Comentários

O rato oficialmente matou a raposa. Em um movimento ao mesmo tempo surpreendente e altamente simbólico, a Walt Disney Company está retirando a marca “Fox” dos ativos da 21st Century Fox que adquiriu em março passado, de acordo com a Variety. O estúdio de cinema 20th Century Fox passará a se chamar 20th Century Studios, e a Fox Searchlight Pictures se tornará simplesmente Searchlight Pictures.

Na TV, no entanto, nenhuma decisão final foi tomada sobre os nomes das unidades de produção 20th Century Fox Television e Fox 21 Television Studios. Discussões sobre uma possível mudança de nome estão em andamento, mas não houve consenso, segundo uma fonte próxima à situação.

Os logotipos não serão dramaticamente alterados, apenas atualizados. A mudança mais notável é que a palavra “Fox” foi removida das marcas de logotipo. Os elementos de assinatura – luzes giratórias, monólito, alarde triunfal – permanecerão os mesmos.

Especialistas caracterizam a mudança como inevitável. A aquisição da Fox pela Disney que custou US$ 71,3 bilhões incluiu os estúdios de cinema e TV da 20th Century Fox, mas não a rede de transmissão da Fox ou a Fox News, que permaneceu como parte da Fox Corp. sob o comando do CEO Lachlan Murdoch. Isso trouxe automaticamente um nível de confusão de marca em desacordo com as divisões altamente diferenciadas nas fileiras da Disney, e a Fox Corp. não tem motivos para mudar seu nome.

A 20th Century Fox original foi formada em uma fusão em 1935 entre a Twentieth Century Pictures e a Fox Film Corporation. O logotipo do holofote art déco da empresa e a emocionante música tema se tornaram uma marca icônica de Hollywood, e o estúdio lançou alguns dos filmes mais amados e bem-sucedidos da história, incluindo Avatar, Titanic, Esqueceram de Mim, Duro de Matar, Alien, Star Wars e Planeta dos Macacos.



Comentários