Comentários

Estimated reading time: 10 minutos

A DC estreou recentemente sua nova linha de publicações, o Universo Absolute, e segue trazendo novas origens aos seus principais heróis. A bola da vez foi o Absolute Superman, que conta com roteiros de Jason Aaron e arte de Rafa Sandoval.

Mas afinal, do que se trata o Absolute Superman? O que acontece quando Kal-El cresce em Kypton e só vem para a Terra depois? Como esse universo reage a um Superman que nunca teve a educação e os ensinamentos de Jonathan e Martha Kent? No vídeo de hoje falamos sobre isso, e muito mais.

Krypton e o Povo de Aço

Absolute Superman apresenta sua própria versão de Krypton, embora seja bem parecida com tantas outras que já vimos ao longo dos anos. O sistema é dividido por classes, sendo dominante a Liga da Ciência, que aproveita a energia do sol vermelho e do próprio planeta para alimentar sua fome insaciável por progresso.

A estrutura de classes em Krypton definiu todos os aspectos da vida. As distinções de classe eram de tanta importância que os cidadãos eram obrigados a usar o emblema de seu status social no peito o tempo inteiro. No degrau mais baixo da sociedade estava a Corporação Trabalhista, cujo emblema era visto como uma marca da vergonha, o símbolo dos não qualificados, destinados a fazer o serviço braçal. No entanto, os trabalhadores o usavam com honra, chamando a si mesmos de "O Povo de Aço".

Lara e Jor-El

Como já ficou claro, o "S" do Superman foi ressignificado nesse quadrinho, não mais sendo um brasão de família, mas sim a representação de toda uma classe. Mas o interessante aqui é que, os pais do Superman, Lara Lor-Van e Jor-El, ambos fazem parte da Corporação Trabalhista, embora ambos pudessem fazer parte da elite.

Lara, por exemplo, era uma aluna exemplar na escola, onde todos diziam que ela estava destinada a grandes coisas. Até que, um dia, ela escreveu um ensaio criticando a falta de financiamento de Krypton para exploração interestelar. Por isso, ela foi rotulada como "irregular" e proibida de se candidatar à Academia de Ciências. Ela tinha apenas nove anos de idade. Sonhava em ser astronauta.

Quanto a Jor-El, ele estava prestes a se formar na Academia de Ciências com notas impecáveis. Uma posição de alto nível na classe dominante o esperava. No entanto, em sua cerimônia de graduação, ele fez um discurso condenando o que considerava como imprudência ambiental da Liga da Ciência. Ele alertou que a pilhagem dos recursos naturais de Krypton estava colocando o planeta em perigo, e sem reformas drásticas isso poderia algum dia levar à catástrofe global. Acabou sendo ridicularizado e expulso de sua formatura, perdendo para sempre a chance de uma posição na Liga da Ciência.

Kal-El cresceu em Krypton

Todo mundo conhece a origem do Superman, certo? Na iminência da destruição de Krypton, seus pais o colocam, ainda bebê, em cápsula espacial, e o enviam em direção à Terra, onde é encontrado pelo casal Kent e criado como um humano. Absolute Superman, no entanto, traz uma mudança drástica em relação a isso.

Vemos que Lara e Jor-El moram em uma fazendinha afastada, em uma cena onde ele está começando a ficar desesperado por saber que o planeta está definhando e ter a certeza de que a Liga da Ciência nunca o dará ouvidos. Nesse momento, vemos o jovem Kal-El se aproximando, ao lado de seu cão, e ele abraça os pais. Pois é, esse aparentemente é o principal ponto de contradição entre o Superman Absolute e a versão tradicional, já que ele cresceu em Krypton com seus pais. A primeira edição não mostra exatamente o que aconteceu para ele vir para a Terra - um mistério que deve ser desvendado nas próximas edições.

Brasil

Vemos o Superman já adulto e, curiosamente, no Brasil. Nosso país, aliás, é retratado de uma forma no mínimo... bizarra. Mineiros são explorados em uma favela que não lembra em nada qualquer coisa que tenhamos no Brasil, e eles estão constantemente preocupados com uma, bem, nevasca. Além disso, em um diálogo, desses mineiros, de nome João, faz uma declaração extremamente estereotipada, dizendo que vão passar a noite comendo churrasco de javali e banana grelhada, bebendo cachaça e dançando até o sono vir como uma febre.

