Comentários
gears-of-war-4

Já se passaram quase 10 anos desde que Gears of War mudaram o horizonte para a Epic Games, Microsoft e Xbox 360. A franquia se tornou um dos pilares da família Xbox. Ela trouxe horas intermináveis devotadas ao multiplayer, campanhas cooperativas e mais multiplayer. Franquias como Gears of War raramente descansam. Agora, Gears of War 4 chega para dar mais atitude para o Xbox One.

Apesar da guerra contra os Locust ter acabado há apenas 5 anos para nós, já se passaram 25 anos para o planeta onde os jogos acontecem. O governo está celebrando o aniversário no começo do jogo, mas o foco muda para um grupo que está tentando reunir suprimentos para sobreviver. Mesmo com a ameaça Locust ter sido, aparentemente, neutralizada por Marcus Fenix há mais de duas décadas, as coisas ainda não estão boas. Para ajudar os cidadãos sobreviventes de Sera, a Coalizão dos Governos Ordenados construiu cidades para proteger a nação de qualquer ameaça.

A construção de mundo nestas cidades e através do jogo é fantástica. Tem muita lore envolvida – muita coisa pode acontecer em 25 anos – e você vai querer descobrir cada vez mais. Na superfície, você tem amostrars do que aconteceu, mas se você começar a explorar os itens de intel ou observar o mundo como ele é, você encontrará mais detalhes e segredos. Gears of War 4 foca em JD Fenix e seus amigos Kait e Del. JD vive sob o legado de Marcus Fenix, seu pai. Você verá um mundo bem diferente daquele que conhecemos em outros jogos. Metade da diversão está em descobrir mais sobre isso na campanha de Gears of War 4.

A outra metade está na missão de resolver o grande mistério que envolve a COG e a população de Sera – onde estão todos? A maioria das cidades da COG está vazia, o que faz com que elas sejam invadidas com facilidade, mas também traz preocupação. A COG acredita que os que vivem fora dos muros são os culpados, mas os independentes enfrentam o mesmo desafio, mas não possuem os recusos que a COG possui. Até que JD e seu bando começam a agir. No caminho, eles acabam encontrando algo que estava vivendo nas sombras, os Locust.

Um jogo de Gears of War não seria tão legal se tudo que você pudesse fazer era andar por aí. É verdade que a violência de Gears of War é mais do que gratuita e este jogo traz um combate ainda mais violento. O mundo é consistente e sangue é o que não falta. Em alguns momentos, você achará que tem até sangue demais, mas não dá para negar que a Coalition não se manteve fiel ao jogo original.

Muita coisa mudou desde Gear of War, principalmente no combate. O jogo foi refinado e as mecânicas de cobertura e tiro estão mais balanceadas. Há também um novo truque que permite arrancar os Locust de seus esconderijos. Você pode executá-los com um novo ataque ou finalizá-los da maneira clássica – com uma serra no peito. É claro que os Locust também aprenderam uns truques novos, logo, é bom você ter cuidado.

Novas armas ajudam a imersão, temos novas lâminas, rifles (que atiram uma carga elétrica) e vários outros elementos novos. Você pode até encontrar armas conhecidas, mas não caia no velho hábito, as coisas mudaram. É perigoso manter os velhos vícios. Entretanto, ainda dá pra fazer muita coisa legal no jogo, como sair explodindo os inimigos, algo meio nostálgico.

A maior expectativa mesmo está no multiplayer, que traz os modos clássicos como Warzone, Execution, Team Deathmatch e três novos modos: Dodgeball, Arms Race e Escalation. Dodgeball é um modo inteligente, que permite que os jogadores morots ressuscitem depois que um jogador adversário é morto. As mudanças rápidas do time podem fazer com que as coisas fiquem selvagens quando matamos um bom número de adversários e ficamos na vantagem.

Arms Race é tipo um Call of Duty, onde o primeiro time que fechar um set de armas, vence o jogo. Todos começam com uma Boomshot e vão para pistola Boltok, a ideia é ganhar uma nova arma a cada 3 mortes de adversários. É um dos modos multiplayer mais intensos e a ação é frenética do começo ao fim.

Escalation é um modo mais tradicional em que parece com o modo King of the Hill, mas traz nova vida ao permitir que certos jogadores possam alterar as armas elite e localizações no mapa. A comunicação é a chave da vitória neste modo, se você planejar e agir em equipe, você poderá evitar grandes perdas.

O modo Horde está mais brutal do que nunca. Você irá se juntar com mais 4 amigos para dar conta de 50 ondas desafiadoras de inimigos com alguns bosses no percurso. Existem  5 classes diferentes para escolher, cada uma delas tem vantagens e desvantagens, mas todas possuem possuem a mesma capacidade no campo de batalha. Inimigos te recompensarão com uma moeda de Poder que pode ser trocada para construir defesas na sua área. Torres, barricadas, mais armas, tudo pode ser construído com esta moeda.

Você pode ser ressuscitado, mas isto custa Poder e requerer que um aliado recolha sua tag no lugar em que você morreu. Se você andar sozinho, você irá dificultar a tarefa para seus amigos e diminuir suas chances de voltar ao campo, sem falar que você irá diminuir a capacidade do seu time. Você também pode usar um bônus aleatório para o seu time ou para você – com uso do sistema de cartas de Gears of War 4.

Se em jogos anteriores, você ganhava novas skins e personagens ao ganhar nível, em Gears of War 4, você tem um sistema de cartas que te oferece atualizações cosméticas. Existem cartas que variam a raridade e trazem skins e armas. Mas também existem cartas práticas que oferecem mais opções de costumização, bônus de XP e créditos para comprar mais pacotes.

Existem cartas que oferecem bônus específicos para o modo Horde, onde você pode melhorar a versão de cada classe ou melhorar o tempo de construção e reparo. Você pode ganhar a habilidade de carregar mais munição ou de ganhar mais Poder. No modo Horda, elas podem ser bastante úteis, principalmente porque os Locust possuem uma certa vantagem nesse modo, logo, é melhor ter vantagens para você também.

Gears of War 4 é um sucessor digno da série que traz toda a brutalidade tradicional da franquia. O modo multiplayer é viciante. A campanha traz tudo que funcionou no primeiro jogo e adiciona elementos que fazem com que o mundo de Gears of War fique mais atrativo. O modo multiplayer está mais divertido do que nunca, com novos modos que fazem com que o online se mantenha vivo e divertido. É inegável que este é um jogo que vale a pena.   



Comentários