Comentários

Quando o filme Os Eternos chegar aos cinemas em novembro de 2020, veremos Richard Madden (o Robb Stark de Game of Thrones) no papel de Ikaris, um dos líderes da nova equipe do Universo Cinematográfico Marvel.

Os personagens e conceitos do filme são originários do lendário escritor e artista Jack Kirby, e a equipe estreou nos quadrinhos em 1976. E ainda que Ikaris seja o mais conhecido dos Eternos, a equipe ainda é bem obscura para o grande público.

Confira abaixo alguns importantes pontos da história de Ikaris nos quadrinhos, um personagem com um enorme potencial de representar uma grande liderança na nova fase do Universo Cinematográfico Marvel.

Poderes e Habilidades

Todos os Eternos são indivíduos muito poderosos, mas Ikaris está acima deles com o que ele é capaz de fazer. Seu corpo é repleto de energia cósmica que o torna não apenas uma força quase imparável contra a qual lutar, mas significa que ele é praticamente imortal.

Embora Ikaris raramente possa ser ferido, qualquer ferimento potencial pode ser imediatamente curado por sua própria vontade. Ele também nunca se cansa ou perde resistência em batalha. Ikaris também pode voar graças ao seu poder de levitação, além de também conseguir levitar pessoas e objetos.

Conexões com a Mitologia Grega

Você provavelmente conhece o mito grego de Ícaro, um jovem que voou perto demais do sol com asas feitas de penas e cera, e acabou morrendo. Ikaris tem uma conexão com essa história, mas com uma reviravolta ainda mais trágica.

Ikaris é na verdade o pai do Ícaro mitológico, e ele ajudou a construir as asas do filho para que eles pudessem voar juntos. Enquanto seu pai estava viajando pela galáxia, Ícaro tentou voar alto para encontrá-lo. Suas asas foram destruídas e Ícaro morreu. Ikaris então passou a se chamar assim em homenagem ao filho. Seu verdadeiro nome é desconhecido.

Lutador profissional de Wrestling

Embora Ikaris tenha passado boa parte de sua longa vida entre seus companheiros Eternos, ele também tem um interesse especial no modo de vida humano. Isso o leva a tentar se juntar aos humanos e viver uma vida normal. No entanto, a ideia de vida normal de Ikaris é bastante interessante.

Adotando o nome falso apropriadamente brega de Ike Harris, Ikaris decide se tornar um lutador profissional de wrestling chamado Iceberg.

Já derrotou Apocalipse

Sendo ele um dos heróis mais antigos da Marvel, Ikaris enfrentou alguns dos vilões mais poderosos da história da editora. Um dos mais antigos desses antagonistas é o Apocalipse, que Ikaris já enfrentou muitas vezes.

Embora Apocalipse seja conhecido principalmente como um vilão dos X-Men, ele existe há muito tempo, antes dos heróis mutantes. Ikaris provou ser um dos poucos heróis capazes de derrotar o poderoso vilão.

Perda de memória 

Embora os Eternos existam desde o início do Universo Marvel, eles frequentemente permanecem nas sombras. Na minissérie escrita por Neil Gaiman em 2006, seu longo período de ausência foi explicado por meio de uma perda de memória.

Ikaris e os outros Eternos têm suas mentes manipuladas por seu companheiro Sprite. Esquecendo suas verdadeiras identidades, eles não sabem que são super-heróis. Ikaris é o primeiro entre eles a recuperar sua memória e sai em busca dos outros.

Acordando Ajak

Embora Ikaris seja um dos Eternos mais poderosos e proeminentes, o título de melhor guerreiro pertence a Ajak. Membro lendário de sua raça, Ajak atua como elo de ligação entre os Celestiais e a Terra. Quando os Celestiais deixaram o planeta, Ajak dormiu profundamente no centro da Terra.

Quando os Celestiais finalmente retornam, Ikaris é o encarregado de despertar Ajak. Com Salma Hayek no papel de Ajak, o personagem parece ter mudado bastante em sua versão do Universo Cinematográfico Marvel.

Encontros com outros heróis

Os Eternos apresentam uma equipe totalmente nova no MCU, repleta de de novos personagens interessantes. Embora os Eternos existissem muito antes dos Vingadores serem uma ideia, seus longos períodos de vida significam que eles também podem viver nos dias atuais.

Resta saber se os Eternos se unirão aos outros heróis da Marvel em filmes futuros. No entanto, Ikaris não é estranho a essas parcerias nos quadrinhos, incluindo encontros com Thor, Hulk e Vingadores.

Rebelde

Algo que faz de Ikaris um dos membros mais interessantes dos Eternos é o fato de ele ser um rebelde entre seu grupo. Ele é dedicado à sua raça e lutará para protegê-los, mas também sente um parentesco com os humanos.

Ikaris é um dos principais Eternos que acredita que eles devem agir como guardiões da Terra e se revelar ao povo. Este provavelmente será o plot do personagem no Universo Cinematográfico Marvel.

Problemas com Thena

Outro aspecto interessante de Ikaris nos quadrinhos é seu relacionamento com Thena. Após a morte do pai de Thena, Zuras, ela recebe seu título de Eterna Prime (a líder dos Eternos).

Ikaris não acredita que Thena seja capaz de liderar, o que coloca os dois em conflito inúmeras vezes. Angelina Jolie interpreta Thena no filme, então será interessante ver se esse enredo também se desenrola.

Eterno Prime

Por causa de sua falta de confiança em Thena como Eterna Prime, Ikaris a desafia a combate pelo direito de governar. No final, Ikaris triunfa e é nomeado Eterno Prime, consolidando seu status como o principal personagem Eterno no Universo Marvel.

Como não houve um vilão anunciado para os Eternos, é muito possível que essa luta possa ser o principal conflito do filme.

*Texto adaptado de artigo publicado no CBR

O elenco de Os Eternos traz Richard Madden como Ikaris, Angelina Jolie como Thena, Salma Hayek como Ajak, Kit Harington como Cavaleiro Negro, Gemma Chan como Sersi, Kumail Nanjiani como Kingo, Lauren Ridloff como Makkari, Brian Tyree Henry como Phastos, Lia McHugh como Sprite, Barry Kheogan como Druig e Don Lee como Gilgamesh.

Os Eternos foram criados por Jack Kirby e fizeram sua primeira aparição em Os Eternos # 1 (Julho de 1976) como uma raça de super-humanos que descrita como um desdobramento do processo evolutivo que criou a vida senciente na Terra. Os criadores originais deste processo, os Celestiais, destinaram os Eternos como sendo os defensores da Terra, o que leva para a inevitabilidade da guerra contra os seus homólogos destrutivos, os Deviantes.

Chloe Zhao é a diretora, e a estreia acontece em 06 de novembro de 2020.



Comentários