Comentários

Para evitar spoilers, o título substituiu Viagem no Tempo por Ficção Científica. Deixando isso claro, vamos ao assunto:

Em Vingadores: Ultimato, a equipe viajou no tempo para desfazer as consequências do estalar de Thanos em ‘Vingadores: Guerra Infinita’. 5 anos se passaram, mas todos que desapareceram, voltaram (ok, eles perderam 5 anos de existência, mas estão vivos).

Porém, a forma como tudo isso funciona não é simples. Vamos aos pontos:

O Reino Quântico

Apresentado em ‘Homem-Formiga’, o Reino Quântico é o lugar em que Scott Lang está preso desde ‘Homem-Formiga & Vespa’. Lá, o tempo atua de forma diferente e para Scott, ele passou apenas 5 horas perdido. Ao voltar e perceber que se passaram 5 anos, Scott teoriza que o Reino Quântico pode servir como um túnel para viajar entre diferentes pontos do tempo.

Tony Stark não se interessa na ideia, pois acredita que Scott teve apenas sorte.

As Regras da Viagem no Tempo

Eventualmente, os Vingadores buscam o Professor Hulk para ajudá-los e, durante o filme, ele explica as regras da viagem no tempo, que funciona de forma bem diferente do que conhecemos em filmes como ‘O Exterminador do Futuro’ ou ‘De Volta ao Futuro’:

De acordo com Banner, não é possível voltar no tempo e mudar o passado para alterar o futuro. Pois o futuro já é o seu passado! Você não pode mudar o futuro, porque se você o fizer, você não será a mesma versão que viajou no tempo para fazer a mudança.

Assim, cada mudança no tempo cria uma linha cronológica alternativa, divergente… uma ramificação. Se os Vingadores realmente matassem o pequeno Thanos, sua realidade não seria afetada. Tanto é que eles matam o Thanos de 2014 e os efeitos continuam valendo em 2023. Bem como a Nebulosa é assassinada por sua versão mais velha e esta continua existindo. Tais ações acabam criando uma realidade paralela onde esses personagens morreram, mas todos os demais continuam vivos e inalterados.

Assim, o ‘Assalto ao Tempo’ se torna possível. Ao enviar 3 equipes para diferentes lugares no tempo. Na versão de 2012, temos uma explicação da Anciã que diz que as Joias do infinito ajudam a manter a linha temporal intacta, remover uma delas cria uma ramificação. Para evitar isso, os Vingadores precisam devolver as Joias no exato momento em que elas foram tomadas no passado. E é isso que o Capitão América faz no final do filme.

As Ramificações

Apesar de tudo, os Vingadores acabam criando diferentes linhas temporais em certos momentos:

1 – Com o roubo do Tesseract por Loki

2 – Com a morte de Thanos e seu exército de 2014

3 – Com a presença de Gamora no ano de 2023

E temos Steve Rogers. Sim, o Capitão devolveu as Joias e depois disso decidiu ter uma vida com Peggy Carter no passado. Vale dizer que isso entra em conflito com tudo que sabemos sobre Peggy no Universo Cinematográfico da Marvel. Já que é dito que ela casou com um homem que foi salvo pelo Capitão América durante a Segunda Guerra Mundial. Ao seu lado, ela teve filhos. Se o Capitão e Peggy ficaram juntos no passado, a história teria sido alterada, criando uma nova linha temporal.

Existe a teoria de que Steve Rogers sempre foi esse cara que casou com Peggy e que foi mantido em segredo por mais de 70 anos. Porém, nada disso é confirmado. Tudo só fica mais confuso porque Steve chegou em 2023 sem usar o GPS Quântico, dando a entender que ele é realmente daquela linha temporal. Mas, talvez seu GPS tenha sido levemente alterado, permitindo que ele ‘pousasse’ na sua linha original em outro ponto.



Comentários