Comentários

ATENÇÃO: SE VOCÊ ESTÁ JOGANDO POKÉMON LET’S GO, LEIA O NOVO GUIA, CLICANDO AQUI!

Você acabou de começar a jogar, capturou 3 Riolu, daí dá uma olhada na descrição deles e nota que são todos bastante diferentes. Você sabe o motivo disso? Este Guia Pokémon tem o objetivo de ajudar treinadores iniciantes de Pokémon que desejam começar uma jornada competitiva. Assim, abordaremos 3 pontos indispensáveis para o treinador:

  • Natures
  • Individual Values
  • (IVs) Effort Values (EVs)  

O objetivo é que você termine o guia com o conhecimento básico sobre esses três pontos e, a partir daí, possa aprimorar seu conhecimento através de treinamento e experiência. Confira o guia: 


A primeira coisa que diferencia um Pokémon de outro de mesma espécie é a sua Nature. Dentro da história do game (ou anime), as Natures são a personalidade de cada Pokémon. Lembra do Charizard orgulhoso de Ash? Então… aquilo é a nature dele.  

Porém, como queremos uma análise competitiva básica, vamos deixar mais simples: a Nature serve pra você “pegar emprestado permanentemente” 10% de um atributo menos útil daquele Pokémon e colocar em um mais útil. Sim, a Nature reduz 10% de um atributo e aumenta 10% de outro. Existem 25 natures, porém 5 fogem a regra, elas não aumentam e nem diminuem nada, são neutras. Um fato interessante é que o valor de HP não entra nessa história, ele é independente, nunca é modificado pela Nature.

Veja uma lista com todas as natures e seus atributos:

NatureAtributo AumentadoAtributo Reduzido
Hardy--
LonelyAttackDefense
BraveAttackSpeed
AdamantAttackSp. Attack
NaughtyAttackSp. Defense
BoldDefenseAttack
Docile--
RelaxedDefenseSpeed
ImpishDefenseSp. Attack
LaxDefenseSp. Defense
ModestSp. AttackAttack
MildSp. AttackDefense
QuietSp. AttackSpeed
Bashful--
RashSp. AttackSp. Defense
CalmSp. DefenseAttack
GentleSp. DefenseDefense
SassySp. DefenseSp. Attack
CarefulSp. DefenseSp. Attack
Quirky--
TimidSpeedAttack
HastySpeedDefense
Serious--
JollySpeedSp. Attack
NaiveSpeedSp. Defense

Então agora tenho que decorar tudo isso?

Não, você não precisa decorar essa tabela para saber qual atributo seu Pokémon perdeu ou ganhou. Desde HeartGold e SoulSilver, temos uma colher de chá da Game Freak: O nome do atributo aumentado sempre terá um tom vermelho e o atributo reduzido tem tom azul. Assim, abaixo temos uma Magearna com a Nature Bold. Confira (e compare com a tabela acima):

Se você ainda não entendeu o motivo da importância da Nature para um Pokémon, eu vou te dizer em resumo: Você tem um Lucario e quer que ele tenha mais força, todos os golpes deles são físicos, isso quer dizer que ele não precisa de Special Attack, logo, investir em Attack é o mais certo. Para ele, a nature mais correta seria Adamant, pois ela tira 10% de Special Attack e empresta para o Attack, logo, seu Lucario será 10% mais ofensivo fisicamente do que um Lucario neutro e isso é uma bela diferença. As natures podem decidir um jogo, seja por um investimento em um atributo ofensivo, defensivo ou até mesmo em velocidade. Escolher a nature certa é o primeiro passo da sua vitória.


Em resumo, podemos dizer que Individual Values (ou Valores Individuais) são os genes do Pokémon. Genes são fatores decisivos dentro do jogo, tanto para a batalha, quanto para cruzamento.

Como sabemos, os criadores de animais do mundo real (sejam eles de bois, cachorros, cavalos..) selecionam geneticamente os cruzamentos para poder ter novas gerações mais fortes e melhores. O mesmo acontece em Pokémon.  

