Comentários

Martin Scorsese expressou recentemente uma forte aversão a sites como Rotten Tomatoes e CinemaScore, dizendo que agregadores de críticas são hostis aos cineastas, e não são capazes de qualificar um filme de maneira apropriada. Recentemente o Rotten Tomatoes ganhou muita popularidade, com alguns estudos até mesmo apontando que o site consegue influenciar os espectadores.

Scorsese falou sobre o assunto em entrevista ao The Hollywood Reporter, quando foi citado o filme “Mãe!” de Darren Aronofsky, que recebeu do CinemaScore a nova F- a pior qualificação possível para um filme.

“Essas empresas e agregadores estabeleceram um tom hostil aos cineastas sérios – até mesmo esse nome Rotten Tomatoes (Tomates Podres) é insultante. E como críticas de filmes escritas por pessoas apaixonadamente envolvidas com conhecimento real da história do cinema gradualmente desapareceram de cena, parece que há cada vez mais vozes envolvidas no puro julgamento, pessoas que parecem ter prazer e ver filmes e cineastas sendo rejeitados, demitidos e em algum casos destruídos em pedaços. Não é diferente dessa multidão cada vez mais desesperada e sanguinária com ‘Mãe!” de Darren Aronofsky!”

Scorsese diz que foi ao cinema assistir “Mãe!” e isso só lhe fez ficar com ainda mais raiva.

“Depois que assisti ‘Mãe!” fiquei ainda mais perturbado por essa pressa de julgamento, e é por isso que queria compartilhar meus pensamentos. As pessoas queriam sangue, simplesmente porque o filme não podia ser facilmente definido, interpretado ou reduzido a uma descrição de duas palavras.”

O cineasta então finalizou, deixando claro que considera que sites como Rotten Tomatoes e outros agregadores de críticas “não tem absolutamente nada a ver com críticas reais”.

“Eles classificam um filme do jeito que você classificaria um cavalo numa pista de corrida, um restaurante em um guia Zagat ou um aparelho doméstico no Consumer Reports. O cineasta é reduzido a um fabricante de conteúdo e o espectador a um consumidor incontestável.”

Concorda com o ponto de vista do diretor?



Comentários