba, onde se torna uma modelo de sucesso.

Infelizmente a mudança de carreira se mostra temporária, e Yelena é recrutada pela S.H.I.E.L.D. para supervisionar as operações secretas de mineração de vibranium da agência de inteligência na Terra Selvagem. Após ser atacada e desfigurada por Sauron depois que os Novos Vingadores descobrem as atividades ilícitas da S.H.I.E.L.D. na região, Yelena jura vingança contra seus antigos empregadores e os Novos Vingadores, concordando em submeter-se aos experimentos genéticos de Hidra, transferindo sua mente para um Super-Adaptoide.

Em sua nova forma, Yelena é capaz de absorver e replicar os poderes dos Novos Vingadores, mas a absorção dos poderes do Sentinela a expõe ao Vácuo (o lado maligno do herói) e, combinado com um ataque do inventário inteiro de armaduras existentes do Homem de Ferro, ela é derrotada. Antes que possa ser levada sob custódia, Yelena é traída pela Hidra, que aciona um dispositivo de auto-destruição secretamente implantado em seu corpo antes que ela possa divulgar qualquer informação aos Vingadores ou à S.H.I.E.L.D. Durante o Reinado Sombrio, é revelado que ela sobreviveu à explosão e é mantida em estase por Norman Osborn como uma arma secreta.

Libertada pela I.M.A. para ser instalada como sua nova líder, Yelena sofre uma redenção heroica depois de saber da morte de Natasha nas mãos do doppelgänger Hidra do Capitão América durante o Império Secreto. Retomando o manto de Viúva Negra, Yelena promete continuar o heróico legado de sua antecessora, mas sob seus próprios termos letais. A nova missão de Yelena como Viúva Negra faz com que ela viaje pelo mundo para acabar com os vestígios remanescentes da Hidra após sua derrota nas mãos do Capitão América. As atividades sangrentas de Yelena são notadas por Bucky Barnes e Clint Barton, que acabam cruzando seu caminho.

O arco de Yelena Belova no Universo Marvel é complicado, geralmente inclinado à vilania quando não é tratada como uma anti-heróina clandestina e herdeira do legado da Viúva Negra.

Com sua potencial interpretação por Florence Pugh no vindouro filme solo da Viúva Negra – aparentemente revelada pelas fotos vazadas – a encarnação do MCU poderia ser apresentada como uma sucessora ou antagonista para Natasha Romanov. O mundo da espionagem sempre foi moralmente obscuro e a Viúva Negra de Scarlett Johansson tem sido assombrada por suas experiências, tanto na Sala Vermelha quanto na inteligência russa por anos, e a Yelena de Pugh provavelmente também será traumatizada por suas próprias experiências.

Texto adaptado de artigo do CBR.

Viúva Negra ainda não tem data de estreia, e conta com direção de Cate Shortland.

Além de Scarlett Johansson, o elenco também traz David Harbour (Stranger Things), Rachel Weisz (O Legado Bourne), Ray Winstone (Os Infiltrados), O.T. Fagbenle (The Handmaid’s Tale) e Florence Pugh (Legítimo Rei).



Comentários