Comentários

Demolidor chegou com sua terceira temporada na Netflix e rapidamente foi aclamada por público e crítica. Usando como inspiração principalmente a aclamada HQ A Queda de Murdock, de Frank Miller e David Mazzuchelli, o novo ano está cheio de referências e cenas que são praticamente presentes para os leitores, mas não pense que para pegar todos os easter-eggs é preciso apenas ler essa obra.


Antes de continuar: Participe do nosso grupo de Whatsapp e receba ofertas diárias de Quadrinhos com desconto. Para participar, basta clicar aqui!


Confira abaixo uma lista de HQs que você pode (e deve!) ler antes ou depois de maratonar a mais nova temporada da série do Homem Sem Medo.


Diabo da Guarda

A HQ escrita por Kevin Smith com desenhos de Joe Quesada possui forte influência na nova temporada, principalmente no que se refere às dúvidas de Matt quanto a sua religiosidade. Aqui temos também um desenvolvimento do relacionamento de Matt com três importantes personagens que também tem um foco muito grande na nova temporada: Maggie, Karen Page e o Mercenário.

Em poucas edições, Kevin Smith virou o mundo do personagem novamente de cabeça para baixo, matando Karen Page – assassinada pelo Mercenário – abalando todas as convicções de Matt Murdock e literalmente jogando-o na sarjeta, em uma história onde o herói precisa proteger um bebê que supostamente seria o anti-cristo. Tudo para que no final da história o personagem abandone sua jornada na escuridão e caminhe novamente para a luz – exatamente como vimos no final da 3ª temporada.

Você pode comprar o título, em inglês, clicando aqui!


A Queda de Murdock

A mais óbvia da lista. Ainda que a série crie sua própria trama, são muito fortes os elementos de A Queda de Murdock na trama. Assim como na HQ, temos o Rei do Crime descobrindo a identidade do Demolidor, e usando de vários artifícios para tornar sua vida um inferno. Várias passagens icônicas da HQ são transpostas para a tela, algumas com total função narrativa, e outras apenas como breves acenos para os leitores mais atentos.

Em A Queda de Murdock, o caminho para a salvação do Demolidor o conduz através da misteriosa Irmã Maggie, introduzida de forma sutil como a mãe de Matt Murdock, e que mais tarde realmente se revelaria como tal. Toda a concepção da história é construída em cima da ideia central do Demolidor, de que não importa o quanto apanhe, ele se erguerá novamente. Mesmo com sua vida destruída, o herói consegue forças não apenas para se reconstruir e encarar o seu inimigo, mas também tempo para perdoar.

Você pode comprar a edição estrangeira (a nacional está esgotada), clicando aqui!


Fase Frank Miller

Um tema crucial da terceira temporada é a rivalidade entre Matt Murdock e Wilson Fisk, além do amor do Rei do Crime por sua esposa, Vanessa Marianna. Esse elementos foram inseridos nos quadrinhos na fase de Frank Miller, um material imprescindível para quem quer aprender mais sobre o Homem Sem Medo.

Durante sua marcante passagem pelo título, Miller simplesmente redefiniu o universo do personagem, mexendo tanto em seu passado quanto no presente, estipulando conceitos tão icônicos que fazem com que muitos o considerem praticamente um criador moral do Demolidor, como o fato de ter definido a personalidade de Matt como alguém instável e esquizofrênico, sempre andando na linha entre a sanidade e a loucura. Uma faceta de Matt Murdock que vemos claramente nesta temporada. Confira a coleção completa, abaixo:

Demolidor Vol 1
Compre

Demolidor Vol 2
Compre

Demolidor Vol 3
Compre


O Homem Sem Medo

O Homem Sem Medo é uma HQ que funciona melhor como material de indicação de leitura da primeira temporada da série da Netflix, mas que também é bem interessante para esta terceira, onde, afinal, temos Murdock usando novamente o seu traje preto com o lenço na cabeça.

Nessa minissérie em 5 edições, Miller consegue respeitar o conto original de Lee e Everett, ao mesmo tempo em que trabalha com personagens e tramas estipulados em sua própria fase pelo título doDemolidor, no final de década de 70 e início da década de 80. Assim, vemos finalmente o treinamento do jovem Murdock com seu mestre, o místico Stick, seu romance na faculdade com a femme fatale Elektra, e a ascensão de Wilson Fisk, que evolui de um simples capanga para o posto de Rei do Crime de Nova York.

Compre, com desconto, clicando aqui!


Fase Bendis

Na terceira temporada da série da Netflix temos o Demolidor sendo pressionado de todos os lados, até quase perder sua sanidade e chegar ao ponto de ignorar Deus, pensar em suicídio e desistir de sua vida social como Matt Murdock. Além, é claro, de ter sua identidade secreta conhecida por seu maior inimigo. Sabe qual outra fase dos quadrinhos onde também vemos Matt chegando ao limite? A de Brian Michael Bendis.

Ao lado de Bendis estava o desenhista Alex Maleev, cujo traço magistral aumentou ainda mais a sensação de perigo e de realidade trazida pelo título. Bendis revelou-se um escritor sem medo de mudanças, conflito ou controvérsia, e muitos de seus conceitos permaneceram em vigor anos após sua saída. O Murdock de Bendis –  apesar de ter sido um dos que mais sofreu nas mãos de um roteirista – permanecia de pé e lutando, por mais que o escritor pressionasse mais e mais seu ponto de ruptura, provando que o Demolidor é uma dos personagens mais inspiradores e resilientes do Universo Marvel. Confira os títulos já lançados:

Demolidor: Revelado
Compre
Demolidor: O Rei da Cozinha da Inferno
Compre
Demolidor: Decálogo
Compre
Demolidor: O Demônio do Pavilhão D
Compre



Comentários