Comentários

Concrete Genie é um jogo family friendly onde você joga como Ash, um garoto que sofre bullying e que apresenta um tremendo talento artístico. Enquanto ele caminha pelo lado poluído de Denska, ele acaba sendo atormentado por um grupo de valentões que rasga seu caderno de desenhos e espalha suas páginas. A partir daí, Ash acaba entrando em contato com uma figura mágica que empresta seus poderes através de um pincel mágico e dá a ele a habilidade de criar e interagir com criaturas chamadas gênios. Ash então recebe a missão de usar suas cores para afastar a escuridão que infesta Denska e trazer a vida de volta para a cidade.

A história até parece um conto infantil e tem todo o charme e beleza de um. Embora o jogo seja leve, ele também tem ótimas mecânicas que podem trazer um bom desafio para os jogadores  e uma apresentação belíssima.

Concrete Genie é um jogo sobre fazer arte e apreciar a arte. É um jogo sobre bullying e sobre os traumas que uma criança pode passar na sua infância. Enquanto você progride no jogo, seu maior obstáculo, além dos puzzles, são os valentões que ficam espreitando para te pegar. É um jogo incrível que tenta contar a história de um garoto que é atormentado por crianças que possuem seus próprios traumas e dores, mas que acabam descontando naquele que parece ser mais feliz. Ao mesmo tempo que você usa sua arte para trazer luz para cidade, acaba trazendo luz para outros corações. Trabalhar com os gênios permite que você progrida no jogo e alcance seu objetivo. É um jogo bastante criativo e que te faz pensar e se divertir.

A apresentação é realmente excepcional, principalmente no visual e música. Enquanto a história é curta, o impacto dela é gigante, principalmente para quem já sofreu bullying na infância. Concrete Genie é um jogo bem linear, mas que garante muita exploração, personalização e belos momentos. Há algumas missões secundárias que você encontrará ao realizar favores para os gênios. E ainda que elas sejam desnecessárias para o progresso no game, você terá prazer de realizar todas.

Sim, os gênios são as estrelas do jogo. Você usa seu pincel através de movimentos no DualShock e consegue personalizar totalmente seus gênios. Eles são criados com peças pré-montadas, que você encontra através das páginas perdidas do caderno. Criar gênios é algo divertido e interessante, você fica ansioso para encontrar uma marca de criação e começar o próximo ajudante. Os gênios possuem diferentes elementos que servem para te ajudar a resolver puzzles no game.

Entretanto, a coisa muda no segundo ato do jogo, quando você começa a enfrentar combates em terceira pessoa. É uma reviravolta inesperada e que faz com que você explore ainda mais o jogo. E os elementos que você já aprendeu a usar ganham novos usos, o que é interessante.

O jogo usa controles de movimento, mas você pode alternar para o analógico. A ideia de pintar com o controle me lembrou Infamous: Second Son, apesar do jeito ser diferente. Enquanto você pinta as paredes, você acaba criando energia para as lâmpadas da cidade e espantando a escuridão e a poluição que tomam conta do local.

Concrete Genie é um jogo incrivelmente simples de entender, já que o alvo são crianças. Mas ele traz bons momentos de reflexão com seus puzzles, algo que pode atrair os mais velhos. O jogo termina relativamente rápido, mas tem modos adicionais. infelizmente, não possuo equipamento de VR para testar o conteúdo adicional e exclusivo para o aparelho, mas os modos de pintura livre são bem interessantes.

Ainda assim, Concrete Genie é um jogo perfeito no que se propõe a fazer. É um jogo que eu deixaria com meus filhos e sairia despreocupado, sabendo que eles se divertiriam e pensariam bastante. O visual é belíssimo e ele traz sólidas lições sobre humanidade. Serão 10 horas de pura diversão, embora você possa zerar tudo em umas 5. Caso você tenha o PlayStation VR, poderá acessar novos conteúdos. Um bom fator também é que o jogo é mais barato do que a maioria dos lançamentos da Sony.

Concrete Genie é um jogo impressionante e tem uma direção de arte incrível. É um jogo que só acrescenta à biblioteca de exclusivos do PlayStation 4.

Nota 9010
Review | Concrete Genie



Comentários