Comentários

feraligatr

Atenção: Esta análise considera a hidden ability de Feraligatr, porém, não é possível obtê-la no jogo (ainda), até lá, Torrent serve para os sets listados aqui.

Feraligatr tem seus defeitos, mas também tem várias virtudes. Ele tem atributos bem balanceados, tanto em termos ofensivos quanto defensivos, infelizmente nenhum deles é algo fantástico. Com isto dito, seu tipo, habilidade e movepool fazem dele um Pokémon sólido que tem potencial para dominar as tiers mais altas. Na quinta geração, Feraligatr ganhou a habilidade Sheer Force (que ainda não pode ser obtida) que faz seu movepool ficar ainda mais poderoso, além de ser imune ao recuo de Life Orb, que aliado com sua resistência faz dele uma grande ameaça. Feraligatr tem acesso a golpes de boost como Swords Dance e Dragon Dance que agora podem ser combinados com Aqua Jet, Feraligatr é um Pokémon totalmente novo com essas novas ferramentas e será ainda mais forte quando liberarem Sheer Force. Mesmo sem ela, seu uso no competitivo tem aumentado e já é fácil ver sets com Crunch, Ice Punch e Waterfall.

Porém, não foram apenas notícias boas para Feraligatr, como é comum encontrar Rotom-W, Greninja e outros aquáticos, sua eficiência acaba sendo limitada, já que esses Pokémon conseguem superar Feraligatr em certos aspectos. Mas devemos levar em conta que Feraligatr também tem suas vantagens e exerce um diferente papel dos Pokémon mencionados. Uma coisa para lembrar é que Feraligatr é um Pokémon água puro, o que pode ser algo muito bom em certas ocasiões, já que deixa apenas duas fraquezas, mas também dá apenas um STAB, o que pode te deixar querendo mais no aspecto ofensivo. Mas a verdade é que o tipo aquático puro é mais um benção do que uma maldição.

Captura de Tela 2014-05-08 às 08.40.27

Movesets para considerar

Nome: Dragon Dance

Habilidade: Sheer Force/Torrent

Item: Life Orb

Nature: Jolly

EVs: 252 Atk/252 Speed/4 Def

Moves:

Dragon Dance

Waterfall/Aqua Jet

Earthquake/Crunch

Ice Punch/Crunch

Este é o set básico de Feraligatr, dá pra ver o motivo de maneira fácil. Dragon Dance permite que Feraligatr ultrapasse os inimigos que não usam Choice Scarf ou que tiveram sua velocidade aumentada, qualquer um do metagame. Depois de um Dragon Dance Feraligatr pode ultrapassar e dar OHKO em qualquer Pokémon que ele atingir de maneira super efetiva e a maioria dos usuários de Choice Scarf não conseguem dar OHKO em Feraligatr com a vida cheia, tornando ainda mais complicado para um Revenge Killer. A resistência natural de Feraligatr permite que você use Dragon Dance na frente de vários Pokémon, especialmente aqueles que não causam grande dano em você. A parte complicada deste set é decidir quais os 4 golpes que você usará. A melhor forma de decidir isso é ver qual o papel que ele irá exercer no seu time, considerando a coverage do time inteiro. Aqua Jet é um golpe complicado de entrar neste set, já que Waterfall com speed boost de Dragon Dance é suficiente, sem mencionar que a perda de coverage com 2 golpes aquáticos é muito grande. Experimentar diferentes combinações é a melhor maneira de fazer isso.

Você deve ter cuidado com Pokémon como Mandibuzz, Hippowdon e Ferrothorn, todos com sets de barreira especial, que podem resistir todos os ataques de Feraligatr, exceto Crunch. Outro tipo de ameaça é aquele Pokémon que pode ultrapassá-lo e dar 2HKO ou OHKO e ainda evitar o setup. Pokemon como Keldeo, Hydreigon e Greninja conseguem despachar Feraligatr, caso você não tenha cuidado. Por isso, seria sensato preservar Feraligatr apenas para os momentos mais oportunos e então setupar Dragon Dance para provocar grandes prejuízos no time oponente ou derrotar os inimigos enfraquecidos.

Nome: Bulky Offense

Habilidade: Sheer Force/Torrent

Nature: Adamant

Item: Life Orb/Lum Berry

EVs: 252 HP/252 Atk/4 Sp Def

Moves:

Swords Dance

Aqua Jet/Waterfall

Earthquake/Crunch

Ice Punch/Crunch
Este set é um pouco mais complicado que o anterior, mas o poder que Swords Dance oferece é realmente surpreendente. A escolha entre Life Orb e Lum Berry depende do tipo de inimigo que irá trazer mais problemas para Feraligatr. Por um lado, Life Orb aumenta ainda mais o seu ataque e junto com Swords Dance fica realmente incrível. Já uma Lum Berry te dá a chance de curar problemas de estado, ou seja, garante que na frente de um Will-O-Wisp, você sairá com um Swords Dance grátis. Porém, nem sempre isso é verdade, nem sempre alguém vai tentar queimar ou envenenar Feraligatr, por isso, uma Life Orb é geralmente melhor. Outra opção é usar Choice Band e colocar 4 golpes de sua escolha. Não é forte como Swords Dance e Life Orb, mas um turno pode fazer toda a diferença para Feraligatr.

