Comentários

A SNK tem inúmeras séries famosas na indústria dos games. A empresa tem um foco maior nos arcades, onde surgiram franquias como King of Fighters e Samurai Shodwon. Ambas possuíam lançamentos praticamente anuais até que começaram a frear ao longo da última década. Assim, vimos um hiato de Samurai Shodown desde 2009, mas que retornou triunfante no último ano em diversas paltaformas.

Entretanto, só agora o jogo chegou ao Nintendo Switch e o game serve como quase um reboot da série, ainda que não de uma forma drástica como Mortal Kombat 9. O jogo se passa após os evento de Samurai Shodown V, que foi o primeiro jogo na timeline, antes do jogo original. Ainda que o jogo se encaixe na história existente, ele serve como reboot pelo visual e também pelos eventos. Assim, este é um game perfeito para quem nunca jogou a série antes.

Aqui, temos o uso da Unreal Engine 4. O game utiliza modelos 3D em um 2D Plano, que definitvamente foi a escolha certa para este tipo de jogo. O modelos de personagem e cenário são bem impressionantes e não há queda visível de qualidade no Nintendo Switch. O mesmo se pode dizer da performance durante o combate.

Diferente dos demais jogos de Luta, Samurai Shodown ocupa um espaço quase que único, onde o combo não é o que define o jogo, mas um foco no jogo neutro. Algo que pode ser incrível para alguns e chato para outros.

Se você espera um game como Street Fighter, Mortal Kombat ou Injustice, é melhor tirar o cavalo da chuva, pois Samurai Shodown é praticamente um game mental.

Aqui, você não precisa de um combo avassalador para causar dano ao seu inimigo, basta apertar um botão em um momento decisivo. Sim, o jogo traz aquilo que uma luta de Samurais trazia no passado (ou nos filmes). É um game menos ativo, onde você tem que ser paciente e esperar a melhor chance para atacar e causar dano. Você precisa estar em posição e prever os movimentos do inimigo. E esta é a grande magia deste jogo.

É importante conhecer cada personagem, saber seus ataques e se posicionar bem. É nisso que o jogo verdadeiramente brilha. Você pode punir um inimigo com uma facilidade tremenda, mas ao mesmo tempo, pode levar um contra-golpe mortal no segundo seguinte.

Outra coisa interessante é que, diferente dos jogos mainstream já citados, Samurai Shodown é um aprendizado. Explico: após a derrota, pode ter certeza que você reconhecerá o seu erro na última partida e tentará corrigir na próxima. Não é um jogo simples, mas você é forjado como uma espada a cada nova batalha.

Aqui você precisa manter sua posição em uma distância que te permita defender e atacar, bloquear golpes pesados e é possível até desarmar seu oponente, forçando uma desvantagem momentânea até que ele recupere sua arma.

E as coisas ficam ainda melhores com o Rage Gauge, um medidor que aumenta enquanto você toma dano. Baseado na situação, os jogadores podem esperar que ele encha, ganhar mais poder de ataque e melhorar a força de certas técnicas. Você pode também ativar o Rage Explosion que sacrifica o acesso ao Rage Gauge pelo resto da artida, mas te dá um golpe poderoso que pode tirar até 40% do life do oponente em apenas um golpe.

Sim, as batalhas aqui são incríveis. A tensão de cada luta é a maior característica deste jogo, que fica ainda mais interessante com o belo estilo de arte, que te faz pensar nas pinturas clássicas do Japão.

O elenco é formado por 16 personagens (além dos personagens que foram adicionados por DLC há alguns meses e que aparecem aqui no Nintendo Switch, os de graça estão disponíveis, mas você pode comprar mais pela eShop), que são muito bem diversificados. O jogo tem personagens equilibrados como Haohmaru, acelerados como Nakoruru e destrutivos como Earthquake.

Cada personagem tem seu próprio estilo, qualidades e fraquezas. Além disso, eles são bastante singulares em seus movimentos, personalidades e golpes. Vale a pena conhecer todos. A cada partida parece que eles ganham vida e nos deixam ver através de seus olhos.

Sobre os modos de jogo, o game tem muito mais do que simples partidas. Ele permite que você jogue online contra jogadores ao redor do mundo. Há também um modo Dojo que coleta dados de outros jogadores para criar fantasmas para treinar com você. E, claro, temos o modo história.

Outros modos para se conhecer são o Time Trial, Gauntlet e o Survival. Que podem te conferir horas de diversão.

Samurai Shodown empolga. É um jogo que pode atrair gamers de diferentes níveis de experiência e que dá a oportunidade de brilhar sem ter que esmagar seu controle. O tom e tipo de jogo é bem diferente dos demais games de luta, mas este ritmo mais lento permite que você saboreie cada momento da batalha de maneira única.

Nota 10010
Review | Samurai Shodown para Nintendo Switch



Comentários