Tempo estimado de leitura: 11 minutos
Izuku Midoriya é o protagonista de My Hero Academia e o jovem que foi escolhido para ser o sucessor de All Might. Todas as pessoas ao seu redor aconselharam ele a desistir de virar um herói por ter nascido sem uma individualidade, mas Midoriya persistiu para conseguir o poder que precisava e tornar o seu sonho realidade.
Antes mesmo de receber o One For All, ele se arriscou para salvar uma pessoa em perigo, e seu ato de coragem convenceu All Might de que esse garoto é a escolha certa para suceder o seu papel. Ele nem se importa de continuar quebrando os ossos do seu corpo e receber fraturas desde que as pessoas estejam seguras e felizes.
A primeira versão de Midoriya
Nos primeiros rascunhos de Midoriya, Kōhei Horikoshi imaginou o seu protagonista como um adulto. O seu nome seria Mikumo Akatani, uma pessoa sem poderes que tenta ser um herói usando apenas tecnologia. Mas seu design foi descartado devido à insatisfação de Horikoshi, e seus editores acharam melhor criar um protagonista com super poder para se destacar.
No entanto, essa não foi a primeira versão de Midoriya. Em 2008, o seu criador lançou uma one-shot chamada My Hero, apresentando um protagonista chamado Jack Midoriya. Nessa versão, ele é um assalariado que vende itens de suporte e que também almejava virar um herói . Embora Jack e Izuku sejam personagens diferentes, alguns traços dessa versão foram mantidos no atual, como a atitude esperançosa e o cabelo bagunçado.
O seu pai nunca está presente
Desde o primeiro capítulo do mangá, parece que a única família de Midoriya é a sua mãe, Inko Midoriya, mas ele também tem um pai. Esse personagem é uma figura misteriosa porque ele nunca aparece. As únicas informações que foram reveladas sobre o pai de Midoriya é a sua individualidade de cuspir fogo e que ele está sempre viajando a trabalho no exterior.
Ironicamente, seu nome é Hisashi, uma derivação de "hisashiburi", que significa "Há muito tempo que não te vejo". Horikoshi já disse uma vez que pretende revelar o rosto do pai de Midoriya em algum momento, mas até agora, ele continua ausente.
Um nerd especialista em heróis
Midoriya é um verdadeiro nerd especialista em heróis. Sua paixão por tudo relacionado ao All Might é evidente, desde sua extensa coleção de produtos até seu conhecimento detalhado sobre o herói número um. Além disso, ele é um garoto desengonçado, faz anotação de tudo e fica envergonhado ao lado de garotas: o clássico retrato de um jovem nerd.
A personalidade de Midoriya se reflete com a do próprio criador, que é um grande fã de super-heróis e quadrinhos. Em uma entrevista ao lado de Tite Kubo, Horikoshi disse que, igual ao seu protagonista, ele se preocupa demais e duvida de si mesmo em alguns momentos.
O significado de Deku
O nome Deku carrega um significado negativo, mas Midoriya escolheu ele como seu nome de herói após enxergar o seu lado positivo. Katsuki Bakugo deu a ele esse apelido com a intenção de insultá-lo, já que Deku pode ser interpretado como “boneco de treinamento” na língua japonesa.
Nesse sentido, Midoriya seria um fracote que só tem utilidade para servir como boneco de espancamento, mas Ochako Uraraka deu uma nova perspectiva ao nome Deku, associando-o a palavra "Dekiru", que significa "posso fazer isso". Midoriya escolheu o nome Deku para mostrar como ele é capaz de seguir em frente e continuar lutando.
Inspiração na infância do criador
Horikoshi se inspirou em uma lembrança de sua infância para criar uma das cenas mais comoventes de Midoriya e sua mãe. Na infância do protagonista, ele costumava brincar de ser um herói com a sua mãe. Quando Horikoshi era criança, ele e sua mãe faziam a mesma brincadeira nos playgrounds de parque.
Em uma entrevista, ele diz: “Minha mãe entrava no trepa-trepa do parquinho e dizia: ‘Por favor, me salve, Leo’, que era o nome que eu costumava me chamar quando brincávamos juntos”. A cena de Midoriya com a sua mãe teve um grande significado para Horikoshi por fazê-lo lembrar dessa memória valiosa.
