Comentários

A espécie do Mestre Jedi Yoda é um dos maiores mistérios de Star Wars – mas exatamente o que já sabemos sobre esses alienígenas?

O primeiro episódio de The Mandalorian terminou de forma surpreendente com a introdução inesperada daquele que já foi carinhosamente apelidado pelos fãs como “Baby Yoda”. De repente, a série se tornou algo que ninguém esperava, com a própria existência do bebê alterando radicalmente o cânone.

Aparentemente, Baby Yoda tem 50 anos, o que significa que nasceu 10 anos antes dos eventos de Star Wars Episódio I: A Ameaça Fantasma. Ele foi escondido por décadas, possivelmente sob os cuidados de um grupo imperial – o que sugere que ele pode ter sido escondido ao comando de Palpatine. O segundo episódio de The Mandalorian revelou que a criança de boa natureza é uma poderosa usuária da Força; o episódio começou com o bebê tentando curar o Mandaloriano várias vezes e, finalmente, demonstrou seu poder ao levitar uma fera.

Parece que Star Wars finalmente vai abordar um dos maiores e mais duradouros mistérios da franquia. Exatamente qual é a raça do Mestre Yoda?


A raça de Yoda foi um mistério desde sua primeira aparição

Yoda foi introduzido em 1980, em O Império Contra-Ataca, e George Lucas o imaginou cumprindo o clássico budista de que sabedoria e poder são encontrados nos seres mais improváveis. Luke Skywalker chegou a Dagobah em busca de um poderoso guerreiro e, em vez disso, encontrou um filósofo caprichoso e diminuto que se deleitava em dar conselhos enigmáticos. Curiosamente, desde 1980, Lucas permaneceu tão enigmático quanto o próprio Mestre Jedi quando se trata de dar conta das origens de Yoda. Quando questionado sobre a raça do mestre Jedi, ele sugeriu uma vez que ele era o filho secreto de Kermit e Miss Piggy, personagens de Os Muppets.

Star Wars cresceu no início dos anos 90 com o lançamento do Universo Expandido, e a Lucasfilm recebeu escritores e artistas para brincar na caixa de areia de George Lucas. Mas a empresa desencorajou ativamente qualquer pessoa a explorar o background de Yoda, principalmente a sua raça. Eles chegaram ao ponto de cancelar toda uma tiragem impressa de cards colecionáveis, representando um grupo de seres iguais a Yoda adorando um ídolo, provavelmente por insistência de Lucas. As regras foram afrouxando um pouco depois que o próprio Lucas introduziu outro membro da raça de Yoda, Yaddle, no Episódio I de Star Wars: A Ameaça Fantasma, posteriormente permitindo que o UE criasse mais alguns desses seres. Como todo o resto do UE, eles foram ignorados ​​após a compra da Disney, tratados como “legends”.


Somente três membros da espécie de Yoda são conhecidos

Os fãs de Star Wars começaram a chamar a raça de Yoda de “Tridactyls”, devido ao número de dedos em seus pés, mas esse certamente não será o seu nome canônico. Seja como for que os alienígenas são chamados, apenas três deles existem atualmente como parte do cânone de Star Wars. Yoda é o mais famoso deles, o Mestre Jedi cuja contagem de Midichlorians era tão alta que só foi superada por Anakin Skywalker, o Escolhido que foi concebido pela Força. Yoda viveu até os 900 anos e aprendeu o segredo de viver como um Fantasma da Força após sua morte – com a ajuda de Qui Gon-Jinn.

Pouco se sabe sobre Yaddle, outra da espécie de Yoda, que serviu no Conselho Jedi no Episódio I de Star Wars: A Ameaça Fantasma. Ela parece ter se retirado do serviço ativo nos anos que se seguiram à Batalha de Naboo, e havia deixado o Conselho na época do Episódio II de Star Wars: Ataque dos Clones. O destino de Yaddle é desconhecido, mas os quadrinhos sugerem que Darth Vader acreditava que ela havia morrido antes da formação do Império.

O bebê de “The Mandalorian”, é o último membro da raça de Yoda a aparecer no cânone de Star Wars, e já confirmou novos detalhes sobre sua espécie. Parece que esses alienígenas não são apenas longevos; na verdade, envelhecem mais lentamente do que outras espécies, o que fica claro quando sabemos que o bebê tem 50 anos. Isso levanta a possibilidade de que o bebê esteja ligado de alguma forma a Yoda ou Yaddle, mas qualquer conexão é especulativa no momento.


Todos os membros da espécie são usuários da Força?

Certamente não é coincidência que, até agora, todos os membros da espécie de Yoda tenham se mostrado poderosos na Força. Yoda e Yaddle se tornaram membros proeminentes do Conselho Jedi, com Yoda tornando-se o Grão-Mestre Jedi. Da mesma forma, o “Baby Yoda”, visto em The Mandalorian, parece ser notavelmente poderoso, instintivamente atraído pela cura e capaz de levitar uma fera enorme.

Isso também se aplica ao antigo Universo Expandido. Lucas permitiu a criação de mais três membros da raça de Yoda na era dos Cavaleiros da Antiga República, definida vários milênios antes da trilogia clássica de Star Wars. Significativamente, os três eram Mestres Jedi, poderosos usuários da Força e associados ao lado luminoso da Força. Isso sugere que Lucas imaginou todos os membros da espécie de Yoda tendo a capacidade de exercer a Força. Observe também que todos esses seres foram atraídos para o lado da luz, o que pode muito bem ser uma predileção natural.


The Mandalorian pode mostrar mais membros da espécie de Yoda

É muito provável que em The Mandalorian vejamos o protagonista decidindo tentar levar “Baby Yoda” de volta ao seu próprio povo; e se assim for, isso significa que a série certamente apresentará mais da raça de Yoda. Há alguma evidência para apoiar essa ideia; em outubro, o site Making Star Wars relatou ter visto fotografias tiradas durante a produção da série, de cinco ou seis bonecos da espécie de Yoda em vários estágios de produção. Agora parece que pode haver verdade nesses relatórios.

Curiosamente, as fontes do Making Star Wars também alegaram que o próprio George Lucas estava envolvido com The Mandalorian. Eles foram informados de que Lucas havia contribuído com elementos da história para um episódio que apresenta mais desses seres misteriosos, aparentemente o episódio seis. Se for esse o caso, é perfeitamente possível que The Mandalorian seja fiel à visão de Lucas da espécie de Yoda, e que tudo isso seja feito com sua bênção.



Comentários