Comentários

Vingadores: Ultimato não apenas concluiu os primeiros 11 anos do Universo Cinematográfico Marvel, como também melhorou especificamente um dos mais controversos filmes da equipe, Vingadores: Era de Ultron.

Apesar de claramente ocupar o lugar de patinho feito para os fãs dos Vingadores, o longa dirigido por Joss Whedon teve um importante papel na construção da fase 3 da Marvel. A jornada do Hulk em Thor: Ragnarok foi resultado de sua decisão de se distanciar de Natasha Romanof no final de Era de Ultron, enquanto que a batalha final em Sokovia ajudou a preparar o cenário para a elaboração do Acordo de Sokovia, que dividiu os Vingadores em Capitão América: Guerra Civil.

Grandes ideias introduzidas em Era de Ultron foram utilizadas em Vingadores: Ultimato, incluindo o próprio título original do filme (Endgame), que foi proferido por Tony Stark: “Nós somos os Vingadores. Podemos acabar com traficantes de armas o dia inteiro, mas lá em cima… isso é o fim do jogo (endgame).”

Olhando para o escopo dos quatro filmes dos Vingadores agora, é fácil ver quanta credibilidade Vingadores: Ultimato dá a Era de Ultron. Graças a todo este novo contexto, o filme se torna ainda mais vital para o grande design do MCU.

As visões da Feiticeira Escarlate

A Feiticeira Escarlate e seu irmão Mercúrio foram, originalmente, vilões que tiveram seus poderes concedidos pela Hidra graças à Joia da Mente no cetro de Loki. Embora eles tenham se juntado aos Vingadores na batalha de Sokovia, Wanda Maximoff usou seus poderes para sondar as mentes dos heróis no filme, revelando visões bem peculiares. Tony Stark foi o mais afetado pela visão que recebeu a longo prazo, mas Vingadores: Ultimato contou com resoluções também para as visões infligidas a Capitão América, Thor e Viúva Negra.

Para Steve Rogers, a visão que ele recebeu chegando a uma festa da vitória na Segunda Guerra Mundial e sendo convidado a dançar por Peggy Carter foi recompensada por sua decisão de permanecer no passado e viver a vida com seu grande amor, algo que lhe foi roubado quando ficou congelado por 70 anos. Em Vingadores: Ultimato, o desejo do coração de Steve foi cumprido; ele conseguiu aquela dança que prometeu a Peggy e muito mais, antes de reaparecer idoso em 2023 passando seu escudo para Sam Wilson, fazendo dele o novo Capitão América.

A visão de Thor sobre Asgard em Era de Ultron foi perturbadora e apocalíptica, com Heimdall acusando Odinson de ser “um destruidor que nos levará a Hel!” Esta visão realmente se concretizou e Thor acabou perdendo tudo, incluindo seus pais, seu irmão Loki, Heimdall, seu olho, seu martelo Mjolnir, a própria Asgard e a maioria dos Asgardianos. Por isso encontramos um Thor emocionalmente abalado lidando com suas falhas em Ultimato, mas quando viajou de volta para Asgard ele conseguiu ver sua mãe Frigga novamente e percebeu que ainda era digno, livrando-se de seu sofrimento.

A visão da Viúva Negra levou-a de volta à década de 1990, na Rússia, treinando para ser uma assassina na Sala Vermelha. Na visão, ela pergunta: “E se eu falhar?” e lhe é dito: “Você nunca falha“. Em Vingadores: Ultimato, Natasha passou cinco anos tentando lidar com o fracasso dos Vingadores contra Thanos. Mais tarde, em Vormir, ela toma a decisão de sacrificar sua vida pela Joia da Alma, disposta a qualquer coisa para salvar sua “família”, como ela mesma se refere.

E embora nunca tenhamos visto, a Feiticeira Escarlate também deu a Bruce Banner uma visão, o que o levou a quase destruir uma cidade africana até que o Homem de Ferro o detivesse com a armadura Hulkbuster (que o próprio Banner usaria em Vingadores: Guerra Infinita). O medo de Banner em se entregar ao lado selvagem do Hulk contribuiu para sua decisão de não retornar aos Vingadores no final da Era de Ultron, e acabou levando ao plot do Professor Hulk em Vingadores: Ultimato, onde ele finalmente encontrou um equilíbrio.

