Comentários

Quando o filme Os Eternos chegar aos cinemas em novembro do ano que vem, veremos Angelina Jolie no papel de Thena – mas afinal, quem é essa personagem? Como Os Eternos é uma propriedade menos conhecida da Marvel Comics, a maioria dos heróis e vilões dos quadrinhos são extremamente obscuros – e Thena não é exceção.

Os personagens e conceitos do filme são originários do lendário escritor e artista Jack Kirby, e a equipe estreou nos quadrinhos em 1976. Thena fez sua primeira aparição na quinta edição da revista, e desde então tem sido uma personagem central em quase todas as histórias dos Eternos. Mais tarde, um retcon revelou que ela e a personagem Minerva, que estreou na Timely Comics em 1940, eram a mesma pessoa. Isso significa que, de certa forma, Thena é uma das personagens mais antigas da Marvel.

Origem

Há muito tempo atrás, os Celestiais criaram dois ramos da raça humana: os Eternos, imortais e divinos e os Deviantes, seres terrivelmente deformados. Os Eternos nasceram na Terra, mas alguns se ramificaram e se estabeleceram em outras áreas do universo. Um Eterno, Zuras, tornou-se o líder dos Eternos baseados na Terra e fundou a cidade de Olympia nas montanhas da Grécia. Ele teve uma filha, Azura, que mais tarde mudou seu nome para Thena. Com o tempo, Thena tornou-se um membro de confiança dos Eternos e a segunda em comando de Zuras.

Algumas das ações de Thena na história humana tornaram-se parte das mitologias grega e romana, com Thena sendo confundida com as deusas Athena e Minerva. Durante seus primeiros anos, Thena ficou descontente com as relações entre os Eternos, os Deviantes e os humanos, bem como com o “equilíbrio” que seu pai procurava manter entre todos eles. Thena desejava ter os Deviantes destruídos e tornar os humanos iguais aos Eternos. As coisas mudaram para Thena quando ela começou um romance proibido e condenado com o maligno Kro, senhor da guerra dos Deviantes. A história de amor deles, que dura dois mil anos, é responsável por grande parte da dor que Thena experimentou em sua longa vida.

Poderes e Habilidades

Todos os Eternos são abastecidos com energia cósmica, dando-lhes acesso a um vasto número de habilidades. Assim como todos os outros membros de sua raça, os poderes de Thena incluem voo através da levitação, raios de energia de seus olhos e mãos, manipulação de matéria, telepatia e teletransporte. Ela também possui força, velocidade e agilidade sobre-humanas. E como imortal, Thena é quase invencível e quase impossível de matar. Os Eternos são capazes de usar sua energia cósmica para treinar suas habilidades, e é por isso que alguns Eternos são mais poderosos que outros. Thena aprimorou muitos de seus poderes ao longo de milhares de anos, tornando-a um dos membros mais formidáveis ​​de sua raça.

Mas Thena não depende apenas de seus poderes naturais para vencer suas batalhas; ela também é altamente qualificada em armamento. Como os Eternos possuem tecnologia avançada, Thena ocasionalmente carrega uma besta especial que lança raios de energia fria em combate. Sua arma de assinatura, no entanto, é na verdade uma lança. Thena raramente é vista sem sua lança dourada, que pode emitir energia térmica e implantar um campo antigravitacional quando lançada.

Importantes momentos nos quadrinhos

Durante a década de 1980, uma minissérie dos Eternos em 12 edições colocou um foco considerável em Thena, que acabara de perder o pai. Após a morte de Zuras, Thena assumiu o papel de Prime Eternal para se tornar sua nova líder. Sua breve passagem como líder foi marcada por uma acusação de traição por Ikaris, que acreditava que ela havia deixado seu relacionamento com Kro impedi-la de levar os Eternos à guerra com seu povo, os Deviantes. A acusação de Ikaris acabou se mostrando correta. Thena tentou impedir as duas raças de lutar, apesar dos Deviantes, liderados por seu ex-amante, estarem conspirando contra eles.

Thena e Kro até tiveram filhos após seus caminhos voltarem a se cruzar na Guerra do Vietnã, mas isso foi mantido em segredo de ambas as espécies. Seu romance com Kro é o cerne da história de Thena nos quadrinhos. Ela sempre amou Kro, apesar de suas más intenções para os eternos e os humanos. Thena acreditava há muito tempo que Kro era diferente do resto de sua espécie e, em raras ocasiões, Kro realmente demonstrou qualidades nobres.

A minissérie Os Eternos de Neil Gaiman, em 2006, reimaginou os personagens principais, incluindo Thena, apagando suas memórias e proporcionando-lhes novas vidas no mundo dos humanos. Com a velha persona de Thena esquecida, ela era funcionária de Tony Stark, casada e mãe de uma criança humana. Depois que suas memórias foram restauradas, porém, Thena decidiu manter a criança, mesmo que seus colegas Eternos desaprovassem.

*Texto adaptado de artigo publicado no ScreenRant.

O elenco de Os Eternos traz Richard Madden como Ikaris, Angelina Jolie como Thena, Salma Hayek como Ajak, Kit Harington como Cavaleiro Negro, Gemma Chan como Sersi, Kumail Nanjiani como Kingo, Lauren Ridloff como Makkari, Brian Tyree Henry como Phastos, Lia McHugh como Sprite, Barry Kheogan como Druig e Don Lee como Gilgamesh.

Os Eternos foram criados por Jack Kirby e fizeram sua primeira aparição em Os Eternos # 1 (Julho de 1976) como uma raça de super-humanos que descrita como um desdobramento do processo evolutivo que criou a vida senciente na Terra. Os criadores originais deste processo, os Celestiais, destinaram os Eternos como sendo os defensores da Terra, o que leva para a inevitabilidade da guerra contra os seus homólogos destrutivos, os Deviantes.

Chloe Zhao é a diretora, e a estreia acontece em 06 de novembro de 2020.



Comentários