Comentários

De certa forma, Civilization VI: Gathering Storm parece que era a expansão que o jogo precisava. Se a primeira já foi boa, imagine que esta faz com que o jogo se torne ainda melhor, transformando o jogo de forma incrível.

A Firaxis adicionou novos líderes que possuem novas habilidades e que parecem ser direcionados para a vitória por Dominação – Entretanto, isso é dificultado por outro elemento: o Congresso Mundial. E isso é ruim? Claro que não! Na verdade, é perfeito! Gathering Storm aperfeiçoa tudo que foi adicionado em Rise & Fall, como se fosse um verdadeiro complemento para a primeira expansão.

Graças aos novos elementos climáticos, o mundo parece ser mais vivo – praticamente, tudo que você faz, explora, desenvolve, irá ter consequências globais. Se você explora o petróleo, futuramente teremos um congresso mundial sobre o despejo de CO2 na atmosfera, o que proporciona mais problemas ambientais.

Em certos momentos, suas ações podem gerar consequências como tempestades, secas, enchentes… Isso gera mais tensão no jogo, fazendo com que o mundo sofra constantes mudanças: suas áreas podem se tornar mais produtivas ou menos produtivas, atrapalhando ou incentivando o desenvolvimento de sua nação.

Tais mecânicas funcionam de forma diversa em diferentes mapas. Você precisará planejar bem sua expansão de acordo com as diferenças de clima, com a região, com os recursos disponíveis na área. É uma forma mais pragmática de olhar o jogo e tentar evitar futuros desastres globais.

Logo de cara, é possível que você subestime o peso de Gathering Storm no jogo. Afinal, parece que o jogo continua o mesmo, mas ao passar dos turnos, você sentirá a diferença. Há também a adição de um Hall da Fama que mantém os dados das suas vitórias com cada civilização.

Por fim, a Firaxis adicionou muitas opções para os mundos do jogo. Você pode decidir se quer um lugar com mais chuva e nível do mar. Você pode querer menos chuva ou mais oceano, você pode fazer inúmeras combinações para testar suas habilidades estratégicas e alterar sua forma de jogo.

Civilization VI: Gathering Storm muda completamente a sensação de jogar este game. Que venham mais atualizações assim para a franquia!


Veja também:


Comentários