Comentários

Poké Análises da Quinta Geração – Machamp


Estamos começando com uma nova seção: Análises Pokémon da Quinta Geração, ou seja, dos jogos “Pokémon Black e Pokémon White“, nossa primeira análise é o Machamp. Se você tiver interesse, visite sempre nossa seção, clicando aqui.

Estatísticas
Tipo: LutadorMin-MinMaxMax+
HP
90
321384
Atk
130
266296359394
Def
80
176196259284
SpA
65
149166229251
SpD
85
185206269295
Spe
55
131146209229

Habilidades:

Guts: Seu ataque aumenta em 50% quando sofre mudança de status (Poison, Burn, etc).

No Guard: Todo ataque usado pelo Machamp e contra o Machamp não podem falhar, ou seja, é bom e ruim ao mesmo tempo, isso independe da Precisão ou da capacidade de desvio. Os ataques Protect e Detect poderão ser burlados se for usado ataques STAB (Same-Type Attack Bonus, um aumento de 50% no dano de um ataque usado por um Pokémon do mesmo tipo do ataque).

Geral

Graças ao seu tremendo ataque junto com uma habilidade interessante pra seu moveset, Machamp é um pokémon eficaz, um atacante físico poderoso. A habilidade “No Guard” dá uma precisão de 100% para qualquer golpe, mas fica bastante interessante pelo ataque STAB Dynamicpunch, o que é quase letal. Isso dá ao Machamp 100 de Base de poder em um golpe STAB que ainda pode causar confusão e não tem inconvenientes (tirando o fato de fantasmas serem imunes a ele). Apesar do “No Guard” ser uma habilidade fantástica, “Guts” não é uma má opção, apesar do fato de que Roobushin (ainda não tem nome em inglês) é geralmente a melhor opção para ser um usuário de “Guts”. Machamp também tem uma boa movepool física que lhe permite bater vários pokémon mais comuns e mais duros de derrubar. Mesmo uma combinação Dynamicpunch + Payback simples pode ser bastante ofensiva, causando dano enorme ao Pokemon do adversário, então trocar um pokémon na frente do Machamp é uma tarefa bastante difícil.

Apesar de tudo, existem algumas desvantagens ao usar o Machamp. Sua velocidade é bem pobre , fazendo com que Machamp  geralmente seja o último a atacar, podendo levar grandes danos. Além disso, quase todo Machamp usado em batalhas possui a habilidade “No Guard”, uma  habilidade boa, mas deixa Machamp vulnerável à queimadura (BURN), que, literalmente, pode enfraquecê-lo até o ponto de ele ficar praticamente inútil, visto que diminui o ataque e ainda perde pontos de vida a cada rodada. Apesar disso, Machamp é uma ameaça astronomicamente poderosa, logo não deve ser subestimado.

Movesets (Opções de ataques do Machamp)

Nome: Anti-Líder
Golpe 1: Dynamicpunch
Golpe 2: Payback
Golpe 3: Bullet Punch
Golpe 4: Ice Punch ou Stone Edge
Item: Lum Berry
Habilidade: No Guard
Nature: Adamant
evs: 240 HP / 248 Atk / 16 SpD / 4 Spe

Comentários:

Machamp é 100% preciso com seu STAB Dynamicpunch, Ataque alto, e movepool física boa, Machamp pode destruir quase qualquer Pokémon comum quando jogado como líder. De fato, a maioria deles leva 2 golpes e cai na frente do Machamp, assim a troca na frente dele é uma tarefa difícil. Muitos ainda são nocauteados logo de cara pelo Machamp, enquanto outros perdem muitos pontos de vida, o que já é lucro.

Dynamicpunch ainda garante confundir o Pokémon adversário, e tem 150 de Base de Poder quando por causa do STAB; isso faz com que o ataque Machamp seja infalível. Payback é usado para acertar os inimigos do tipo Fantasma ou Psíquico, como Gengar e Latias, enquanto Bullet Punch ajuda a acabar de vez com os enfraquecidos Líderes usuários de Focus Sash como Aerodactyl. No último golpe, há duas opções viáveis para escolher: Ice Punch pode ser usado para pulverizar Dragões, tais como Salamence, bem como causar um dano respeitável para o Gliscor, que é sempre chato, mas Stone Edge acaba com Pokemon como Gyarados. Finalmente, a escolha resume-se a que grupo de Pokemon você quer esmagar usando o Machamp.

