Comentários

Rune Factory 4 Special foi lançado para o Nintendo Switch e o jogo começa de uma forma simples: o protagonista entra em uma nave para fazer uma entrega especial, mas acaba sendo atacado por bandidos. E isso gera um momento complicado que termina com o jogador encarnando o papel de um protagonista sem emória, que apenas sabe seu nome e que está diante de Ventuswill, um poderoso dragão, mas que te recebe de braços abertos em Selphia, sua cidade.

Apesar das coisas acontecerem rapidamente no começo do jogo, Rune Factory 4 Special tem uma história que não é bem o foco do jogo. Ela funciona mais como uma força complementar que guia o jogador para novos locais enquanto você fica mais forte, mais sábio e mais proficiente. Ao invés disso, a narrativa real está nos próprios personagens. Cada residente de Selphia faz um bom trabalho de sua própria forma e as interações diárias com cada um deles se tornam algo prazeroso. Rune Factory 4 Sepcial é um jogo que deve ser jogado no ritmo do jogador, pois ele é bastante natural e orgânico.

Basicamente, o jogo é dividido em duas partes: a primeira está no farming que funciona como jogos tipo Story of Seasons e Haverst Moon. Aqui o mais importante mesmo é desenvolver suas plantas, colher tudo, produzir ao máximo todas as frutas, vegetais e flores para ganhar dinheiro. Entretanto, isso não irá tomar todo o seu tempo no jogo, como acontece em outros games, já que tudo que seu personagem faz, incluindo dormir, possui seu próprio nível de habilidade, além de ser possível conseguir diferentes resultados de suas plantações.

Também devo dizer que não há animais de fazenda no jogo (vacas, ovelhas e galinhas). Ao invés disso, os jogadores usam seus recursos para domar monstros selvagens. No começo, eles são bichos que substituem os animais de fazenda, gerando leite e pelagens – entretanto, você também começará a encontrar criaturas mais estranhas como aranhas que produzem tecidos e búfalos que tiram seus chifres diariamente. Nem todo bicho te dá recursos todos os dias, mas não quer dizer que eles sejam inúteis. Assim que você criar um bom elo com eles, os monstros podem realizar tarefas em seu lugar, chegando a plantar sementes e explorar locais.

Neste jogo, o jogador também pode gastar um bom tempo com os residentes da cidade e até distribuir uns presentes no processo. É possível até criar um relacionamento com eles. Conhecendo cada um de seus amigos de forma melhor, você será capaz de acessar eventos especiais e ganhar a habilidade de receber presentes deles também, mas também podem levar você em suas aventuras. Mesmo sem tais recompensas, conhecer todos é uma tarefa interessante, já que os personagens são incríveis.

Uma coisa interessante também é que você pode acumular Prince Points (ou Princess Points), ao ter o número suficiente, você pode executar ordens especiais tais como convidar novos mercadores para a cidade, criar festivais e expandir o tamanho do quarto do jogador, da fazenda e da volsa. É um sistema bem bacana e que funciona bem na cidade.

Ah, antes que me esqueça: sim, você tem diversos pretendentes dentro do jogo. E, assim como no jogo original, você pode se casar com eles, basta querer. A partir daí, você pode acessar o Newlywed Mode, permitindo que você veja cenários adicionais do jogo. E para visitar todos os cenários disponíveis, você terá que casar com cada personagem possível.

E sim, existe o outro lado do jogo: a aventura – e este game é gigante também deste lado. Afinal, você pode viajar para diversos locais, progredir na história do jogo e conseguir loot. É bem legal fazer isso, já que eu mesmo não consegui parar.

Tecnicamente, isso pode ser feito em um dia ou dois, mas como o jogo possui diversos itens divertidos como os monstros, você acabará gastando bem mais tempo para aproveitar cada item ao máximo. Pois, além de produzir itens na fazenda, você também pode craftar poderosas armas e itens graças às recompensas que você pode encontrar no mundo.

Com o craft, você cosnegue melhores roupas e power ups. É genial como tudo que citei até agora acaba se interligando neste jogo, gerando um sistema com bastante sinergia. Se você ainda não tem o jogo, compre agora, pois vale cada centavo e vai te entreter por muito tempo.



Comentários