Comentários
millarworlod

Mark Millar é um premiado autor de quadrinhos que ficou bastante conhecido por trabalhos como “Os Supremos” e “Guerra Civil”. Porém, ao notar o grande sucesso de suas histórias, Mark Millar decidiu criar seu próprio selo e trabalhar apenas em cima dele. Assim, nasceu o Millarworld. Desde então, foram lançados vários títulos e, acredite ou não, todos eles estão interligados de alguma forma. Abaixo, criamos um guia para que você possa se orientar durante a leitura.


Antes de continuar: Participe do nosso grupo de Whatsapp e receba ofertas diárias de Quadrinhos com desconto. Para participar, basta clicar aqui!


Antes de ler o guia: Acesse a NET TV e conheça os planos com até 170 canais e tenha ao NOW para você assistir sua programação onde quiser!

No Millarworld, Mark Millar muda o assunto, mas nunca o tom. Todos os títulos seguem uma ordem cronológica. Mais títulos serão adicionados com os lançamentos no Brasil. Porém, para ilustrar as citações existentes em títulos já lançados, decidimos falar de algumas histórias que ainda não saíram por aqui. Começando por:


American Jesus – Vol. 1 – O Escolhido

Lá fora, o título já foi publicado como uma série de quadrinhos e como um encadernado. A série possui apenas 3 edições. Os eventos deste material são citados em “Wanted”. Não há uma data específica na história, porém, acredita-se que ela se passa entre 1975 (quando foi apresentado o Desafio Pepsi) e 1982 (quando o Commodore 64 foi vendido). Aqui seguimos a história de Jodie, que acaba sendo atropelado por um caminhão e sobrevive de forma milagrosa. Mas esta é a primeira das várias mudanças que Jodie sofre em sua vida. Ele passa a ser sábio e inteligente, cura os doentes, transforma água em vinho e consegue até ressuscitar os mortos. Boa parte da história se concentra em 1982. Jodie até chega a se tornar presidente dos Estados Unidos em 2001, com 30 anos, fazendo um paralelo à idade que Cristo começou a sua carreira.


Wanted – O Procurado

No Brasil, este título ficou nas mãos da Editora Mythos. Wanted explica como o mundo deixou de ter Super-Heróis, visto que em 1986, todos eles foram derrotados e os vilões conseguiram achar uma forma de fazer com que eles fossem magicamente esquecidos. Entretanto, a memória dos heróis tenta voltar ao mundo, fazendo com que eles sejam transformados em personagens da cultura pop, tanto nos quadrinhos, quanto nos filmes.

A história traz Wesley Gibson como protagonista. Um cara que é maltratado no trabalho, traído pela namorada (apesar de saber das traições) e vivendo como um verdadeiro perdedor. Tudo muda quando Fox, uma mulher tremendamente bonita, aparece para mudar sua vida. Wesley descobre que seu pai era um super-vilão e que ele herdou todas as suas habilidades.

A história traz ideias bem sombrias, particularmente quando lemos sobre todos os vilões. Entretanto, Millar consegue entregar uma ótima história. Um ponto interessante é que a capa vermelha exibida no esconderijo do Professor pertenceu ao Utópico (o Superman de “O Legado de Júpiter). Isso prova que ele realmente existiu dentro do Millarworld e foi lembrado através de filmes.

Vale dizer que a história ganhou uma adaptação cinematográfica em 2008, porém, ela é bem diferente do material fonte. O filme conta com James McAvoy, Angelina Jolie e Morgan Freeman.


Kick-Ass

Como resultado do massacre de heróis contado em “Wanted”, o mundo acredita que heróis existem apenas nos quadrinhos e no cinema. Assim, ainda que os heróis com superpoderes sejam vistos como lendas, existem pessoas que desejam vestir uniformes e combater o crime. É aqui que entra Kick-Ass.

Inspirado pelos quadrinhos, Dave Lizewski decide criar seu próprio uniforme e fazer a diferença. Porém, Kick-Ass não possui grandes habilidades, não sabe lutar e nem tem um grande intelecto, assim, em uma de suas patrulhas, ele leva um pau federal. Ele é espancado e quase morre. Porém, isso não o impede de voltar a combater o crime. No caminho, ele conhece outros vigilantes mascarados que podem ou não se transformarem em uma ameaça.

A HQ acabou ganhando duas sequências (e mais um prelúdio da segunda edição com a Hit-Girl como protagonista). O sucesso da franquia é inegável, visto que também foi bem recebido nos cinemas.

De acordo com Mark Millar, o mundo de Kick-Ass é o mesmo apresentado em Wanted, onde os vilões dominam a Terra. Dave acaba sendo o primeiro de uma nova geração de heróis e, de acordo com Kick-Ass 3, seres superpoderosos começam a reaparecer na Terra. Millar diz que é um tipo de darwinismo heroico, algum tipo de coisa que aumenta as chances de heróis superpoderosos aparecerem na Terra. No capítulo final de Kick-Ass, vemos a citação de pessoas que quebram a barreira do som, levando para o próximo tópico do guia.


MPH

O título ainda não foi lançado no Brasil. Aqui, temos a história de Roscoe, que vive em Detroit e tenta fazer algum dinheiro trabalhando como o traficante local. Logo, Roscoe acaba preso. Na prisão, oferecem a ele uma nova droga, chamada MPH. A droga faz com que ele se torne um verdadeiro velocista, permitindo que ele escape da prisão e volte para seus amigos. Ao lado de seu grupo, Roscoe começa uma nova vida com a droga MPH. O grupo usa a velocidade para roubar bancos, chamando a atenção do governo. Assim, os Estados Unidos decide liberar um prisioneiro que é capaz de alcançar a velocidade de um raio. A ideia é capturar o grupo inteiro.

