Comentários

Recentemente, tivemos a oportunidade de revisitar toda a franquia de Mega Man, graças aos bundles lançados pela Capcom, chamados de Legacy Collection. Porém, depois de tantos anos, finalmente temos a chance de participar de uma nova aventura do Bombardeiro Azul. Assim como os demais games da série, Mega Man precisa acabar com os planos do Dr. Wily, vencendo nove robôs, pegando seus poderes e confrontando o cientista. A estrutura se mantém a mesma, mas o jogo traz novos recursos como habilidades especiais, o sistema de Double Gear e os vários novos mapas que fazem com que o jogo seja novo e nostálgico ao mesmo tempo.

Mega Man 11 começa com o momento em que o Dr. Light e o Dr. Wily discutem sobre os seus planos de melhorias para robôs, introduzindo o sistema de Double Gear – Porém, como sempre, o Dr. Light é visto como correto, enquanto o Dr. Wily é considerado como errado. Na verdade, a cena inteira se passa em um sonho que traz lembranças do passado e logo que o Dr. Wily acorda, ele decide mostrar que estava correto e tenta vencer o Dr. Light pela décima primeira vez.

A partir daí, a Capcom tenta mostrar o lado humano do Dr. Wily, dando uma motivação ao personagem, mostrando que ele não é tão ruim assim. Ok, isso não justifica seus atos, mas dá pra entender um pouco de seus sentimentos. Seu sistema de Double Gear é bem efetivo e, pela primeira vez, o Dr. Wily acertou em algo.

Como você já deve ter entendido, o game dá uma ótima backstory, trazendo a melhor apresentação da franquia. Aqui, cada mapa é bem colorido e brilhante, o novo estilo é mais cartunesco e se adapta bem ao jogo. Aliás, a estética é um fator importante aqui. Tudo parece estar no seu devido lugar, combinando com o que deveria combinar. A trilha sonora também é muito boa e faz jus ao que a série sempre demonstrou.

Os stages seguem a tradição e refletem o que cada Boss representa. Com certeza, os fãs de Mega Man aproveitarão bastante os cenários e seus elementos, já que o jogo continua com a sua devida dificuldade. A adição do Double Gear faz com que o jogo fique ainda melhor.

Sobre a dificuldade, vale dizer que Mega Man 11 é tão difícil quanto os demais jogos da série. A dificuldade Normal já irá te trazer uma boa dose de tensão e inúmeras tentativas. Os inimigos não são difíceis de vencer, mas suas localizações são inconvenientes, assim como acontece em toda franquia. Os Bosses são outra história: se você estiver com a arma que representa a fraqueza deles, a luta será ok. Mas se você não estiver devidamente armado, pode se preparar pra enfrentar muita dificuldade. Cada Boss tem seu set de ataques e invulnerabilidades, que precisam ser memorizadas para garantir a vitória. Tentar jogar na louca não irá te fazer vencer.

Assim que vencemos o Boss, Mega Man ganhará acesso a uma das armas especiais do jogo. Algumas delas são bem úteis em várias situações, enquanto outras te trarão alguns problemas, caso você decida usá-las em certos mapas. Porém, cada arma pode ter sua melhoria através do Double Gear System. Além dos stages principais, Mega Man 11 também oferece desafios especiais para quem quer testar suas habilidades. A maioria desses desafios são variações do Time ou Score Attack. Os jogadores também podem registrar seus feitos em um Leaderboard online, onde você pode competir com outros jogadores.

Mega Man 11 mantém toda a diversão dos jogos clássicos e traz alguns upgrades da nova era. O jogo possui uma ótima apresentação artística, uma câmera sensível, inimigos bem planejados e uma bela música. O design dos stages é bom, enquanto alguns são excelentes. É uma experiência emocionante, uma verdadeira viagem no tempo, onde o novo e velho se misturam e trazem uma experiência totalmente divertida. O sistema de Double Gear parece ser uma adição natural à franquia e fará com que Mega Man fique ainda mais interessante para os jogadores veteranos.

No fim, Mega Man 11 é tudo aquilo que os fãs poderiam esperar de um novo jogo da série. Uma experiência clássica com ótimos upgrades, além de ser o primeiro jogo do personagem em muito tempo. Com certeza, seu sucesso fará com que a franquia ganhe novas aventuras e o Bombardeiro Azul poderá lutar por muito mais tempo



Comentários