Comentários

Shura

Origem do Nome:
Ashura é o deus indiano da guerra e da violência, tomado no idioma japonês somente como Shura. O nome também se refere à um grupo de guerreiros demônios divinos em sânscrito e a um conselho islâmico descrito no Alcorão.

Histórico:

É o Cavaleiro de Ouro que protege a Casa de Capricórnio. Orgulhoso de ser o mais fiel a Athena (título visto no anime), suas técnicas de luta corporal são as mais avançadas entre os Cavaleiros de Ouro (controle e resistência de braços e pernas sendo capaz de fazer manobras no ar facilmente) e sua principal técnica, Excalibur, um golpe cortante como uma espada, pode ser utilizada com os seus dois braços e pernas.

Manuais:

shuramanual1 shuramanual2

Review

shura

Shura é o guardião da casa de Capricórnio, uma das fortalezas que se encontram no caminho da Câmara do Mestre do Santuário de Athena. Quando os Cavaleiros de Bronze subiram as 12 casas, Shiryu lutou contra Shura. Aquela luta foi marcante, a primeira surpresa era ver a espada Excalibur, uma das técnicas de Capricórnio, depois foi ver que Shura era um cavaleiro fiel (pelo menos no anime) e que reconheceu seu erro, salvando Shiryu da morte, enquanto Shura se sacrificava. Naquele momento, Shura passou sua técnica para Shiryu, que de vez em quando faz bom uso dela.

Shura ganhou sua action figure da linha EX em agosto de 2013. É curioso que na época em que Cavaleiros do Zodíaco fez sucesso na rede Manchete, eu ganhei um Shura de Capricórnio (aquele vintage mesmo) dos meus pais. Eu já admirava o cavaleiro por causa do desenho, depois passei a gostar ainda mais dele por ter sido um presente dos meus pais. Logo, este personagem tem uma importância pra mim e por isso é a primeira análise que traduzo, localizo e posto aqui.

A caixa segue o padrão dos demais lançamentos da linha EX: Ela parece uma Pandora Box da Armadura de Ouro, que é coberta por uma luva brilhante com as imagens da Action Figure.

Box

O signo de Capricórnio é representado por um Bode, o mesmo acontece com a representação de seu modo objeto.

OM7

Este Cloth não tem mistério e nem sofrimento para montar. Ele é bem previsível nisso, você não precisa apelar para o manual. Alguns dizem que esta é sua fraqueza, o fato dele ser tão simples. A falta de uma complexidade, de uma figura mais elaborada em tamanho e detalhes faz com que alguns achem que o modo objeto de Capricórnio não tem uma presença tão significativa.

OM3

Abaixo temos mais imagens, veja:

Como vocês devem ter notado pelo manual lá em cima, o Shura vem com 2 tipos de elmo. O primeiro é aquele que conhecemos na primeira fase do anime, o segundo é a tiara que conhecemos pelo Mangá e por Lost Canvas.  Assim, o modo Objeto vem com dois tipos de cabeça, uma para cada tipo de elmo.

OM6

Com a tiara, o modo objeto fica mais estranho, ainda mais se você se acostumou a ver a armadura como era no Anime.

Porém a conversa é outra quando Shura veste a armadura, ele ganha uma elegância e uma imponência sem igual:

shura1

Veja a figura por outros ângulos:

É incrível como a figura é bonita. De acordo com o CollectionDx, o problema aqui é a armadura da coxa, que desce de vez em quando. Já de acordo com o Cloth Myth Revolution (com quem eu compartilho o mesmo pensamento por experiência própria), o maior problema é o elmo do Anime, que fica pendendo. Interessante que isso também acontecia com meu Capricórnio Vintage, já que o Elmo não encaixa de forma correta. Uma coisa que não achei legal é o fato do saiote só abrir para os lados, não vai muito pra frente. Realmente incomoda um pouco, a Bandai poderia ter colocado mais peças no saiote para aumentar a mobilidade.

A Bandai manteve o padrão EX com o mínimo de plástico possível, isso se repete com Shura, as partes em destaque são de Plástico, como vocês podem notar, são bem poucas:

Plastic

Apenas o elmo, cintura e cobertura das mãos representam a ala de plástico dessa figura. Todo o resto é feito de metal! Isso agrada muito! Lembrando que é importante que você manuseie sua figura de ação com Luvas de Tecido. Sim, a armadura pode sofrer problemas com a pintura em contato com o suor das mãos ou com luvas de látex. As luvas de tecido evitam isso.

Como já foi falado, o elmo do anime tem um sério problema de equilíbrio. Porém o mesmo não ocorre com a tiara, que é bem encaixada no Shura. Além de ser bem mais elegante, o que nos faz lembrar da Saga de Hades e de El Cid. Olha como ele fica bonito:

Headpiece

Como todo lançamento EX, as articulações e as variedades de poses possíveis são bem melhores do que qualquer lançamento da linha original. Agora vamos voltar um pouco no tempo. Primeiro, aqui vai o Shura Vintage (sim, o mesmo que eu ganhei dos meus pais):

vintage

Sim, ele não é tão fiel quanto o de hoje, mas.. sabe como é né? O primeiro CDZ a gente nunca esquece! Tá, agora vamos comparar o EX com o 1.0:

Compare Compare2

A melhora é evidente e significativa. As proporções estão bem mais fiéis e a cor é mais dourada que a anterior. Claro, a tecnologia de produção é bastante diferente, mas isso faz com que possamos ver que esse lançamento realmente trouxe algo de qualidade. Eu fico impressionado com a semelhança das figuras atuais com os personagens de anime.

Porém, a Bandai também acabou abolindo alguns detalhes na armadura, um grande exemplo é o espinho que fica no ombro (na versão mangá), infelizmente a Bandai não nos deu um ombro extra com espinho, isso entristece, mas não tira a qualidade do produto. Os 10 cavaleiros de ouro lançados até agora (11 com Kanon) são verdadeiras obras de arte, Shura não é diferente.

Shura ainda vem com 5 pares de mão (1 par só para Excalibur):

Hands

Além disso, ele vem com 4 faces diferentes (se bem que ele não é um cara muito expressivo):

Faces

O último extra é a capa que acompanha todo cavaleiro de ouro:

 Cape Cape2

A verdade é que Shura é um personagem interessante, bonito e divertido para fazer poses e colocar na estante. Uma ótima adição para qualquer coleção.

Para quem quer comprar o Shura, eu recomendo a loja Casa de Gigantes, é uma loja que atende muito bem, empacota direito e envia no mesmo dia do pedido. Você pode fazer seus pedidos online ou ir na loja física (caso você seja de Brasília).  O facebook da loja é este aqui. Eu comprei meu Shura lá e por isso recomendo.

Estou preparando um ensaio dele e devo colocar um vídeo review e um unboxing neste post. De toda forma vocês serão avisados. Por enquanto, fiquem com as imagens que conseguimos em um dos melhores sites de colecionadores:

Atenção: Imagens retiradas do site collectionxd



Comentários