Comentários

 

TitanFallTopoCut

Desde o seu anúncio, Titanfall é um jogo que capturou o meu interesse.

Vamos lá, você é um piloto, no universo de Titanfall isso significa que você faz parte da elite do seu exército (spartan feelings de Halo), tem um jetpack – aqui chamado de jump kit – para lhe ajudar nas várias manobras de parkour que irá fazer durante o jogo e, obviamente, você é um dos únicos que pode pilotar o seu robô gigante, nesse caso chamado de Titan: máquinas de alta tecnologia e feitas para guerra.

believe

Já não fosse o hype suficiente o bastante que essa premissa pode causar, todos os trailers do jogo mostravam ação de tirar o fôlego e gráficos de altíssima qualidade, junte isso a equipe de desenvolvimento – a Respawn Entertainment, criada por ex-integrantes da Infinity Ward, para quem não sabe, são os caras que trouxeram ao mundo Call of Duty 4: Modern Warfare – e você terá um best-seller instantâneo, isto é, se o jogo for bom.

Durante o  desenvolvimento do jogo vários testes foram feitos com usuários finais. Eu participei do closed alpha e do open beta, de lá pra cá deu para se notar algumas melhorias em balanceamento e qualidade visual do jogo, mas o principal já estava lá: o fator diversão.

piloto

No início da partida nenhum jogador possui um Titan em campo, mas todos possuem um contador regressivo de tempo que indica quando sua máquina estará disponível. Esse é o momento para avançar com seu piloto colocando toda a sua habilidade de corrida e parkour em prática: é possível fazer wallruns, escalar edifícios, dar pulos duplos e usar todo tipo de tática para se chegar mais rápido aonde você quer.

Existem também algumas habilidades táticas interessantes que o seu piloto pode possuir, como invisibilidade ou um visor que indica a posição dos inimigos e aliados mesmo se estiverem atrás de paredes. As armas dos pilotos são bem balanceadas, com um tipo em cada “classe”, não é uma variedade tão grande quanto um Call of Duty ou Battlefield, mas fazem bem o seu trabalho.

mcor_brp_cos_pack_01 copy
Um dos vários modelos que seu piloto pode ser.

A jogabilidade é precisa e responsiva não devendo em nada a outros fps AAA atuais, pelo contrário, Titanfall define um novo patamar de qualidade técnica para jogos fps, aliando a isso a jogabilidade de plataforma extremamente bem implementada.

Quando os times adversários se encontram é que tudo ganha vida, você escala o prédio a sua frente enquanto persegue um piloto da equipe inimiga, tiros são trocados e você consegue abate-lo enquanto ele saltava de telhado em telhado, porém assim que vira a direita um Titan da equipe inimiga aparece.

TF_AngelCity_Pilot_0
Jump kit em ação, aquele Titan parece um bom alvo.

Abordar um Titan inimigo em campo aberto é pedir para ser morto rapidamente, então nesse momento você tem duas escolhas: correr na direção dele e tentar abordá-lo por cima numa manobra arriscada usando seu jump kit – o que inicia um movimento chamado de Rodeo, onde você pode tirar a proteção do motor do Titan inimigo e atirar ali para destruí-lo – ou se esconder e utilizar sua arma anti-titan nos momentos certos para destruir a defesa do Titan aos poucos.

Você consegue diminuir um pouco a defesa do inimigo, mas é descoberto e está fugindo quando sua assistente lhe informa que faltam 10 segundos para seu Titan ser lançado, está quase na hora…

titan

Assim que o contador acaba seu Titan está pronto para a batalha. Com o apertar de um botão você pode selecionar o local onde ele irá ser lançado e em poucos segundos sua máquina chega dos céus em uma velocidade incrível esmagando tudo que estava ali a alguns instantes atrás, é hora de pilota-lo.

Uma vez na cabine de controle do seu Titan alguns botões ficam com ações diferentes, você não poderá pular, ao invés disso, o Titan irá dar um dash na direção desejada. As habilidades do piloto também não funcionam aqui, elas são substituídas pelas habilidades do Titan, como um campo de força que consegue parar projéteis e lança-los de volta, também podem ser equipadas armas secundárias, como uma salva de mísseis teleguiados.
As armas principais também mudam, as escolhas são ainda mais limitadas que as dos pilotos, mas seguem o mesmo esquema de “classes” e fornecem uma variedade razoável para a customização da sua máquina.

Titanfall_FTF_1920x1080_0
“Calma aí que eu to chegando!”

Existem três tipos diferentes de chassis para usar no seu Titan, o Strider, focado em velocidade, o Ogre, focado em defesa e o Atlas, que é o mais balanceado. Os Titans também podem ser equipados com Cores, que podem ser ativados durante as partidas e fornecem aumento em alguns stats como ataque ou defesa.

Agora está na hora de mostrar ao Titan inimigo como fica a batalha quando se mete com alguém de seu tamanho, você sai com um dash para o lado atirando com sua metralhadora gigante diminuindo o escudo inimigo em uma grande quantidade, mas ele não desiste e lança mísseis em sua direção que param como mágica a sua frente quando você usa seu campo de força e em um instante eles são lançados de volta ao dono, deixando-o em estado crítico.

TF_Fracture_Battle_0
Os Titans mostrando que quando aparecem dominam o campo de batalha.