[COMENTÁRIOS ADICIONAIS]

Enquanto o treino para obter este conjunto de EV pode parecer complicado à primeira vista, eles servem a um propósito específico. 240 de HP e 16 de Defesa Especial garantirão que máximo Especial Ataque de um Naive Azelf não cause nocaute ao Machamp com Psychic, enquanto Machamp pode bater Azelf através de uma combinação de Payback e Bullet Punch. 4 EVs Speed deixam Machamp com velocidade suficiente para combater Blissey, mas isso é um pouco inconseqüente, considerando que Blissey não pode fazer muito para prejudicar Machamp. Os EVs restantes são despejados em ataque, enquanto uma nature Adamant é usada para que Machamp cause bastante dano. Lum Berry é usado para que status prejudiciais, especialmente queimaduras (burn), paralisias, mas é particularmente útil para acordar o Machamp quando necessário, como o Spore de um Breloom, o que poderia ser problemático para a equipe do Machamp .

Desde Machamp normalmente cria tais grandes buracos na equipa adversária, você deve emparelhá-lo com Pokemon que apreciam e beneficiar disse buracos. Exemplos incluem Pokemon como Salamence misto, que pode limpar depois Machamp vai para baixo. Heatran é um excelente companheiro para Machamp, pois ele pode mudar dentro em Pokemon várias pessoas que a ameaçam e brindar-lhes o seu STAB Fire Blast. Além disso, Heatran pode configurar Stealth Rock, que beneficia muito Machamp e seus companheiros de equipe. Desde Machamp é capaz de destruir o Nattorei sempre presente com sua super Dynamicpunch eficaz, Pokemon que se beneficiam da remoção Nattorei são companheiros de equipe eficaz. Exemplos incluem os atacantes especiais, tais como Choice Specs Latias, que pode varrer desimpedida com Aço adversária tipos removido. Contrariando Lum Berry leva que pode levar um Dynamicpunch de Machamp e rebateu duramente será capaz de vencê-lo, no entanto, os usuários normalmente Machamp pack companheiros de equipe para lidar com Pokemon tal, então fique esperto. Verdade seja dita, a equipe de suporte não é preciso muito para este conjunto Machamp é necessária devido à sua natureza autônoma. Basta companheiros pack capaz de assumir que o problema Pokemon Machamp, e você deve ser de ouro.

Segundo SET
Nome: Substitute + 3 Ataques
Golpe 1: Substitute
Golpe 2: Dynamicpunch
Golpe 3: Payback
Golpe 4: Stone Edge
item: Leftovers
Habilidade: No Guard
Nature: Adamant
evs: 128 HP / 252 Atk / 128 Spe

[comentários]

Devido ao poder natural do Machamp e habilidade para forçar trocas, um conjunto de substitute com outros golpes é uma escolha natural. Enquanto muitos jogadores confiam em um pokémon solitário em sua equipe para enfrentar o Machamp, Machamp consegue obter êxito com um substitute, o adversário será imediatamente colocado em uma posição muito difícil. Com um substitute, Machamp está protegido contra status e imune aos golpes críticos, quando você combina isso com o poderoso Machamp e o STAB Dynamicpunch, você verá que muitos jogadores vão ter que sacrificar um Pokémon, a fim de acabar com esta farra. Embora esse conjunto não é invencível, é muito difícil de derrubar, e requer uma estratégia inteligente pra jogar e competência pra fazer uma boa predição para contorná-lo. Os ataques deste conjunto em grande parte tem a mesma finalidade do primeiro set. Dynamicpunch e Stone Edge formam uma combinação de ataque boa, enquanto Payback esmaga Fantasmas como Gengar e Shandera, que são imunes a golpes físicos.

[COMENTÁRIOS ADICIONAIS]

Ice Punch pode ser usado no lugar do Stone Edge se Gliscor se tornar uma grande ameaça para a sua equipe, mas Stone Edge é bem melhor devido a sua base de poder e pelo crítico que pode vir. 128 EVs de HP permitem Machamp ter uma boa resistência, enquanto 128 EVs de Speed permitem que ele supere um Skarmory com 0 evs de Speed. 252 EVs de ataque e uma nature Adamant permitem que Machamp bata como se tivesse uma tonelada de tijolos no punho. Porém para poder criar o substitute, Machamp deve sacrificar 25% de sua saúde. Este sacrifício de saúde pode aumentar com o tempo, por isso, para aliviar isso, Leftovers é usado para restaurar o HP lentamente. Enquanto alguns jogadores podem usar Lum Berry, este item é na maioria das vezes inútil, já que com substitute, o Machamp já bloqueia golpes prejudiciais Hipnose e Thunder Wave.

