Comentários

Fire Emblem é uma das franquias que, por muito tempo, parecia ser exclusiva do Japão. Porém, a presença de Marth e Roy em Super Smash Bros. Melee fez com que o Ocidente se perguntasse sobre os personagens e a franquia. Assim, desde 2003, as coisas vem mudando e a popularidade da série só cresce. Como os primeiros jogos nunca saíram por aqui, a Nintendo e a Intelligent Systems começaram a olhar para o passado e trouxeram aquele que pode ser o primeiro de uma linha de remakes, começando com a história de Fire Emblem Gaiden, sob o nome de Fire Emblem Echoes: Shadows of Valentia.

Fire Emblem Echoes: Shadows of Valentia traz a história de dois protagonistas: Alm e Celica, amigos de infância que se separam por certas circunstâncias e acabam se reencontrado em lados opostos de uma guerra entre nações. Através do prólogo e de seis capítulos, você tomará o controle de Alm e Celica, enquanto eles atravessam o mapa lidando com inimigos. Ambos os personagens possuem suas histórias opostas no game, com uma narrativa intercalada que torna o jogo mais interessante. Ele pode até ser mais simples que os demais jogos da série (principalmente os mais recentes), mas ainda é intrigante.

Depois de um prólogo introdutório, onde você pode utilizar Alm e Celica, o jogo separa a dupla e faz com que eles operem individualmente. O Primeiro Ato traz Alm começando sua jornada dentro do exército, enquanto o Segundo Ato faz o mesmo com Celica. A partir do terceiro ato, você controlará os 2 exércitos.

Através da longa história da franquia Fire Emblem, apenas poucos jogos trazem um mapa mundial para que você possa explorar de missão a missão, Fire Emblem Gaiden foi um deles. Assim, o remake utiliza isso de forma mais profunda e inteligente.

O mundo de Fire Emblem: Shadows of Valentia muda a cada ato, expandindo de acordo com o seu aprofundamento no jogo. Quase sempre, o mapa traz caminhos lineares, com poucas rotas alternativas. Um bom número desses espaços é ocupado por forças inimigas que iniciam uma batalha ao você chegar no local. Também existem exércitos móveis, que ficam passeando pelos lugares a cada movimento que você faz, algo que lembra muito os irmãos Boomerang de Super Mario Bros. 3

Após começar uma batalha, você entrará no modo típico de batalha que você espera de um Fire Emblem. Cada turno consiste em mover suas unidades pelo mapa, com cada uma delas tendo diferentes atributos e habilidades. Como sempre, as unidades se dividem em diferentes classes que decidem o tipo de habilidade que você tem. A cada inimigo vencido, suas unidades ganharão XP, alcançando certos níveis, você poderá evoluir a classe de seu personagem. E classes não faltam, Fire Emblem Echoes: Shadows of Valentia tem uma grande seleção de classes para escolher no jogo, assim, dá diversas opções para o jogador montar seu exército.

Com o mapa mundial disponível no jogo, você ainda poderá explorar certos locais. Ao entrar nessas áreas, o jogo se transforma em um modo aventura de terceira pessoa na exploração de dungeons e point and click nos cenários. Assim, você poderá conversar com pessoas, recrutar novos membros, encontrar itens e visitar o ferreiro.

Nas Dungeons, a fórmula é diferente. A aventura é totalmente 3D e você controla seu personagem para explorar o lugar. Você pode até encontrar inimigos e começar a batalha clássica ao chegar perto deles. Assim como em vários RPGs, se você os ferir antes da batalha, terá uma certa vantagem quando ela começar (embora a diferença não seja tão grande).

Assim como em qualquer jogo de Fire Emblem, Fire Emblem Echoes: Shadows of Valentia pode ser bem brutal e difícil. Para ajudar a fazer o jogo ficar mais acessível para todas as audiências, o jogo oferece diferentes modos, tais como o Normal ou Difícil. Além disso, ele também traz o Casual (que permite que seus personagens revivam após serem mortos em combate) e o Clássico (em que a morte é permanente, algo que é uma marca conhecida da série).

Ao lado do lançamento do jogo, a Nintendo também liberou dois novos Amiibos, baseados em Alm e Celica. Ao usá-los no game, você pode desbloquear duas novas dungeons. Além disso, usar os amiibos na batalha faz com que você crie uma ilusão baseada no amiibo, que te ajudará por um turno.

Fire Emblem se tornou uma série de sucesso mundial e a Nintendo quer continuar investindo na série, tanto que já temos a confirmação de um game para Nintendo Switch. Ao lançar um remake, a Nintendo teve todo o cuidado de construir algo novo em cima do game clássico e adicionou diversas mecânicas interessantes. Fire Emblem Echoes: Shadows of Valentia é um jogo que você deve jogar e que só irá enriquecer sua experiência com a franquia e com o Nintendo 3DS.



Comentários