Comentários

Já jogou Pokémon Trading Card Game Online?


Pode parecer mentira, mas Pokémon Trading Card Game Online não foi desenvolvido por fãs, é um jogo totalmente oficial e melhor: gratuito! O game ainda está em fase beta e infelizmente não dá pra desafiar os amigos pra uma partida. Mesmo assim, tem um grande número de NPCs e torneios pra gente pode se divertir.
Quem é fã já sabe como o jogo funciona e até pode ter umas cartas soltas em casa, os mais dedicados e – vá lá – providos de recursos para comprar grandes quantidades de cartas, devem ter participado de campeonatos reais em suas cidades ou no seu estado, infelizmente eu faço parte da porcentagem da população que só conheceu o jogo através de revistas e jogou TCG no gameboy (em japonês), cheguei até a ganhar umas cartas vendo filmes quando era guri, mas nunca as juntei, acabei vendendo ou trocando por tazos (YEAH!).

Começando!

Antes de virar o mestre pokémon de cartas online é preciso criar uma conta para jogar Pokémon Trading Card Game Online. Para isso, basta clicar aqui e fazer seu cadastro.
A partir daqui, começa a aventura! a primeira coisa que você deve fazer é criar seu avatar, você tem uma animação entrando na loja e aí a brincadeira fica melhor.
A opção “Avatar Creator” é visível em qualquer tela do jogo e através dela, você veste seu personagem como desejar (no futuro, ele será exibido aos demais jogadores). Dá pra fazer um personagem bacana e ao que parece, poderemos comprar mais opções de roupas lá. O botão “Tutorials” exibe vários tutoriais para você aprender como funciona o jogo, algo bastante útil caso você não conheça o jogo ainda.
As outras opções na barra de menus servirão para as duas principais fontes de diversão. Em “Deck Builder” será possível (ainda não dá, fica tudo cinza clicando lá) modificar seu deck para inserir as cartas recebidas durante as partidas e torneios. Já em “Trading Card Game Online” você pode duelar com seus amigos, porém, ainda estamos na fase beta.

Batalhando!

Por enquanto, a única maneira de disputar partidas é no torneio de iniciantes, no qual você deve lutar contra alguns NPCs para receber cartas novas como prêmio.

Basta clicar em “Play” e depois “Challenge” para começar a jogar. Você vai poder escolher seu deck inicial, temos 3 opções abertas e mais três fechadas, as 3 abertas são os decks básicos de água, fogo e planta. Caso deseje trocar seu deck (baralho) principal, clique em “Change Deck” e escolha outra opção.

Decks

Procedimentos básicos das partidas

Quando a luta começa, cada jogador compra seis cartas e precisa ter um pokémon básico (ainda não evoluído) para começar a batalhar, se você não possuir um, você receberá uma nova mão de 6 cartas, descartando as anteriores, isso acontece até você conseguir pelo menos 1 carta básica . Terminado esse processo, uma moeda é jogada para definir quem começa atacando, você pode escolher entre cara e coroa. Durante um turno, é possível colocar mais pokémons no banco (no máximo de cinco), adicionar uma energia, lançar uma carta de treinador, usar um ataque, atacar ou recuar.
Há quatro tipos de Pokémon: básicos, que podem ser colocados em jogo sem problemas; Pokémon de estágio 1, que só podem entrar em jogo se forem a evolução de um Pokémon básico já em jogo; Pokémon de estágio 2, que só podem entrar em jogo se forem a evolução de um Pokémon de estágio 1 já em jogo; e Pokémon Bebê, usado como pré-evolução de um Pokémon básico e com alguns efeitos especiais na batalha. Todo e qualquer um desses tipos de Pokémon possui “pontos de saúde” (em inglês, HP), que são diminuídos a cada ataque do oponente. Se os pontos de vida de um Pokémon chegarem a zero, ele é considerado nocauteado e é retirado do jogo, possibilitando ao adversário pegar um dos prêmios restantes na mesa.
Cada pokémon precisa de um número de cartas de energia específicas – As cartas de Energia são o “combustível” para o Pokémon. Elas são necessárias para atacar e na maioria das vezes também para recuar.
Existem 9 elementos de energia. São eles Noturna, de Luta, de Fogo, de Planta, Elétrica, Metálica, Psíquica, Aquática e Normal. Cada uma corresponde a um Tipo Pokémon, exceto pela de Luta, que também vale para Pedra; de Planta, que vale para Inseto e Venenoso; de Água, que é a mesma que a de Gelo; e Normal, que é igual à Dragão.
Também existem as cartas de energia Básicas e Especiais. As Básicas são as de Luta, de Fogo, de Planta, Elétrica, Psíquica, Aquatica e as Noturnas e Metálicas mais atuais. Algumas das especiais são Energia Normal Dupla, Energia Noturna (antiga), Energia Metálica (antiga), Energia Boost (3 Normal – Apenas Pokémon Evoluído – Apenas por um turno – Não pode recuar), Energia Dupla Arco-Íris (2 Qualquer) e outras.

Ataque, Status negativos e outras ações

Os ataques causam dano ao pokémon oponente, a fórmula é simples: seu ataque menos a defesa do oponente causa o dano que vai ser retirado diretamente do HP da vítima. Alguns ataques têm um efeito que vai além do dano. São os status Paralisado, Envenenado, Queimado e Dormente. Como efeitos pela paralisia e pelo sono o Pokémon fica impossibilitado de atacar até perder esse status. Os efeitos do envenenamento e da queimadura são a perda de certo número de Pontos de Vida do Pokémon com esse status. Além dos status, há mais dois efeitos que não são ataques que podem atrapalhar o adversário.
Após um turno em campo, um pokémon pode evoluir – para isso, é necessário ter a carta evoluída na mão. Para recuar para o banco, é preciso gastar uma quantidade específica de energia, porém esta dificilmente é uma ação recomendável – afinal, você pode anexar somente uma energia a cada turno e, às vezes, jogam-se fora três energias para recuar.

Comandos

Todas as ações em Pokémon Trading Card Game Online são realizadas por meio do mouse. De modo geral, basta clicar sobre uma carta para usá-la (ela apresenta um contorno colorido e brilhante quando puder ser jogada). Para visualizá-la, clique sobre o ícone com o desenho de uma lupa, mas cuidado pra não clicar na hora errada!

Opinião

Pokémon Trading Card Game Online apresenta um charme especial – ele é online, isso já faz com que todo mundo possa jogar sem gastar um centavo pra comprar um console e um jogo . Os gráficos são fiéis aos das cartas originais (existentes no mundo real), além de conter aquelas cartas que você já não acha por aí, cada ataque ou ação exibe uma animação que deixa o jogo mais interessante. Outro ponto a favor é a trilha sonora, as músicas tocadas são similares às dos jogos e do anime, o que também acontece com os efeitos sonoros.
A jogabilidade é excelente, dá pra aprender a mecânica do jogo com poucas partidas, infelizmente ainda não dá pra montar um deck personalizado, mas os decks existentes já satisfazem alguns fãs. Ainda não dá pra jogar com os amigos, mas dá pra se divertir com os NPCs e você pode treinar até que a opção esteja presente, uma boa dica é tentar alcançar todos os objetivos (achievements), que estão presentes no game. Ao menos, sabemos que o projeto é oficial e logo estará tudo online, daí a diversão é garantida. Merece ser jogado!



Comentários