Comentários

Nos dias de hoje existem cada vez mais conteúdos digitais e quando falamos de vídeos vemos um aumento na quantidade e qualidade desses mesmos.

Segundo dados de um estudo internacional, o consumo de vídeos, em especial foco para o Youtube, têm aumentado bastante no Brasil. O mesmo estudo mostra que foram criados mais vídeos no Brasil do que nos anos anteriores.

Com o aumento do número de usuários nas plataformas de streaming e vídeos, a concorrência fica cada vez maior, pois os conteúdos têm cada vez mais qualidade.

Para quem pretende criar vídeos para o Youtube necessita de um bom aplicativo que seja fácil de usar e com boas funcionalidades.

Para isso apresentamos o FilmoraScrn que permite gravar várias telas em simultâneo e apresentamos o Filmora9 que permite edição de vídeos com vários efeitos, transições e muitos modos de exportação.

Funcionalidades do Filmora

O software FilmoraScrn possui várias funcionalidades que permitem gravar seus jogos e telas de modo profissional.

Tem desde funções mais básicas até às mais avançadas, sendo que para todas elas não é exigido um conhecimento avançado.

No entanto basta pesquisar no Youtube por uma funcionalidade e irá ser bastante fácil de encontrar uma vídeoaula, de modo a exemplificar todos os passos necessários, para completar a tarefa desejada.

Abaixo estão algumas das muitas funcionalidades oferecidas por este software de gravação de tela.

É possível gravar a tela utilizando o FilmoraScrn, pois este aplicativo possibilita a gravação de tela em 15-120 FPS, o que é ideal para gravações em tempo real sem qualquer tipo de falha.

Importar e exportar em vários formatos vídeos

Este aplicativo permite exportar os vídeos em múltiplos formatos, sendo que os mais populares são MP4, MOV e GIF.

Assim como também na hora de importar o aplicativo suporta mais de 50 modos de arquivos. Por isso pode importar para o programa de edição todos os tipos de arquivos, sejam eles imagens, vídeos e outros arquivos de mídia gravadas em outro aplicativo.

Tela Dividida e Vídeos sobrepõe outro Vídeo.

A grande maioria dos vídeos que estão no Youtube, mostram a cara do criador do vídeo ao mesmo tempo que mostra também a tela de jogo.

É possível fazer isto também usando o FilmoraScrn, pois é possível dividir a tela, com várias janelas, sendo que pode mostrar a webcam, o jogo e qualquer outra tela necessária, de modo a tornar o conteúdo mais profissional.

Existem cerca de 30 modelos de tela dividida no Filmora9, para isso basta importar a gravação de tela feita no FilmoraScrn e editar no Filmora9. Basta escolher a que mais gostar e começar a usar com uns simples cliques. Assim é possível gravar a partir de 2 ou mais dispositivos, sendo que pode gravar a partir do seu computador jogos ou a webcam simultaneamente.

O usuário pode optar por gravar a tela completa, ou pode apenas escolher gravar uma parte da tela.

É necessário também destacar que o cursor também pode ser ajustado, consoante a cor da tela ou tamanho de modo a destacar mais ou menos o cursor.

Utilize o Filmora9 para criar Highlight em gameplay

O Filmora9 é um aplicativo de edição de vídeo desenvolvido pela empresa Wondershare. O Filmora9 e o FilmoraScrn se complementam, pois, enquanto um deles é ideal para gravar o outro é perfeito para fazer a edição.

Atualmente existem muitos editores que são bem caros e com certeza o Filmora é uma solução mais em conta, pois pretende ajudar quem quer fazer vídeos de gameplay.

No Filmora9 é possível criar um highlight na tela que foi gravada. Ou seja, é possível adicionar setas e mensagens em texto de modo a melhorar a qualidade do vídeo final.

Isto é ideal para criar vídeoaulas e tutoriais pois é necessário explicar com detalhe alguns pontos e as setas podem ajudar ao usuário que está observando o vídeo entender melhor o conteúdo.

Como adicionar uma transição num vídeo:

Na guia multimídia, basta começar por importar o vídeo no Filmora9 e arrastar para o projeto.

Depois clica na guia elementos e basta escolher uma imagem das várias que são apresentadas. Entre elas existem setas, sinalizadores, mensagens e muitos outros objetos que pretendem fazer de hightlight.

Adicione ela na linha do tempo e faça a configuração do tempo com o vídeo. É possível rodar e alterar o tamanho da seta.

Para melhorar o vídeo deve-se adicionar também várias transições de modo a tornar o vídeo mais natural. Para isso deve adicionar uma transição para dividir o seu vídeo em várias partes.