Por causa do grande poder defensivo do Skarmory, ele pode ser trocado com facilidade na frente do Machamp. E não importa o uso de Dynamicpunch, muito menos a confusão, já que ele pode lançar as camadas perigosas de Spikes. A fim de lidar com Skarmory, um companheiro do tipo Fogo é recomendado. O Blaziken da quinta geração (com Speed Boost) é uma ótima escolha, pois pode chamuscar Skarmory com Fire Blast, enquanto a obtenção de um aumento de stat acontece no processo. Devido ao efeito de drenagem de HP do Substitute, os danos residuais feitos para o Machamp devem ser minimizados. Por esta razão, Spikes ferem gravemente o Machamp, especialmente se tiver várias camadas. Um Rapid Spinner é um excelente companheiro de equipe, por esta razão; Starmie é especialmente bom para o cumprimento do papel, pois pode enfraquecer Pokemon fisicamente defensivos, que poderiam causar problemas ao Machamp, com o seu poderoso STAB Hydro Pump. Embora não seja necessário, o apoio de um pokémon que cause paralisia ajuda neste conjunto, pois faz o stat de velocidade do Machamp superar o pokémon paralisado. Celebi pode proporcionar isso, como também Nattorei (ainda sem nome em inglês), ambos Pokemon trabalham bem com Machamp, mas defensivamente, Celebi é provavelmente a melhor escolha, pois pode usar Hidden Power Fire contra Skarmory .

[Opções de Time]

* Companheiros do tipo fogo são úteis, já que eles podem destruir o Skarmory, que gosta de mudar na frente do Machamp. Heatran é especialmente bom, pois pode absorver will-o-wisp.
*O Suporte de um stealth rock é muito útil para Machamp. Pois quem trocar na frente dele já perde pontos de vida.
* Pode ser uma boa idéia usar Machamp como par para pokémon que podem limpar e aproveitar os buracos deixados nas equipes adversárias. Exemplos incluem pokemon como Salamence mixed e Latios Choice Specs.
* Rankurusu (sem nome em inglês) é um companheiro ideal para o Machamp, pois pode absorver o will-o-wisp graças ao Magic Guard e Machamp pode lidar com seus rivais, com relativa facilidade.
* Machamp é super lento, um pokémon que o ajude contra a paralisia é inútil.
* Machamp não tem as melhores defesas, assim se você tiver um pokemon que pode aguentar dano e bater bem, ele fica bastante seguro. Scizor é uma ótima escolha usando U-Turn, além de ser um golpe STAB pra ele.

[Alterações Opcionais]

* Um conjunto Rest Talk é útil, o que foi muito usado na quarta geração, mas a nova geração trouxe muitos pokémon que podem nocautear o Machamp Rest Talker com muita facilidade.
* Um set Bulk Up é bom, mas é melhor para o roobushin, isto em quase todos os sentidos devido ao seu maior ataque e melhor durabilidade. A única vantagem do Machamp é ter 100% de precisão no Dynamicpunch, mas o Roobushin com GUTS também pode ser um ótimo sweeper.
* CHOICE BAND pode ser extremamente útil para aumentar o poderoso golpe CLOSE COMBAT que já é STAB.
* Machamp tem um movepool muito simples; todas as outras opções são bastante inúteis

Possíveis Ameaças

* Rankurusu (ainda sem nome em inglês) é uma grande ameaça pra o Machamp pois leva pouco dano de Dynamicpunch, é mais lento e, portanto, não é gravemente ferido pelo Return, e pode usar Calm Mind ou simplesmente nocautear com um golpe psíquico.
* Qualquer pokémon fantasma que entrar enquanto você atacar com um Dynamicpunch, pode queimar gravemente o Machamp e diminuir seu poder.
* Slowbro absolutamente esmaga Machamp, pois não é ferido por Payback, e é capaz de danificá-lo fortemente através do seu poder psíquico
* Shandera pode ser trocado na frente de um Dynamicpunch e esmagar com o seu poderoso Overheart.
* Devido à confusão causada pelo Dynamicpunch, ameaçar Machamp é bem difícil, mas não tanto assim. Basta ter um pokémon que resiste ao tipo lutador e ele pode ser um grande problema pra o Machamp.


[Dream World]

* A habilidade de Machamp do mundo dos sonhos é Steadfast, o que aumenta sua velocidade cada vez que sofrer Flinch.
* Esta habilidade é literalmente inútil pra o Machamp, pois mesmo com um aumento de velocidade, ele ainda é muito lento e uma das razões que Machamp é tão bom para ser líder é por causa de seu Dynamicpunch com precisão 100%, o que só é possível através da sua habilidade NO GUARD.

Por fim, um vídeo de batalha usando um machamp anti-líder:



Comentários