Comentários
Daz's_Diggersby

[Prós]

  • Diggersby tem Huge Power para melhorar seu ataque, fazendo dele um bom atacante físico.
  • Ele tem algumas boas opções de STAB.
  • O tipo Normal de Diggersby faz com que ele seja imune a ataques do tipo Fantasma, enquanto o tipo Terra dá imunidade contra ataques elétricos.
  • Ele é uma boa ameaça contra Aegislash; na verdade ele pode dar OHKO na sua forma de escudo com Earthquake. Porém, ele não pode levar um Sacred Sword ou Iron Head quando entrar em campo.
  • Diggersby é até rápido e resistente para um usuário de Huge Power user, o suficiente para ultrapassar algumas barreiras defensivas e ameaças ofensivas lentas.

[Contras]

  • Sua confiança nos golpes do tipo Normal e Terra pode fazer com que ele falhe contra Fantasmas, Metálicos e Voadores.I
  • É relativamente lento, principalmente quando pensamos no metagame atual.
  • Um pouco frágil, visto que ele é fraco contra Grama, Água, Lutador e Gelo (golpes comuns).
  • Vulnerável contra Pokémon do tipo Pedra que são mais rápidos que ele (Fantasmas também, quando não usam golpes do tipo fantasma, claro).
diggersbydb

[Sets Recomendados]

<Atenção galera: você pode encontrar outras análises de vários Pokémon neste link>

Nome: Choice Scarf
– Earthquake
– Return
– Wild Charge
– U-turn
Nature: Adamant / Jolly
Habilidade: Huge Power
Item: Choice Scarf
EVs: 252 Atk / 4 Def / 252 Spe

Choice Scarf permite que Diggersby seja rápido e poderoso sem precisar apelar para Quick Attack, ao mesmo tempo que dá a ele o papel de revenge killer. Especificamente, com uma nature Adamant, ele é rápido o suficiente para ultrapassar até mesmo Greninja, já com uma nature Jolly ele ultrapassa +1 Adamant Gyarados e Dragonite. Tenha em mente, entretanto, que os STABs de Diggersby são bem fáceis de serem previstos, além disso, é comum encontrar Pokémon imunes a eles. Logo, usar U-turn pode ser uma boa para causar um bom dano no começo. Wild Charge é usado contra voadores e aquáticos, além disso você sempre pode contar com Return para cuidar dos demais tipos.

Nome: Swords Dance
– Swords Dance
– Earthquake
– Quick Attack
– Wild Charge / Return

Nature: Adamant / Jolly
Habilidade: Huge Power
Item: Life Orb
EVs: 252 Atk / 4 Def / 252 Spe

Com Swords Dance, Diggersby torna-se um bom wallbreaker que pode ajudar a derrubar times defensivos lentos ou times balanceados, além de já ter seu lugar nos times ofensivos. Mesmo sem Swords Dance, Diggersby é bem poderoso graças a Life Orb, aumentando as oportunidades de usar Quick Attack nos inimigos mais rápidos e Earthquake para derrubar Barreiras e Tanks. Além disso, devo lembrar que Diggersby é meio frágil, então ele deve tentar setupar na frente de ameaças usuárias de itens Choice (claro, as que não te oferecem perigo) ou na frente de barreiras lentas. No último slot, Wild Charge dá a Diggersby uma boa coverage, principalmente contra Skarmory, Gyarados e outros inimigos aquáticos e voadores resistentes. Return, entretanto, é um STAB que pode causar um grande estrago caso Quick Attack ou Earthquake não sejam suficientes.

Nome: Agility
– Agility
– Earthquake
– Return
– U-Turn/ Wild Charge / Swords Dance
Nature: Adamant / Jolly
Habilidade: Huge Power
Item: Life Orb
EVs: 252 Atk / 4 Def / 252 Spe

Diggerby fica poderoso com Life Orb, fazendo de Agility uma opção viável, reduzindo a necessidade de Quick Attack. Entretanto, Agility só deve ser usado se ameaças mais rápidas existirem no time adversário, já que de outra maneira, não vale a pena. Os únicos golpes que você deve ter que escolher mesmo neste set são Wild Charge e Swords Dance. Visto que Wild Charge ainda é útil contra Skarmory e aquáticos e Swords Dance dá a Diggersby mais poder. Como você só irá usar esses golpes de setup na frente de inimigos que não te oferecem perigo, Diggersby deve conseguir setupar ambos os golpes.

Choice Band

– Earthquake
– Quick Attack
– Return
– Wild Charge / U-turn
Nature: Adamant / Jolly
Habilidade: Huge Power
Item: Choice Band
EVs: 252 Atk / 4 Def / 252 Spe

Com um Choice Band, Diggersby ganha a utilidade de ser um atacante sem o recuo de Life Orb, tornando-se uma excelente alternativa no lugar de Azumarill já que seus STABs Earthquake e Quick Attack dão mais coverage neutra. Entretanto, seus golpes, incluindo Return, tem imunidades comuns, logo este set deve ser usado com cuidado e bastante predict, especialmente se o time adversário tiver ameaças como Gengar e Gourgeist. Apesar da coverage de Wild Charge, U-turn é bem útil neste set para dar aquela retirada estratégica.

[Checks & Counters]

É naturalmente fácil ameaçar Diggersby graças aos seus atributos defensivos, logo, Trevenant, Gourgeist, Gengar, Aerodactyl e Skarmory podem causar problemas e entrar na frente de vários golpes dele. O resto deve ter cuidado com esse coelho, já que Diggersby tem uma ótima coverage contra os demais. Usuários de prioridade como Talonflame, Conkeldurr, Breloom, Scizor e Mega Kangaskhan são a melhor forma de combater Diggersby, que pode cuidar de ameças rápidas com uso de Agility ou Quick Attack. Gengar é um exemplo de uma ameaça que resiste a Quick Attack e pode entrar em campo na frente deste ataque ou até mesmo de Earthquake, setupar Substitute ou apenas usar Focus Blast. Gourgeist e Trevenant também são resistentes ou imunes aos golpes mais usados de Diggersby.



Comentários