Tony Stark superou seus medos

A visão que a Feiticeira Escarlate deu a Tony Stark dos Vingadores mortos alimentou a paranoia do Homem de Ferro, uma trauma que surgiu desde que ele testemunhou a frota Chitauri no espaço depois de salvar Nova York de um míssil nuclear. Tudo o que Stark fez depois, incluindo a criação de Ultron, pretendendo colocar “uma armadura ao redor do mundo”, foi impulsionado por essa visão, que se tornou realidade quando os Vingadores perderam contra Thanos e bilhões morreram em Guerra Infinita – como Stark temia.

Por fim, Tony superou seus medos em Vingadores: Ultimato e arriscou sua vida feliz com sua esposa Pepper e sua filha Morgan, quando resolveu a equação de viajar no tempo com segurança através do Reino Quântico. No momento crucial da batalha climática, o Homem de Ferro enganou Thanos e salvou o mundo com um estalo da Manopla Infinito, finalmente matando o Titã Louco. O filme até mesmo lembrou do escudo quebrado do Capitão América na visão de Tony, que também se tornou realidade quando Thanos o despedaçou durante a luta.

Steve Rogers é digno do poder de Thor

Vingadores: Ultimato definitivamente provou que Steve Rogers é digno de empunhar Mjolnir, o martelo de Thor. De fato, quando o martelo voou para a mão do Capitão América, ele foi capaz de fazer tudo o que Thor poderia fazer com ele, incluindo invocar relâmpagos para atacar Thanos. Isso é algo que já vinha desde a divertida cena da festa em Era de Ultron quando os Vingadores se revezaram e não conseguiram erguer o martelo de Thor. Apenas Rogers foi capaz de mover uma pequena fração, o que visivelmente perturbou Thor na época. Anos depois, em Vingadores: Ultimato, o Deus do Trovão ficou radiante ao ver que o Capitão foi considerado digno pelo martelo e até gritou: “Eu sabia!”

A importância da família do Gavião Arqueiro

Joss Whedon revelou que o Gavião Arqueiro do MCU era na verdade um pai de família quando Clint Barton trouxe os Vingadores para sua casa para conhecer sua esposa Laura, sua filha Lila e seu filho Cooper (o bebê Nathaniel nasceria depois) em Era de Ultron. A família Barton tornou-se ainda mais importante em Vingadores: Ultimato.

Na cena de abertura, Clint estava treinando Lila em arco e flecha quando ela, sua mãe e seus irmãos se transformaram em pó graças ao estalar de dedos de Thanos. Em sua dor, Clint viajou o mundo por cinco anos como Ronin, em uma jornada sangrenta contra criminosos internacionais antes de Natasha o trazer de volta aos Vingadores. Além disso, foi o discurso do Gavião Arqueiro que deu a Wanda Maximoff a coragem de se tornar uma Vingadora em Era de Ultron, algo que ganha mais peso no funeral de Tony Stark quando Clint e Wanda se consolam pela morte de Natasha e Visão.

Como a Hidra conseguiu o Cetro de Loki?

Não foram apenas as ideias temáticas ou de personagens de Era de Ultron que Ultimato ajudou a aprofundar, mas o filme também abordou alguns buracos na trama. A questão de como o cetro de Loki chegou à posse da Hydra no início de Era de Ultron tem sido debatida por um muito tempo, mas foi finalmente respondida pela viagem no tempo. Uma vez que Loki foi levado sob custódia após a Batalha de Nova York, os Vingadores entregaram o cetro – e a Joia da Mente que ele continha – para a divisão S.T.R.I.K.E. da S.H.I.E.L.D., que na verdade era composta de membros da Hidra.

Aproveite para adquirir Desafio Infinito com desconto na Amazon. A HQ serviu como grande inspiração para a Saga do Infinito do Universo Marvel nas telonas



Comentários