Comentários

Se existe um trabalho que fará Gaiman ser lembrado pelos próximos 50 anos, com certeza será a sua épica série que foi de 1989 até 1996. Sandman traz a história de Sonho, um dos 7 perpétuos. Quem não leu, deve ler e devo dizer que é um item obrigatório na coleção de qualquer fã de Quadrinhos. Mas afinal, por onde você deve começar a ler? O que você pode deixar passar?


Antes de continuar: Participe do nosso grupo de Whatsapp e receba ofertas diárias de Quadrinhos com desconto. Para participar, basta clicar aqui!



O que é “Sandman”?

Certa vez, pressionaram Neil Gaiman a descrever Sandman em 25 palavras ou menos e ele respondeu:

O rei dos sonhos aprende que deve mudar ou morrer e faz a sua escolha

Na série, acompanhamos Sonho (também chamado de Morfeus), um dos sete Perpétuos, personificações dos conceitos essenciais que existem desde o começo do universo (os demais são Morte, Destino, Destruição, Desejo, Desespero e Delírio). A história começa com Mofeus sendo capturado por um ocultista. Entretanto, o plano era capturar a Morte e não o Sonho. Depois de ficar aprisionado por quase todo o século 20, Sonho escapa e descobre que ele foi alterado por seu cárcere. Ele acaba descobrindo que possui um senso de compaixão e obrigação, algo que ele luta para não assumir.

A história foi originalmente contada através de 75 edições e um especial. Além disso, foram lançadas duas minisséries centradas na Morte e ainda histórias para comemorar os aniversários de 10, 15 e 25 anos da série, todas escritas por Neil Gaiman. Você também encontrará spinoffs do selo Vertigo com personagens da história, mas nenhum deles trará Morfeus.


Por onde devo começar?

Sem dúvida, você deve começar pela série original (que durou de 1988 até 1996). A obra de Gaiman já traz todo o contexto necessário para entender o núcleo da série, caso você opte por ler qualquer spinoff antes, você pode acabar se confundindo. Assim, temos:

 Título 
Sandman: Edição Definitiva - Vol. 1
Compre

Sandman: Edição Definitiva - Vol. 2
Compre

Sandman: Edição Definitiva - Vol. 3
Compre

Sandman: Edição Definitiva - Vol. 4
Compre

Sandman: Edição Definitiva - Vol. 5
Compre

É claro que você pode cair na tentação de começar por “Sandman: Prelúdio”, mas não faça isso: alguns pontos da história só ficarão claros se você ler a série original primeiro. A Panini compilou toda a série em 4 edições definitivas (sempre que achar alguma, aproveite, pois elas esgotam muito rápido).


Ok, e agora?

Depois de ler a série principal, você pode mergulhar nos outros materiais escritos por Neil Gaiman. O recomendado é começar por Morte: Edição Definitiva, que trará as minisséries escritas por Gaiman.

Em seguida, recomendamos a leitura de “Sandman: Noites Sem Fim“, uma coleção de 7 histórias, cada uma focada em um diferente membro da família dos Perpétuos e ilustradas por diferentes artistas: P. Craig Russell (Morte), Milo Manara (Desejo), Miguelanxo Prado (Sonho), Barron Storey & Dave McKean (Desespero), Bill Sienkiewicz (Delírio), Glenn Fabry (Destruição) e Frank Quitely (Destino). As histórias variam em qualidade, mas a arte é sempre espetacular.

Agora, você pode dar uma olhada na série “Sandman – Prelúdio“. Mas qual o motivo de só agora? Bem, a leitura de Noites Sem Fim te dará um contexto para poder aproveitar melhor a leitura desta obra. Vale dizer que a arte de JH Williams III é sensacional.

Depois de acabar isso tudo, você deve dar uma boa olhada em “Os Caçadores de Sonhos”, um livro escrito por Neil Gaiman e ilustrado por Yoshitaka Amano. Em 2008, a Vertigo também lançou uma edição em quadrinhos com desenhos de Craig Russell. Porém, devo dizer que este é o título menos essencial da coleção, ainda assim, vale a pena a leitura.

Assim, temos:

 Título 
Morte - Edição Definitiva
Compre

Noites Sem Fim
Compre

Sandman - Prelúdio - Vol. 1
Compre

Sandman - Prelúdio - Vol. 2
Compre

Sandman - Prelúdio - Vol. 3
Compre

Os Caçadores de Sonhos - Livro Ilustrado
Compre

Os Caçadores de Sonhos - Quadrinhos
Compre


E o que é “Sandman Apresenta”?

É uma linha de minisséries, graphic novels e one-shots que usa os personagens de Sandman, mas nenhum material é escrito por Neil Gaiman. A série varia muito em qualidade, mas boa parte é excelente. Afinal, temos grandes roteiristas na lista: Mike Carey, Bill Willingham e Ed Brubaker são alguns nomes.

A obra de Carey, Lúcifer, acabou gerando uma série de 75 edições, com Peter Gross e Ryan Kelly. O trabalho de Willingham acabou abrindo caminho para que ele criasse a série “Fábulas“, bastante conhecida e aclamada. Do que foi lançado no Brasil, temos:

 Título 
Contos Fabulosos
Compre

As Fúrias
Compre

Destino
Compre

Lúcifer: Diabo à Porta
Compre

Os Pequenos Perpétuos Vol. 1
Compre

Os Pequenos Perpétuos Vol. 2
Compre



Comentários