Comentários

Conan é um personagem criado pelo escritor texano Robert Erwin Howard em 1932. O bárbaro fez sua primeira aparição na revista “pulp” “Weird Tales“, no conto chamado “A Fênix na Espada”.


Antes de continuar: Participe do nosso grupo de Whatsapp e receba ofertas diárias de Quadrinhos com desconto. Para participar, basta clicar aqui!


O autor escreveu mais 19 histórias e um romance protagonizados pelo personagem – três dos contos só publicados após sua morte. Desde que Howard morreu, vários escritores criaram ou recriaram histórias do personagem, geralmente baseados em rascunhos originais do autor.

Conan é importante porque foi o personagem que ajudou a definir formato conhecido como ‘Espada e Feitiçaria‘, onde temos um herói que é um poderoso guerreiro, hábil com a espada, lutando contra inimigos sobrenaturais como demônios e monstros.

Conan vive em uma era fictícia, criada pelo autor, chamada de Era Hiboriana, um período entre a submersão de Atlântida e o início da civilização atual (Pré-História).

Apesar de ter surgido nos quadrinhos pela Editora Marvel (com a célebre coleção ‘A Espada Selvagem de Conan‘, que saiu pela Salvat), a Dark Horse adquiriu os direitos e a Mythos as publica no Brasil.

Abaixo, você pode conferir os títulos publicados no Brasil em ordem cronológica

A primeira série é chamada simplesmente de Conan. Ela durou 50 edições, de 2004 até 2008. A Mythos publicou o seguinte:

Nascido no Campo de Batalha
Compre
A Filha do Gigante de Gelo
Compre
O Deus na Urna
Compre
A Torre do Elefante
Compre

A segunda fase, chamada de Conan, O Cimério, começou a ser publicada em 2008. Durou 25 edições e foi até 2010. A Mythos publicou a fase inteira:

Ciméria
Compre
O Colosso Negro
Compre
Os Companheiros Livres
Compre
Sombras de Ferro ao Luar
Compre

A terceira fase, Estrada dos Reis, começou a ser publicada em 2010 e terminou em 2012, depois de 12 edições. Temos o seguinte:

O Povo do Círculo Negro & A Estrada dos Reis
Compre

De 2012 até 2014, temos a continuação de Estrada dos Reis, que foi chamada de ‘Conan, O Bárbaro’, durando 25 edições. Esta fase ainda não foi publicada no Brasil.

A sexta fase, com título ‘Conan, O Vingador’, foi publicada em 2014, durando 25 edições e sendo concluída em 2016. A Mythos ainda publicará os encadernados desta fase.

A sétima fase, chamada de ‘Conan, O Matador‘, durou 12 edições, de julho de 2016, até agosto de 2017.  A publicação ainda não aconteceu no país.

Em 2011, vemos a fase ‘Rei Conan‘, que mostra o bárbaro como soberano. Esta é a última fase em ordem cronológica, mas é a quarta fase em ordem de publicação. Ela foi concluída em 2016 com 24 edições. Temos o seguinte:

A Cidade Escarlate
Compre
A Fênix na Espada
Compre
A Hora do Dragão
Compre

Vale dizer que Conan está voltando para a Marvel Comics em 2019 e não teremos novas fases da Dark Horse nos EUA. Entretanto, a Mythos continuará lançando os encadernados do personagem que saíram pela editora (além de outros materiais do personagem).



Comentários