Comentários

Originalmente lançado como um exclusivo para Gameboy Advance lá pelo ano de 2011, a série Ace Attorney chegou ao Ocidente pelo Nintendo DS e ganhou várias sequências desde então. Em 2014, uma coletânea para Nintendo 3DS foi lançada com os 3 primeiros jogos da franquia. Agora, a Capcom decidiu recolocar a coletânea nas lojas, só que para os consoles da geração.

Phoenix Wright: Ace Attorney Trilogy vem com os 3 primeiros jogos da franquia: Phoenix Wright: Ace Attorney, Justice For All e Trials and Tribulations. Vale dizer que esta trilogia era o plano inicial do diretor Shu Takumi, mas o sucesso fez com que uma nova trilogia de jogos fossem lançados em seguida.

Assim como as coletâneas que estão à venda atualmente (como aquelas maravilhosas de Mega Man), você pode começar jogando por qualquer um dos 3 títulos. Isto te dá liberdade para iniciar de onde quiser, sem precisar fechar um jogo para passar para outro. Você também pode começar um novo jogo e reiniciar sua jogatina 22a partir de qualquer caso dentro do jogo, desde que você tenha jogado o caso anterior.

O jogo original começa já com seu primeiro caso na corte, onde temos que defender Larry Butz, amigo de infãncia de Phoenix. Aqui você vai entender como o jogo funciona, mas a coisa engrena mesmo no caso Turnabout Sisters, onde temos uma moça sendo acusada de ter assassinado a própria irmã.

Entenda: o julgamento em si pode parecer o foco do jogo, mas grande parte da diversão está nas investigações, que te permitem viajar para vários locais, inclusive o escritório de Phoenix. Você pode conhecer o centro de detenção e os locais dos crimes. Faz parte da investigação que você converse com diversos NPCs para entender cada detalhe do caso, além de examinar possíveis evidências. E não se preocupe: o jogo não é difícil e nem entediante, você logo ficará cativado pelo funcionamento do game.

O segundo jogo – Justice For All – acontece logo após os eventos do primeiro. Aqui temos um Phoenix sofrendo de amnésia, algo que serve de desculpa para te ensinar toda a mecânica do game. A novidade aqui são os bloqueios mentais, que você tem que liberar para desenterrar informações de personagens.

Já o terceiro jogo, Trials and Tribulations, não traz grandes novidades para o funcionamento das investigações e corte, mas traz uma adição ao gameplay: a chance de jogar com Mia Fey no passado e Phoenix no presente.

Como dito antes, a coletânea saiu para Nintendo 3DS, onde tínhamos 2 telas para controlar o jogo. Isso muda aqui, já que os consoles não possuem o mesmo recurso. Assim, tivemos algumas mudanças na interface e comandos para facilitar a jogabilidade. Algo que funcionou excepcionalmente bem com a trilogia.

Há também uma melhoria gráfica, já que os modelos de personagens foram atualizados e ganharam um belo upgrade. O jogo até parece outro. E para quem sente falta do 3DS, bem… basta baixar o jogo no Nintendo Switch, você continuará tendo o Phoenix Wright em um modelo portátil.

No fim, a Capcom mandou muito bem em trazer de volta este clássico. A trilogia realmente merecia ser lançada em mais plataformas e a coletânea mantém todo o charme e jogabilidade do lançamento original, só que com uma cara ainda mais bonita. Altamente recomedado!



Comentários