Feraligatr ainda tem problemas com atacantes especiais fortes, principalmente os que usam Thunderbolt e golpes de Grama fortes, como Roserade e Greninja. Com um investimento total em HP, Feraligatr não tem que se preocupar muito com atacantes físicos, exceto alguns realmente fortes e usuários de Choice Band como Azumarill e Scizor, que conseguem ferir Feraligatr, o pior é que ele não tem ataques super efetivos contra eles. Já que Feraligatr pode sobreviver a qualquer golpe que ele resiste e até mesmo neutros, a combinação de Aqua Jet e Swords Dance é uma boa receita, servindo para derrubar inimigos ofensivos como Terrakion e Tyranitar. A baixa velocidade de Feraligatr pode ser frustrante algumas vezes, mas com a resistência decente, não faz tanta diferença para o papel que ele pode exercer.

Possíveis Aliados

O tipo puro de Feraligatr faz dele um candidato para um core de Fogo/Água/Grama nos times mais balanceados. Pokémon resistentes que podem barrar e servir de counters para seus oponentes são grandes opções para um time que possa dar mais chances de setup para Feraligatr. Por falar nisso, Feraligatr também pode exercer um trabalho de suporte no começo do jogo, enfraquecendo os oponentes, permitindo que o trabalho dos sweepers fique ainda mais fácil no fim da partida. Feraligatr é um Pokémon muito balanceado, mas saber usá-lo em diferentes partidas é a chave para desbloquear todo o seu potencial, ter os aliados corretos é apenas o primeiro passo para assegurar o sucesso de Feraligatr.

Goodra resiste golpes de Grama e Elétricos, além de ter uma Defesa Especial fantástica, permitindo que ele tome golpes que Feraligatr não pode tomar. Com Sap Sipper, ele ganha imunidade contra o tipo Grama e ainda um bônus de ataque quando atingido por um. A fantástica coverage de Goodra faz com que ele possa ameaçar vários Pokémon que causam problemas a Feraligatr. Hydration também permite que ele e Feraligatr funcionem bem juntos em um time de Chuva, com Goodra sendo capaz de se curar de estados negativos e Feraligatr ganhando mais poder em seus STAB, o que o transforma em uma ameaça ainda maior Goodra sofre com seu lado defensivo físico e a falta de recuperação de HP, faz com que ele tenha suas habilidades de Tank limitadas. Isso é remediado se aumentarmos a resistência física de Feraligatr, melhorando a eficiência da dupla para vencer os inimigos.

Ferrothorn é uma escolha óbvia, não apenas para um core de Fogo/água/Grama, mas como um pivô defensivo em geral. Ferrothorn resiste todos os golpes de Grama e Elétricos que Feraligatr teria problemas, além de poder segurar a maioria dos atacantes físicos com uma combinação de Iron Barbs e Rocky Helmet. Ferrothorn terá problema com ataques ou Pokémon de fogo, onde Feraligatr pode brilhar, ele pode entrar na frente de vários inimigos, setupar e então começar a causar KO. Leech Seed e Toxic também dão a Ferrothorn um grande poder de suporte e stall, opções viáveis para facilitar o trabalho de Feraligatr e os demais aliados do seu time. Ferrothorn e Feraligatr são duas partes de um core de 3, mas mesmo sem um aliado do tipo fogo, os dois funcionam de forma magnífica juntos.

Moltres é um Pokémon que ficou muito bom nesta geração, mesmo com sua fraqueza quádrupla para Stealth Rock. Ele é a contraparte especial de Talonflame, só que bem mais lento, mas muito mais poderoso. Seus STABs Heat Wave, Fire Blast, Air Slash e Hurricane fazem dele uma ameaça contra vários Pokémon na tier e com o suporte de Rapid Spin ou Defog, suas defesas 90/90/85 defenses podem surpreender você. Além de ameaçar Lutadores, metálicos e alguns Fadas, ele ainda conta com o STAB Hurricane para sair spammando contra times de Chuva. Em geral, Moltres é um Pokémon que pode brilhar no metagame e não deve ser subestimado.

Feraligatr em Ação

Uma coisa deve ser dita sobre Feraligatr: ele tem um grande potencial. Vou repetir: infelizmente não é possível obter Sheer Force AINDA, mas ele pode ser bem poderoso e devastador com Torrent, principalmente contra certos tipos de times e treinadores. Claro, existem outras opções de set, usar Assault Vest, colocar Power-Up Punch e Aqua Jet juntos é uma forma de assegurar o boost e acabar com inimigos enfraquecidos. Por fim, Feraligatr deve ser considerado na sua lista de candidatos do seu time.

Por favor, comente e opine, é muito importante para nós!



Comentários