Comentários
sableye

[Prós]

  • Um dos poucos Pokémon na tier OU com Prankster, além de acesso a Recover, Taunt e Will-O-Wisp.
  • Uma boa quantidade de imunidades.
  • Terá sua própria Mega Evolução na próxima dupla de jogos da sexta geração.

[Contras]

  • Movepool ofensivo bem pobre.
  • Em geral, seus atributos são medianos e ele é bem frágil.
  • Ganhou uma fraqueza super efetiva com o tipo Fada.
Captura de Tela 2014-08-10 às 21.12.55

[Set Recomendado]

<Atenção galera: você pode encontrar outras análises de vários Pokémon neste link>

Set Básico:
– Taunt
– Will-O-Wisp
– Recover
– Foul Play / Confide / Night Shade
Habilidade: Ability: Prankster
Item: Leftovers
EVs: 248 HP / 188 Def / 72 SpD
Nature: Bold

O principal item deste set é a habilidade de Sableye, Prankster. Ela permite que ele use os ataques não ofensivos com prioridade, fazendo de Sableye um potente stallbreaker e ameaça para vários Pokémon baseados em ataques físicos. Taunt e Will-O-Wisp são os principais golpes deste set, permitem que Sableye queime inimigos, causando danos residuais, além de impedir de recuperar o HP perdido. Isto também é importante para notar que Will-O-Wisp indiretamente buffa a fraca defesa física de Sableye, aumentando seu tempo de vida em campo. Foul Play é recomendado principalmente para enfrentar Talonflame, que de outra forma, seria um counter perfeito para este set, já que ele tem uma grande chance de causar 2HKO com o set mais tradicional. Confide ajuda Sableye a lidar com sua fraca Defesa Especial enfraquecendo um atacante especial forte, o que também aumenta seu tempo de vida em campo. Night Shade permite que você supere o potencial ofensivo baixo de Sableye e cause dano consistente em Pokémon como Ferrothorn e Rotom-W.

Metálicos como Excadrill e Scizor são excelentes parceiros, sendo capazes de ameaçar Pokémon Fada que barram este set. De forma similar, Mega Gengar também é um parceiro excelente (fora das regras do Smogon, claro), sendo capaz de prender e dar Revenge Kill nas Fadas com ataques STAB do tipo Veneno. Pokémon do tipo Água como Rotom-W e Slowbro são bons parceiros, sendo capazes de lidar com Pokémon do tipo fogo como Talonflame e Blaziken, respectivamente.

[Checks & Counters]

Sableye tem muita dificuldade de passar por qualquer fada, como Togekiss, Florges e Sylveon. Geralmente eles carregam golpes de suporte e cura, o que anula as tentativas de Sableye, além de resistir aos principais ataques de Sableye e ainda acertá-lo de forma super efetiva com seus STABs. Se Foul Play não for usado, Talonflame consegue dar cabo de Sableye facilmente, já que absorve Will-O-Wisp e com Gale Wings ele pode atacar antes de Sableye usar Recover.



Comentários