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[Pros]

  • Boa velocidade e bons atributos ofensivos
  • Defesas não tão ruins
  • Versatilidade

[Contras]

  • Apesar de ter um moveset rico, qualquer set deixa sérias fraquezas abertas.
  • Defesas não tão ruins, mas ainda o deixam frágil
  • Pode ser ultrapassado por outros lutadores (Inclusive Blaziken).
  • Infelizmente ainda não tem uma mega evolução (não é bem um contra, é mais uma reclamação, já que sou bastante fã dele).

[O Pokémon]

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Infernape tem ótimos atributos para vários tipos de set. Claro, não é perfeito, mas faz com que ele tenha um bom ataque especial e físico, além de uma velocidade impressionante. Logo, é possível criar sets físicos, sets especiais e sets mistos. Vamos para alguns que podem funcionar bem com ele:

[Sets Recomendados]

Nome: Physical Sweeper

Item: Choice Band/Expert Belt
Habilidade: Iron Fist
Nature: Adamant/Jolly
EVs: 252 Attk,252 Spe,4 Hp

Golpe 1 -Flare Blitz
Golpe 2 -Close Combat
Golpe 3 -Mach Punch/Thunder Punch
Golpe 4 -U turn

Choice Band/Expert Belt fazem com que ele seja uma poderosa ameaça ofensiva em times col Sol. Uma de suas vantagens é a neutralidade contra Stealth Rock, o que permite que ele entre em campo com frequência, coisa que é natural para um usuário de Choice Band. Apesar da falta de poder de fogo, ele é capaz de destruir vários inimigos que entrarem em campo graças a Flare Blitz. Close Combat é um poderoso STAB capaz de causar muito dano para os alvos certos e um golpe útil para atingir aquilo que resiste Flare Blitz. U-turn é usado em certas situações onde é melhor recuar (principalmente quando o sol acabar). ThunderPunch lida com os aquáticos como Gyarados, que é capaz de aguentar os demais ataques. Se você já tem alguém para cuidar dos aquáticos, use Mach Punch, um golpe de prioridade que bate bem.

Nome: Mixed Attacker

Item: Life Orb/ Expert Belt
Habilidade: Iron Fist
Nature: Hasty/Naive
EVs: 180 Attk/76 SpA/252 Spe

Golpe 1 -Overheat
Golpe 2 -Close Combat
Golpe 3 -Thunder Punch
Golpe 4 -HP Ice/U-Turn/Mach Punch

Em DPP este set foi um superstar, agora em XY ele brilha novamente, principalmente pela facilidade de encontrar a habilidade Iron Fist agora. Este set foca na grande coverage e atributos ofensivos de Infernape para cuidar de inimigos que tentarem entrar em campo e quebrar cores defensivos. Overheat causa uma tonelada de dano, mas deve ser usado apenas contra aqueles que são fracos contra Fogo, já que o drop de Ataque Especial deixará Infernape vulnerável a certos Pokémon, como é o caso de Dragonite. Close Combat é um golpe que complementa Overheat e foca naqueles que resistem fogo. Close Combat não deve ser usado no early game e nem em trocas forçadas, já que a maioria das ameaças resistem ele. Ao invés disso, ele deve ser usado no mid-game e no late-game quando o life do time inimigo estiver por volta de 50% ou abaixo disso. ThunderPunch é usado contra aqueles que resistem os STABs de Infernape, é um dos golpes mais importantes para coverage neste set, já que permite que ele cause dano contra Starmie, Jellicent e Tentacruel, além de Gyarados. Hidden Power Ice aumenta a coverage dele, principalmente contra inimigos como Landorus-T, Gliscor, Garchomp e Dragonite. U-turn garante uma escapada estratégica, além de causar dano contra Latios e Latias (duas grandes ameaças), enquanto Mach Punch serve para pegar Terrakion e Tyranitar enfraquecidos. Entretanto, nenhuma dessas opções deve ficar no lugar de Hidden Power Ice sem justificativa, já que a coverage extra é bem importante.