Na guia de transições existem várias que podem ser adicionadas em qualquer parte do vídeo. Comece por selecionar a transição pretendida e arraste ela para a linha do tempo do vídeo.

Faça a configuração do tempo do vídeo para colocar ela durante os minutos pretendidos.

Misturador de áudio

Quando o usuário estiver editando um vídeo por vezes irá necessitar de aumentar ou diminuir o áudio pois enquanto se grava um gameplay durante várias horas por vezes não se dá muita atenção ao som que está a ser gravado por o microfone.

Desse modo é por vezes necessário aumentar o som em determinadas partes do vídeo e diminuir nos momentos em que existe uma música de fundo ou um som que vem por parte do jogo e que não é assim tão importante.

Para isso basta ir ao Misturador de áudio de modo a configurar todos os sons que foram gravados. Pode fazer configuração individual de todos os sons sejam eles sons do jogo gravado na tela ou do microfone da webcam.

Assim como também é possível configurar o volume das músicas adicionadas ao vídeo.

Sobreposições de Vídeo (PIP)

O modo Picture in Picture ou Sobreposição de vídeo, estão disponíveis no software Filmora9.

Permitem adicionar um vídeo sobre outro vídeo, para criar um efeito de animação entre dois vídeos, sendo que um deles pode ser de fundo e outro o vídeo como o principal. É ideal para a criação de vídeos tutoriais e gameplay.

Como criar uma sobreposição de vídeo

Comece por iniciar o Filmora9 e crie um projeto novo.

Depois apenas necessita de importar o vídeo de fundo e os clipes que pretende sobrepor. Para importar pode também arrastar e largar os vídeos diretamente para a biblioteca de mídia.

Agora selecione o seu clipe de fundo e adicione-o à faixa de vídeos 1. Depois disto apenas necessita de selecionar os cliques que vão ficar por cima em sobreposição e adicionar estes na faixa de vídeos número 2. Desse jeito eles ficam na camada acima.

Agora basta redimensionar e posicionar os cliques na melhor posição desejada.

Com a versão mais recente do aplicativo Filmora9 será possível ter até 100 faixas de vídeo para editar em simultâneo. Assim como adicionar mais filtros, transições e efeitos em várias faixas.

Com o FilmoraScrn é possível capturar com multicâmeras, no entanto, para editar basta ir ao Filmora9 e adicionar as várias filmagens em pistas diferentes. Depois é apenas necessário cortar uma parte de uma determinada câmera e adicionar outra parte que está na outra pista, pronta a ser usada.

Como gravar tela com o FilmoraScrn

Comece por abrir o aplicativo FilmoraScrn e crie um novo projeto.

Em seguida acesse ao menu superior e selecione a opção Gravar Mídia > Gravar tela do PC.

Irá abrir uma nova janela que permite configurar alguns detalhes da gravação, como o tamanho da tela a ser gravado e opções de áudio. O tamanho pode ser personalizado

As definições mais avançadas permitem também fazer a configuração do cursor (mouse) o que é ideal para vídeoaulas. Também pode configurar teclas de atalho para parar e pausar a gravação.

Ao clicar no botão vermelho a gravação irá começar. O vídeo irá ser gravado na pasta de captura desejada. Agora já pode arrastar este clipe para poder criar um vídeo completo. Assim como editar e cortar.

Gravar tela com câmera simultaneamente (Adicionar PIP)

Ao selecionar a opção gravar simultaneamente da câmera é possível escolher o dispositivo de filmagem para filmar sua camera. Isto possibilita a criação de vídeos de gameplay.

Estes cliques também irão ser gravados na pasta de filmagens do Filmora.

 

Assista a esse vídeo tutorial sobre como usar o Filmora9:

Considerações finais

O Filmora Scrn é bastante leve e fácil de utilizar. Possui vários recursos avançados para usuários de todos os níveis de conhecimentos. Ele possui um design moderno e intuitivo, simples de usar e é perfeito para ajudar na conclusão de projetos profissionais.

O aplicativo FilmoraScrn pode ser adquirido separadamente ou também pode ser adicionado num pacote como um recurso no Filmora9. Ambos podem ser adquiridos na página oficial.

Código Promocional

Aproveite este código de cupom LBR10. Está disponível para todos os visitantes do site do Filmora para um desconto de 10% na compra do Filmora9, FilmoraScrn e Filmstocks.

Utilize este mesmo bónus em outros produtos da Wondershare, como Recoverit, PDFElement, Dr.Fone ou Famisafe.

Este cupom é válido até dezembro de 2020.



Comentários