Shoot Style
Shoot Style é um estilo de combate pessoal de Midoriya desenvolvido para usar o One For One da sua própria maneira. A princípio, a ideia de Midoriya era lutar usando apenas os punhos, assim como All Might, mas acumular tanto poder apenas nos seus braços gera ferimentos graves em seu corpo.
Então, para reduzir a tensão, ele decidiu concentrar o poder dos seus ataques nas pernas. Usando o Shoot Style, o seu corpo consegue dosar melhor o One For All sem sofrer fraturas. Além disso, desenvolver um estilo pessoal ajudou Midoriya a perceber que ele não precisa imitar o All Might para travar as suas batalhas.
One For All 1.000.000%
O poder do One For All é medido em uma porcentagem de até 100%, mas o seu usuário pode ultrapassar esse limite conforme fica mais forte. Midoriya deu um exemplo desse fenômeno, quando enfrentou o vilão Muscular no Acampamento de Treino. Ser pressionado por um inimigo mais forte levou o protagonista a atingir o One For All 1.000.000%.
Por outro lado, Horikoshi soltou uma mensagem para deixar claro que Midoriya não atingiu 1.000.000% do seu poder, isso foi apenas uma força de expressão criada no calor do momento. Um corpo jovem e inexperiente seria destruído antes de atingir uma porcentagem tão exagerada como essa.
Tem empatia até pelos vilões
Midoriya é o tipo de herói que se nega a abandonar qualquer pessoa, mesmo que seja um vilão. A rebelião dos vilões revelou o lado pobre da sociedade ao mundo inteiro, e Midoriya foi o primeiro que se dispôs a oferecer ajuda para eles.
Pessoas como Gentle Criminal e Lady Nagant escolheram a vida do crime após serem excluídos pela sociedade, mas Midoriya não desistiu deles e mostrou que ainda é possível seguir um caminho melhor. O seu coração puro acredita que até mesmo Tomura Shigaraki, o vilão que foi taxado como a encarnação da destruição, merece salvação, e ele está decidido a seguir o seu dilema sem se importar com os riscos.
Dark Deku
Após o arco Fronte da Libertação Paranormal, Midoriya sabia que All For One e Shigaraki viriam atrás dele. Para que os seus amigos e família não corram perigo, ele achou melhor agir sozinho. Nesse ínterim, o protagonista ficou conhecido pelo famoso apelido Dark Deku, um título que gerou grandes expectativas nos fãs do mangá.
Ver Midoriya cheio de desespero e com um estilo mais sombrio fez muitos fãs acreditarem que ele deixaria de ser aquele garoto certinho para ser uma pessoa mais séria, mas não foi isso que aconteceu. A sua mudança pode ser resumida como uma breve fase de depressão em vez de uma mudança sombria em sua personalidade.
O último portador do One For All
No seu primeiro encontro com os antigos portadores, Midoriya descobre que ele pode ser o último portador do One For All. O quarto portador, Hikage Shinomori, sofreu danos colaterais que fizeram ele morrer de velhice aos 40 anos. Isso aconteceu porque o One For All causa um tremendo desgaste no corpo de alguém que já nasceu com uma individualidade.
Apenas um sem individualidade como All Might e Midoriya podem desenvolver esse poder até o seu estado perfeito. Porém, os sem individualidades já são um grupo de pessoas quase instinto, e o One For All já não pode ser mais suportado por pessoas comuns. Portanto, Midoriya é a única pessoa capaz de sustentar o poder que se acumulou através dos últimos portadores.
Leia mais sobre My Hero Academia:
- Siga o O Vício no Google Notícias e não perca nada sobre Cultura Pop!
- My Hero Academia divulga ilustrações especiais de Star and Stripe
- My Hero Academia | 10 fatos sobre All Might, o Símbolo da Paz
Por toda a sua vida, Izuku sonhou ser um herói — um objetivo ambicioso para qualquer um, mas especialmente desafiador para um garoto sem superpoderes. Isso mesmo: em um mundo onde 80% da população tem algum tipo de Dom especial, Izuku teve a má sorte de nascer completamente normal. Mas isso não vai impedi-lo de se matricular em uma das academias de heróis mais prestigiosas do mundo.
Trata-se de uma criação de Kōhei Horikoshi e resgata as grandes histórias de ação que fizeram da Weekly Shonen Jump mundialmente famosa e ainda presta uma grande homenagem aos clássicos heróis dos quadrinhos norte-americanos. Com essa fórmula envolvente, a obra vem conquistando fãs em todas as partes do globo.
Comentários