Nome: Anti Lead

Item: Focus Sash
Habilidade: Blaze
Nature: Naive
EVs: 252 Attk/4 SpA/252 Spe

Golpe 1 -Fake Out
Golpe 2 -Stealth Rock
Golpe 3 -Overheat
Golpe 4 -Close Combat

Lead Infernape tem a diferença de ter vantagem contra a maioria dos leads da tier OU, com exceção de Rotom-W, ele pode colocar Stealth Rock em campo e ainda evitar que o inimigo coloque hazards também. Sua efetividade como lead é atribuída ao golpe Fake Out, que anula as estratégias do inimigo, além de quebrar o Focus Sash e Sturdy. Leads como Terrakion tem apenas 50% de chance de settar Stealth Rock, para depois levarem OHKO. Usuários de Custap Berry como Skarmory e Forretress ficam em situação delicada, já que precisam de Sturdy para se proteger de Overheat ou usar a Custap Berry. Crustle é uma exceção, já que infernape não pode causar OHKO nele. Com isso dito, ele é capaz de dar 2OHKO sem ativar Custap Berry, limitando Crustle a colocar Stealth Rock ou uma camada de Spikes. Overheat e Close Combat servem como dois poderosos STABs com coverage decente e podem dar uma boa utilidade. Com Focus Sash, Infernape pode ativar Blaze e aumentar o poder de Overheat.

Nome: Special Attacker

Item:  Expert Belt/Life Orb
Habilidade: Blaze
Nature: Timid
EVs: 252 SpA/252 Spe/4 HP

Golpe 1 -Nasty Plot/Calm Mind
Golpe 2 -Flamethrower/Fire Blast/Overheat
Golpe 3 -Focus Blast
Golpe 4 -Grass Knot/Solar Beam

Com 104 SpA e um bom movepool, ele pode exercer bem este papel. Dependendo de como você vai usar Infernape, dá pra ir com Expert Belt/Calm Mind e aumentar seu SpA e SpD ou você pode tentar ir com tudo e usar Life Orb/Nasty Plot.Se você usar pelo menos Nasty Plot, seu oponente terá de se preocupar em que Infernape irá bater. Sem mencionar que os golpes de fogo ficarão bastante poderosos. Por falar nisso, a escolha é pessoal, flamethrower traz mais acerto. Fire Blast é forte, mas tem chance de errar. Overheat é poderoso, mas enfraquece seu macaco. Focus Blast é o melhor golpe lutador especial. Bate forte na maioria das coisas depois de Nasty Plot. Grass Knot é o último golpe, que funciona bem contra aquáticos e ajuda contra barreiras. Se você está usando um time solar, use uma opção como Solar Beam.

[Infernape como aliado]

Infernape é um canhão de vidro bem rápido. O que significa que ele pode causar muito dano e sofrer com qualquer dano contra ele. Se você usar ele fora de um time de sol, coloque-o ao lado de um aquático resistente como Jellicent ou Gastrodon. Mas se você quer um time com sol, Lilgant pode ser uma opção para settar o sol para Infernape e daí é só varrer tudo. Infernape pode ser parado por um bom Earthquake, o que faz com que aliados com imunidade ao tipo Terra sejam necessários (voadores ou rotom-w aqui). Será necessário um usuário de Defog ou Rapid Spin.

[Checks & Counters]

Inimigos do tipo Terra/água provocam vários problemas, entre eles temos Swampert, Quagsire e Gastrodon. Há ainda Jellicent que é água/fantasma, um problema sério. Inimigos com grande defesa física são um terror para o set físico, Aggron é um deles, ainda que tenha fraqueza para fogo.  Latias e Latios resistem seus STABs e ainda provocam problemas para ele. No set  Anti-Lead, Gyarados é o seu pior inimigo. Barreiras especiais e mistas também são grandes ameaças.



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