Comentários
batman-telltale-games

Se há uma coisa que a Telltale Games garante é que seus jogos sejam únicos do ponto de vista da narrativa. Enquanto outros jogos usam a história apenas como um item do gameplay, a Telltale foca na narrativa acima de tudo. Isso faz com que a história seja contada de uma forma diferente, geralmente em 5 episódios, dentro de uma temporada. Isto faz com que o jogo ganhe um estilo televisivo, fazendo com que cada episódio se torne uma experiência diferente, mas ainda assim, contribuindo para o quadro geral da narrativa. Algumas vezes, vemos partes bombásticas, que fazem com que a gente pule da cadeira de tanta empolgação. Outras vezes, os episódios são apenas interlúdios da história, pontes para algo maior. Isto faz com que este episódio sofra um pouco. Este é o caso do terceiro episódio de Batman: The Telltale Series – “New World Order”. Ainda que o episódio seja satisfatório, ele simplesmente não se sustenta sozinho (claro, afinal, ele faz parte de uma “temporada”). Porém, se pensarmos como uma série de TV, este seria o episódio mais fraco da temporada.

Até agora, Batman: The Telltale Series entregou uma história bem interessante do Morcego. Ela construiu seu próprio mundo, algo que a Telltale conseguiu fazer bem, nos dando alguns pontos da backstory, apresentando suas ideias. Fãs do Batman podem encontrar alguns problemas em certos pontos, mas vão saber lidar com a “licença poética” do jogo. Afinal, a história está valendo a pena, fazendo com que os próximos dois episódios sejam bastante promissores, nos dando a esperança de uma grande conclusão deste conto.

O episódio 3 começa exatamente de onde o segundo parou. Gotham está sofrendo, visto que o grupo conhecido como “The Children of Arkham” lançou um ataque na cidade, matando o prefeito Hill e revelando que a família Wayne não é o quadro perfeito que todos imaginavam. Bruce Wayne está lidando com tudo isso, tanto como um Wayne, quanto como Batman, tentando salvar o novo prefeito, Harvey Dent. Ainda assim, com sua família não sendo mais bem vista pela cidade, será que ele consegue vencer o novo inimigo e lidar com tudo que há de errado com sua família?

Esta é a questão que parece ser o centro deste episódio. E devo dizer que ele não dá a resposta. Sim, é claro que teremos que esperar pelos próximos dois episódios para saber o que irá acontecer. Mas o problema é que este episódio não responde nenhuma pergunta da história e nem acrescenta nada de relevante. Ele serve meramente como um ponto transitório do que vimos no episódio 2 e do que irá ser explorado nos episódios 4 e 5.

Assim, “New World Order” ainda é bom, mas entrega poucos pontos da história, fazendo apenas com que o jogador fique mais curioso pelo que vem por aí. Como dito acima, isto já era esperado.

Mudando um pouco de assunto, os problemas técnicos tem sido algo constante nesta nova série. O episódio apresenta alguns glitches na faixa sonora e problemas na animação. Esses defeitos se tornaram algo normal na série. O episódio 3 ainda tem problemas no framerate, especialmente em cenas importantes. O desenvolvedor não conseguiu resolver os problemas com os controles de Xbox One no PC, forçando os jogadores a usarem apenas mouse e teclado. Cada um desses pequenos problemas não influenciam diretamente na grande experiência que é Batman: The Telltale Series, mas eles servem para quebrar o sentimento de imersão que é fundamental para contar uma boa história.

Por sorte, o conto do Batman ainda é um dos grandes atrativos do jogo, fazendo com que todos os jogadores fiquem presos à fantástica mistura de elementos da franquia, com reviravoltas interessantes e peças intrigantes. Os mistérios são os grandes protagonistas da história e conseguem fazer com o jogo fique na cabeça do jogador mesmo após o gameplay.

Por falar nisso, o gameplay recebeu um bom upgrade em comparação aos jogos antigos do desenvolvedor, oferecendo elementos mais interativos. Além disso, não há como não falar da excelente interpretação das vozes do jogo. Enquanto o episódio 3 não oferece muito impacto, o roteiro continua sólido. Vemos os conflitos internos de Bruce, a loucura de Harvey, as vulnerabilidades da Mulher-Gato.

Batman: The Telltale Series – Episode 3 “New World Order” é mais fraco que os anteriores, mas a série continua bastante forte. Os problemas técnicos ainda são uma pedra no sapato, mas a narrativa e a história fazem tudo valer a pena. O episódio pode não ter acrescentado muito, mas é uma boa ponte para algo que pode ser explosivo. Resta aguardar os novos episódios.



Comentários