É dentro desse contexto que encontramos o Superman, disfarçado e vivendo entre os mineiros, usando seus poderes para ajudá-los, como quando ele, sozinho, enche vários carrinhos com diamantes brutos para que os mineiros não precisem arriscar suas vidas.

Corporação Lazarus e os Pacificadores

Nessa primeira edição, somos apresentados também aos antagonistas da história, a Corporação Lazarus. Eles inclusive são os proprietários da mina brasileira, forçando os trabalhadores mesmo sob condições extremas e perigosas, devido a um contrato.

Para manter os mineiros na linha, sob a mira de uma arma, a Corporação Lazarus conta com sua própria equipe de segurança: os Pacificadores. Violentos e abusivos, eles mantém os trabalhadores sempre sob a mira de uma arma e os agridem por qualquer motivo que considerem que esteja supostamente "quebrando a paz". Aliás, em um diálogo, um dos Pacificadores diz "Lazarus é vida", o que levanta uma forte suspeita que o líder dessa organização seja Ra's Al Ghul. Para quem não sabe, o Poço de Lazarus é algo que Ra's usa para se manter vivo através dos séculos.

Superman tem uma IA

Uma outra curiosidade sobre esse Superman que o difere dos demais, é que seu traje kryptoniano conta com uma espécie de IA, que está constantemente conversando com ele. Além de seu preocupar com seu pai estar, falando com ele de forma quase maternal, a IA é responsável por medir e carregar seus níveis solares, que aqui aparentemente podem se descarregar com o tempo - provavelmente por esse Superman não ter crescido no nosso planeta, e portanto, não ter tido o período de anos banhando suas células com sol amarelo.

Assim, ele tem no telhado de seu barraco na favela um... teto solar. Sim, e ninguém acha isso estranho. A IA, ou seu traje orgânico, ou seja lá o que isso seja, já que não é exatamente explicado, o ajuda a recarregar sua bateria solar enquanto ele está dormindo.

Lois Lane

Quem também aparece nessa primeira edição, de forma surpreendente, é Lois Lane. Aqui, no entanto, ela não é uma jornalista do Planeta Diário, e sim uma militar, uma agente de campo da Organização Lazarus, designada junto com a equipe que é responsável para capturar o Superman. Lois demonstra sua inteligência, aliás, sendo a única a perceber que o segredo do herói está em seu traje, que o protege como uma armadura e conversa com ele.

Quando Clark é sobrecarregado, o traje se desliga, e o Homem de Aço é cercado pelo exército da Lazarus. A responsável por algemá-lo é justamente Lois Lane, que não apenas isso, o chama de "Superman" pela primeira vez. Esse é um aceno à maioria das histórias clássicas do azulão, onde é sempre Lois Lane a responsável por batizá-lo com esse nome em uma matéria do Planeta Diário.

Braniac

A primeira edição de Absolute Superman, em suas páginas finais, também introduz um dos maiores inimigos do Homem de Aço, Brainiac. Ele é visto é uma instalação da Lazarus no deserto de nevada, e aparentemente trabalha para a organização, já que vemos na entrada de sua sala uma placa que indica o Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento.

Brainiac assiste a batalha do Superman por meio de inúmeras telas, enquanto comenta que esse será um ótimo brinquedo, e se pergunta de onde ele veio. Ao seu redor, podemos ver um dos elementos mais clássicos do vilão: as cidades engarrafadas. No entanto, não fica claro ainda se Brainiac será um alienígena nesse universo, ou um cientista humano que foi longe demais. Teorias apontam que ele pode até ser uma nova versão de Lex Luthor.

A Fazenda dos Kent

Enquanto enfrenta os Pacificadores da Organização Lazarus, podemos ver uma raiva genuína do Superman, como se fosse algo quase... pessoal. Embora não fique claro se já cruzou com os inimigos antes, uma das páginas finais da primeira edição traz uma cena intrigante, que pode oferecer algumas respostas.

Vamos até o Kansas, onde somos apresentados a uma fazendinha bem familiar: o lar dos Kent. Porém, a fazenda está completamente destruída, e parece que uma luta brutal aconteceu por ali. Perto da casa, uma placa: propriedade da Corporação Lazarus. Sabemos que Kal-El veio para a Terra depois de crescido, talvez até mesmo já como um adulto, mas será que mesmo assim ele chegou a conhecer o casal Kent de alguma forma? Teriam eles lhe dado abrigo e depois sido assassinados pela Lazarus?  São perguntas que devem ser respondidas nas próximas edições.



Comentários