Digamos que você tenha um Lucario Adamant e que um amigo seu também possui um. Ambos estão no nível 100, porém, você olha o resumo dele e vê que o Lucario dele tem Ataque 350, enquanto o seu possui menos. Como pode isso? Simples, os valores individuais (IVs) fazem com que um Pokémon seja diferente de outro. O problema é que eles são números escondidos e são definidos quando um Pokémon é capturado ou obtido por um cruzamento. E tal qual no mundo real, existem genes bons e genes ruins.

Os IVs variam de 0 a 31, pode parecer pouca coisa, mas pra você ter ideia, no level 50, a diferença é de 16 pontos em um atributo entre um Pokémon com IV 0 e outro com IV 31. E isso é uma grande diferença!

Além de variar o poder de cada atributo, os IVs ainda determinam o Hidden Power (aquele que você tanto vê nas análises).

6l3yxaj2

O Hyper Training é um novo recurso introduzido em Pokémon Sun & Moon que pode ser usado para aumentar os atributos base dos Pokémon de Level 100.

Porém, vale dizer que o Hyper Training não irá mudar os IVs de seu Pokémon. Apesar dos efeitos em batalha serem os mesmos de ter um Pokémon com IVs perfeitos, os verdadeiros IVs de seu Pokémon continuarão iguais. Assim, ele manterá o mesmo Hidden Power e não será capaz de passar os “genes perfeitos” no cruzamento. Entretanto, existem alguns métodos para conseguir Pokémon com IVs perfeitos no jogo, um deles é o uso de batalhas S.O.S. e, claro, os cruzamentos.

Para usar o Hyper Training, você precisa coletar Bottle Caps. Com elas, você poderá aumentar o atributo de um Pokémon. Se você tiver uma Gold Bottle Cap, você poderá aumentar todos os atributos de um Pokémon ao máximo. Entretanto, coletar Bottle Caps não é fácil. Recomendamos que você use suas Bottle Caps em Pokémon que não podem cruzar, tais como Pokémon lendários ou Shiny.

Daí você pergunta: “Ok, agora como eu vou poder saber se os genes dos meus Pokémon são bons ou ruins?” Não se preocupe, existe um cara que pode te ajudar nisso, o IV Judge.

Tem como saber quais os IVs de cada Pokémon que eu tenho? Sim, existe um Juiz de IVs (conhecido como IV Judge) que pode te dar uma mão dentro do jogo, ele é encontrado no Centro Pokémon de Kiloude City em Pokémon XY. Já em Pokémon ORAS, IV Judge fica no Battle Resort. Confira a imagem abaixo:

Após encontrá-lo, selecione o Pokémon que você deseja conhecer os IVs. A partir daí, ele irá começar o seguinte discurso:

“I see…. I see…” The Pokémon has _______________ potential overall. That’s how I judge it, anyway”.

Tá vendo a lacuna que deixei? Então, ele irá completar a frase de acordo com o potencial genético do seu Pokémon, assim, você prestará atenção e saberá a média de IV do seu Pokémon. Confira abaixo a tabela:

IV TotalPotencial GenéticoMédia do IV
0 a 90"decent"7.5
91 a 120"above average"17.5
121 a 150"relatively superior"22.5
151 a 186"outstanding"28

Como saber o atributo mais alto?

Logo após te dizer o potencial genético do seu Pokémon, ele continuará o discurso e dirá:

“Incidentally, I would say its greatest potential lies in <atributo mais alto>”

Se o Pokémon tem dois ou mais atributos como os melhores (empatados), ele adicionará uma das seguintes falas:

“But its attack is good, too”

“Hmm. And its Defense stat is good, too”

“Although its sp. Attack stat is equally good”

“Its Sp. Def stat seems just as good, though.”

“And, well, its Speed stat is good, too.”

E como eu posso saber o valor de cada IV através do juiz?

Para descrever o valor dos IVs mais altos, ele usará uma das seguintes sentenças:

O IV mais alto éE está entre
"rather decent"0 a 15
"good"16 a 25
"fantastic"26 a 30
"can't be beat!"31

Fica óbvio que para ter um Pokémon com o maior ataque possível, você terá que ler que o Attack dele “can’t be beat!” para poder começar seu treinamento. Para melhor organizar seus Pokémon (e até os cruzamentos), recomendamos que você faça as seguintes marcações:

Porém,  se seu Pokémon tiver IVs muito baixos ou todos 0 (sim, é possível), ele dirá algo realmente ruim. Para melhorar seus IVs, o ideal é capturar Pokémon até achar IVs melhores e partir para os cruzamentos.

