Comentários

O Japão, lar dos animes e mangás, tem tantos personagens icônicos que pode ser difícil fazer uma lista com eles. E se isso é complicado para nós, brasileiros, que estamos familiarizados com personagens famosos como Goku e Pikachu, imagine como os japoneses se sentiriam fazendo essa escolha?

Pois bem, o popular site japonês Goo Ranking criou uma enquete em sua comunidade de internautas para saber exatamente isso, e compilou uma lista dos 10 personagens japoneses mais icônicos, segundo os próprios japoneses. O resultado você confere abaixo:

10. Sailor Moon

Amada em todo o mundo como a “guerreira do amor e da justiça”, não é nenhuma surpresa que Sailor Moon estaria na lista. Como a primeira heroína “shoujo” a ser bem sucedida no Ocidente, seu icônico uniforme de marinheira inspirou toneladas de mercadorias. Ela até mesmo ganhou um passeio especial na Universal Studios Japan, tamanha sua popularidade por lá. Honestamente, na verdade é surpreendente que ela não esteja numa classificação melhor.

9. Godzilla

Onde Sailor Moon representa o fofo e o romântico, Godzilla representa aquela parte intimidante violenta da cultura popular japonesa. Este grande dinossauro hostil tem destruído Tóquio e conquistado fãs por mais de 60 anos, crescendo tanto quanto seu tamanho físico.

8. Gundam

Com várias séries, filmes e OVAs ao longo de seus quase 40 anos de história , os mecha Gundam são membros icônicos da coleção de personagens japoneses. Reconhecendo seu legado como pioneiro do gênero “mecha” , uma réplica Gundam de tamanho natural foi instalada do lado de fora de um shopping center de Tóquio. Claramente, isso foi mais do que suficiente para lhe garantir um lugar no top 10.

7. Totoro

Um filme icônico de um estúdio de cinema amplamente aclamado, Meu Vizinho Totoro é, embora não o primeiro filme do Ghibli, provavelmente o melhor representante dos filmes do estúdio em todo o mundo. Totoro é uma misteriosa criatura florestal enorme de grandes olhos redondos que sempre parecem surpresos, e cuja história é distintamente japonesa em sua essência, mas ainda assim compartilhada em todo o mundo.

6. Goku

O Saiyajin mais poderoso do universo é um personagem amado em todo o mundo, mas no Japão isso tem um gostinho especial . Fazendo sua primeira aparição no mangá Dragon Ball em 1984, e ainda aparecendo na série de anime até hoje, Goku sempre nos inspirará a ser gentil e a trabalhar duro. O personagem é tão popular no Japão que tem até mesmo um feriado, o Dia de Goku, comemorado em 9 de maio.

5. Hello Kitty

Como uma líder da onda “kawaii” do Japão, esta gatinha fofa aparece sem muita surpresa no quinto lugar. Desde a sua criação em 1974, Hello Kitty, chamada Kitty-chan no Japão, tornou-se uma indústria de vários bilhões de dólares, visando não apenas as crianças, mas os adultos também. O que diferencia a Hello Kitty de outros membros desta lista é que ela ganha fama simplesmente por ser fofa e ter mercadorias adoráveis, e não por algum anime, mangá ou jogos.

4. Anpanman

Embora possivelmente seja um dos personagens menos conhecidos internacionalmente, Anpanman é extremamente popular no Japão entre crianças pequenas. Sua história começou como uma série de livros ilustrados em 1973 e continuou por 40 anos até que o criador faleceu. Ele também tem um programa de televisão, e seu rosto aparece em todos os tipos possíveis de mercadorias oferecidas para crianças . Sabendo isso, faz sentido que ele esteja no número quatro da lista.

3. Super Mario

Agora, aqui está um personagem de renome internacional! O nosso querido encanador italiano, Mario, que aparece no terceiro lugar da lista, é o personagem principal de mais de 30 games em vários consoles há mais de 30 anos. Aliás, Super Mario é a série de jogos mais vendida do mundo.

2. Pikachu

A criatura mais famosa de Pokémon, Pikachu tornou-se um fenômeno tão icônico que o pequeno rato amarelo é reconhecível mundialmente por pessoas de todas as idades . Tão extensa é a popularidade deste Pokémon que o evento anual da horda Pikachu em Yokohama atrai grandes multidões para a cidade. Com Pokémon continuamente expandindo seu legado para mais de 800 criaturas originais, mais de 1.000 episódios do anime, inúmeros jogos e um jogo de cartas comercial muito expansivo, é de admirar que Pikachu tenha mantido sua popularidade singular por mais de 20 anos. E isso lhe garante a segunda posição.

1. Doraemon

Apesar de Doraemon talvez ser menos internacionalmente conhecido do que os outros personagens nesta lista, ele realmente merece o primeiro lugar. Este gato robótico que voltou do futuro para ajudar um garotinho com a esperança de melhorar a vida de seus descendentes fez sua primeira aparição em 1969 em forma de mangá, e desde então ganhou tanta popularidade entre os fãs da Ásia que ele foi apelidado de “Embaixador dos Animes” pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros do Japão . Tal como Micky Mouse nos EUA, Doraemon tem popularidade entre crianças e adultos, e você pode comprar uma infinidade de produtos com seu rosto estampado.



Comentários