A HQ traz uma história bem interessante e ótimas interações entre os personagens. É interessante que parte da história se passa nos anos 80, ano do massacre dos heróis. Mas o principal se passa em 2014, ano em que Kick-Ass 3 acontece. Agora, resta esperar pela publicação no Brasil.


Nêmesis

Nemesis é mais uma das obras citadas em Kick-Ass 3. Lá, sabemos que “alguns lunáticos” estavam matando policiais no Japão. Não é bem assim. Nêmesis é apresentado como “o maior vilão do mundo”, apesar de termos várias reviravoltas dentro da história.

Na HQ, vemos Matt Anderson, um bilionário muito inteligente que busca vingança pela morte de seus pais, dois vilões famosos. Após rodar o mundo para matar os principais policiais e desafiar os maiores detetives, Anderson resolve voltar para Washington e começar sua campanha contra o policial que prendeu seus pais.

Sim, é como se fosse uma versão vilanesca do Batman. Além de ser uma história altamente violenta (vide imagem acima). Nêmesis é publicada pela editora Panini e traz tudo aquilo que você pode esperar de Mark Millar.


Kingsman: Serviço Secreto

Outro quadrinho que ganhou adaptação cinematográfica e que já vai ter uma sequência nos cinemas. Assim como Nêmesis, Kingsman é citado em Kick-Ass, quando Dave informa ao leitor que existem celebridades sendo sequestradas em todo o mundo. A Panini publicou o título no Brasil.

Kingsman traz a arte de Dave Gibbons (Watchmen). Aqui, vemos um cara tipo James Bond decidindo ajudar seu sobrinho, Gary, a encontrar um caminho na vida. Enquanto isso, os dois precisam descobrir o mistério dos raptos de celebridades que estão acontecendo por todo o planeta. O problema é que essa descoberta vem com um preço. A história traz uma conspiração que nos faz desconfiar de todos.

A história possui um ritmo bem acelerado e, para alguns, a adaptação cinematográfica é superior à história contada nos quadrinhos. Ainda assim, é uma história bastante divertida e satisfatória.


Superior

Outro ponto interessante é Superior. Assim como os demais heróis, “O Superior” já não existe mais e se tornou um personagem cinematográfico. Em Kick-Ass 3, vemos Simon Pooni, um garoto de cadeira de rodas, que passa pela porta que Dave abre.

Simon sofre de esclerose múltipla e já perdeu a habilidade de andar. Além disso, ele é cego de um olho e, algumas vezes, nem consegue falar. Simon reza para que sua doença vá embora. Acontece que, de alguma forma, um macaco mágico aparece e transforma Simon em uma versão viva do herói que ele tanto admira.

Mark Millar escreve uma ótima história e que emociona bastante. Um dos momentos mais interessantes do encadernado está na fala que Simon diz, algo como:

“Eu posso voar, eu tenho super-força, eu posso atirar lasers dos meus olhos, mas quando as pessoas me perguntam qual a melhor parte de ser um super-herói, eu respondo: ‘mover meus dedões novamente'”


Por fim, temos os títulos que existem como filmes no Millarworld. Como sabemos, os filmes e quadrinhos são lembranças dos grandes atos dos heróis que existiram antes do massacre. Assim, temos:


O Legado de Júpiter

legacy

Como vimos acima, apesar de ser apresentada como um filme, esta história conta com personagens que realmente existiram no Universo de Millar.

Em “O Legado de Júpiter”, o mundo passa por uma grande depressão econômica, mas Sheldon Sampson sente o chamado que pode salvar toda a nação. Ele e seus amigos embarcam em uma viagem em busca do lugar que apareceu em seu sonho. Lá, eles ganham superpoderes.

Sheldon acaba se tornando o “Utópico”, um personagem bem parecido com o Superman. Todos aqueles que o acompanhavam se tornam heróis também, porém, há uma discussão durante a história: Será que os heróis devem usar seus poderes para interferir na política? Será que eles devem tentar consertar o mundo à sua própria maneira? Sheldon acredita que o caminho certo é deixar o sistema seguir seu próprio rumo, ele vê que tudo é um ciclo e que a sociedade sempre passará por bons e maus momentos.

Enquanto isso, ele enfrenta seus próprios problemas dentro de casa. Seus filhos, que ele esperava que se tornassem seus sucessores, acabam criando mais problemas. O que se transforma em um motivo de vergonha e lamentação para o herói. A história traz bastante discussão sobre política, ideologia e heroísmo. Ela foi lançada pela Panini recentemente.


Lista de títulos

 Título 
Wanted - O Procurado
Compre

Kick-Ass
Compre

Prelúdio para Kick-Ass 2: Hit-Girl
Kick-Ass 2
Compre

Kick-Ass 3
Compre

Nêmesis
Compre

Kingsman: Serviço Secreto
Compre

Superior
Compre

O Legado de Júpiter
Compre

Supercrooks: O Assalto
Compre

Starlight
Compre

MPH
Compre

Chrononautas
Compre

O Legado de Júpiter Vol 2
Compre

Imperatriz
Compre

Renascida
Compre



Comentários