Por muito tempo, o IV Judge foi um dos personagens mais importantes no jogo. Entretanto, em Pokémon Sun & Moon, ele não irá julgar seus Pokémon. O personagem é encontrado na Battle Tree, mas para você tirar proveito dele, é preciso que você o impressione ao chocar 20 ovos de Pokémon. Depois disso, ele irá adicionar uma função no seu PC, que permitirá que você possa checar os IVs de seus Pokémon diretamente nos boxes, com o simples apertar de um botão. 

Conforme a imagem acima, tudo fica bem explicado na tela. Como é possível ver, existem classificações embaixo de cada atributo, variando de “No Good” para “Best”. Já o IV total fica na parte preta inferior, variando de “Decent Potential” para “Outstanding Potential”. Abaixo, você pode conferir as duas tabelas:

IVs Específicos:

IV TotalJulgamento
31Best
30Fantastic
26 até 29Very Good
16 até 25Pretty Good
1 até 15Decent
0No Good

IV Total:

IV TotalJulgamento
151 até 186Outstanding Potential!
121 até 150Relatively Superior Potential
91 até 120Above-average Potential
0 até 90Decent Potential

Para saber mais, confira os guias abaixo:


Podemos traduzir como Valor de Esforço. Digamos que o seu Lucario tem level 100, nature Adamant e IV 31 em Ataque, porém, seu amigo ainda tem um ataque maior. O que falta?

A grande diferença está em como você treinou seu Pokémon:

Se você deu Rare Candy até chegar no nível 100,  tenha certeza que seu Pokémon não está pronto para confrontos. Ele precisa treinar EVs. 

Mas o que são EVs?

Toda vez que você vence um Pokémon, eles te dão uma recompensa, esses pontos de recompensa são os EVs. Por exemplo: Toda vez que você vence um Pidgey, você ganha 1 ponto de EV em Speed (velocidade). A cada 4 Pidgeys que você vence, seu Pokémon ganhará 1 ponto de velocidade nos atributos. Visto que cada 4 pontos de EVs do mesmo tipo fazem com que você ganhe 1 ponto do atributo de mesmo nome.

Atualmente, o número máximo de EVs em cada atributo é 252, ou seja, você pode subir 64 pontos em Speed ao vencer 252 Pidgeys. Claro que isso não é necessário, existem outras técnicas mais velozes para fazer isso. Sabe aquelas vitaminas que vendem nos mercados Pokémon? Por exemplo, o Carbos? Então, Carbos aumenta a Speed em 10 pontos.

Então eu posso subir todos atributos em 64 pontos?

Não, você não pode colocar 252 pontos de EVs em cada um dos atributos. A soma total e máxima de EVs que um Pokémon pode ter é 510 pontos, isso faz com que você possa investir 252 pontos de EVs em apenas 2 atributos diferentes e apenas 6 pontos de EVs (sim, 2 pontos desperdiçados) em outro. Claro que você poderá distribuir de outras maneiras, desde que a soma total seja 510.

Quando um Pokémon nasce ou é capturado, a soma de pontos de EVs que ele possui é igual a zero. Não importa se o Pokémon que você capturou é de nível 100, ele precisa treinar EVs. A distribuição de EVs se torna importante para você criar sua estratégia. 

A partir de Pokémon X e Y, é possível fazer a distribuição de EVs com o Super Training.  Porém, o jeito mais fácil e rápido é lutar contra Hordas de Pokémon, caso você precise de ajuda, temos um guia para cada um desses métodos:

O Super Training e as Batalhas de Horda não foram adicionadas em Pokémon Sun & Moon, entretanto, temos duas novas formas de treinar EVs de forma rápida e fácil no jogo: As S.O.S. Battles e a Poke Pelago.

Fizemos um guia para EVs em Pokémon Sun & Moon, clique aqui e confira.

 



Comentários