O piloto inimigo ejeta e é lançado a dezenas de metros de altura a uma velocidade incrível, você faz o mesmo para caça-lo, mas seu Titan não fica parado esperando você voltar, a partir do momento que você desembarca ele entra no modo follow, ele se mantém perto do seu piloto e se algum inimigo aparecer ele irá entrar em combate através de uma IA que, apesar de não ser tão boa quanto um jogador no controle, cumpre bem o seu papel.

alimentar
(ou o Fator LoL/DotA)

Uma característica interessante nas partidas de Titanfall são os elementos tirados diretamente de MOBAs, sendo a principal a mecânica de minions. Isso funciona da seguinte maneira, assim que a partida começa, não são apenas os pilotos de ambos os times se enfrentado, também existem soldados de nível mais baixo, que são controlados pela IA e dividido em duas categorias: Grunts e Spectres. Os Grunts correspondem ao tipo de minion mais básico e comum, já os Spectres seriam as unidade de elite.

Background_1 copy
Pilotos, Titans, Spectres e Grunts, toda a turma junta para a foto.

É importante deixar claro que apesar de serem fáceis de eliminar, se entrar numa área cheia deles e ignora-los enquanto tenta matar um piloto inimigo, você será almejado e a chance de ser morto não é pequena. Tudo é muito rápido em Titanfall, em um momento seu time está ganhando com folga, mas quando os Titans entram em campo as estratégias mudam e é comum ocorrerem viradas. Não são poucas as vezes que as partidas terminam praticamente empatadas.

narrativa

Apesar de Titanfall ser um jogo multiplayer-only, também existe um modo campanha, mas como é isso?
É simples, no modo campanha, você começa jogando com uma das duas facções do jogo, IMC ou Militia e o objetivo aqui é jogar em todos os níveis pelo menos uma vez. Antes da partida começar é tocada uma cutscene introdutória, mostrando as motivações da sua facção para realizar aquela missão. Quando a partida chega ao fim, não importa se você perdeu ou ganhou a partida, uma cutscene final é tocada e você pode prosseguir para o próximo cenário.

A narrativa é mais focada em como a partida se desenvolve do que na história propriamente dita, o que também não é ruim, cada vez que você joga uma nova história é construída através da interação dos jogadores com o ambiente: conseguir entrar no Titan naquele último momento antes de morrer, destruir um Titan inimigo depois de cair em cima dele pulando de um teto, reviravoltas nas partidas e muitos outros momentos que geram contos memoráveis.

TF_Lagoon_Pilot_Titan
Pode relaxar, no modo campanha não importa se você ganha ou perde a partida.

Se houver um ponto negativo em Titanfall é a obrigatoriedade de se jogar o modo campanha para poder destravar novos tipos de Titan, a história é bem rasa e facilmente esquecida, quando terminei o jogo não me vinha a cabeça o nome de nenhum dos protagonistas, quem sabe no segundo consigam fazer um modo campanha mais memorável, quem sabe até singleplayer.

A campanha abrange dois dos cinco modos de jogo disponíveis, os abordados pela campanha são o Attrition, onde qualquer coisa que você mate/destrua vale pontos, seja minions, pilotos ou titans, e o Hardpoint, modo estilo king of the hill: o time deve dominar os pontos A, B, C para aumentar seu placar de acordo com o tempo de domínio. Outros modos de jogo são o Capture the Flag, Pilot Hunter – aqui só contam os pontos por matar pilotos – e o Last Titan Standing, que é o único modo onde todos os jogadores já começam com seus Titans em campo e ganha o time que destruir os Titans adversários primeiro.

cartas

Um outro fator na customização do seu personagem em Titanfall, além de poder escolher as armas e habilidades dos pilotos e os chassis e equipamentos dos Titans, são as Burn Cards. Elas são cartas que conferem alguns bônus ao usuário durante a partida, podem oferecer novos equipamentos, ganhos de experiência aumentada e diminuição no tempo de manutenção do Titan. Dependendo do seu nível você pode equipar até 3 cartas diferentes por partida. Para usa-las basta acessar o menu das Burn Cards antes do seu piloto ser spawnado, ou seja, só podem ser usadas no início da partida ou quando seu piloto morreu e ainda não voltou para o campo. Cuidado com quais cartas você usa, elas duram apenas até você morrer, uma vez que isso acontece ela é descartada e seus efeitos desaparecem.

No vídeo abaixo gravado diretamente da versão para o Xbox One você pode conferir um trecho de uma partida no modo Attrition, com gameplay do piloto e do Titan, mostrando também o uso de um Burn Card. O vídeo é uma gravação sem cortes para mostrar a quantidade de movimentação e ação do jogo em uma jogada contínua.

veredito

Titanfall é um jogo feito para o multiplayer e faz um ótimo trabalho nesse aspecto. É um prato cheio para fãs de jogos de ação, fps, ou que envolvem mechas. As mecânicas trazidas dos MOBAs são uma grande adição as partidas, fazendo com que mesmo os jogadores menos experientes consigam se sentir mais confiantes ao eliminar os minions. Os Titans são incríveis de se controlar e os pilotos com suas habilidades de parkour desafiam  os jogadores a imaginar novas rotas pelos níveis, criando inúmeras opções de movimentação. Qualidade visual de ponta, jogabilidade responsiva e design balanceado irão trazer muitas horas de diversão enquanto você termina a campanha, destrava todas as customizações, decora os mapas e domina as mecânicas dos pilotos e Titans. Titanfall é um jogo viciante!

Já jogaram o jogo? Estão com vontade jogar? Comentem e compartilhem o que acharam e suas experiências!



Comentários