Comentários

Pennywise, o Palhaço Dançarino é o grande antagonista de IT: A Coisa, mas todos que já leram Stephen King sabem que os livros do autor se passam em um mesmo universo compartilhado, com vários personagens e locais sendo revisitados ou referenciados em outras histórias – e Pennywise não é uma exceção.

A mitologia e a origem de Pennywise estão intimamente ligadas à serie A Torre Negra, com o personagem Dandelo sendo uma criatura da mesma espécie que ele.

Vamos conhecer agora alguns dos outros livros de King que contam com Pennywise.

IT

Massa Cinzenta (1973) – Nesse conto, o narrador menciona ter um amigo que já trabalhou nos esgotos perto de bangor, Maine. Um dia, o homem voltou dos esgotos com os cabelos completamente brancos e brilhantes, afirmando ter visto uma aranha gigantesca. Ele provavelmente viu a dimensão cósmica de Pennywise, “Deadlights”, o que explica o que aconteceu com seu cabelo. É importante frisar que Massa Cinzenta foi publicado 13 anos antes do lançamento de IT.

Os Estranhos (1987) – O personagem principal, Tommy Jacklin, passa por Derry durante a história. Enquanto estava na cidade, Tommy supostamente viu “um palhaço com dólares de prata brilhantes nos olhos”, olhando para ele de dentro dos esgotos.

Insônia (1994) – O romance foi ambientado em Derry, mesmo local apresentado em IT: A Coisa. O livro referenciou eventos que ocorreram na cidade após a primeira derrota de Pennywise. Havia também menções ao Deadlights e um personagem se referia ao Kingfish, como Pennywise.

O Apanhador de Sonhos (2001) – O romance também foi ambientado em Derry, Maine. Um dos personagens faz um desvio para a cidade e acaba no canal de armazenamento de água. Desde que a torre havia sido destruída anteriormente, uma placa estava em seu lugar para homenagear as vítimas. No memorial, alguém tinha escrito “Pennywise Vive” pintando com spray, insinuando que a entidade ainda poderia estar viva.

22/11/63 (2011) – No romance, o personagem principal, Jake Epping, viaja no tempo para Derry em 1958, onde conhece uma jovem Beverly Marsh, assim como Richie Tozier. A interação ocorre após o primeiro encontro do Clube dos Otários com Pennywise. Jake até os ouve mencionar o palhaço, mas não sabe o que eles queriam dizer.

Elevation (2018) – O romance se passa na cidade fictícia de Castle Rock, mas há uma referência ao infame palhaço Pennywise. A certa altura, o narrador descreve a mudança de estação na cidade de Maine e a emoção do Halloween. Ele menciona que a escola local realizaria sua dança anual de Halloween, onde a banda da cidade, Big Top, tocaria. Para o evento, a banda mudou seu nome para Pennywise e os Palhaços.

IT



Comentários