Comentários

O fim de “Batman: A Piada Mortal” de Alan Moore e Brian Bolland é um dos mais discutidos nos quadrinhos. Já tivemos até teorias e explicações de Grant Morrison, em que ele afirma que o Batman matou o Coringa na cena abaixo:

A explicação é bem convincente, afinal, vemos um fim abrupto da risada do palhaço, o que leva a crer que ele morreu.. E também faz com que a ideia de “Piada Mortal” se encaixe bem no título do quadrinho. Entretanto, o script original não traz nenhuma referência à morte do Coringa. 

De toda forma, a HQ Batman #29 traz a continuação da guerra entre o Coringa e o Charada, onde vemos um jantar organizado por Bruce Wayne, com Alfred servindo e temos a presença de vários vilões ao redor da mesa:

E durante o jantar, temos o Coringa imaginando como ele mataria o Batman. A ideia é bem similar ao que vemos em “Piada Mortal”:

“Isso é prazeroso. Mas não seria minha preferência. Eu iria estrangulá-lo. Eu irei sentir isso. Em minhas palmas, nas extremidades de meus dedos. Os tendões em seu pescoço. Pulsando. O ar tentando passar, morrendo para entrar. E eu irei rir. Irei sufocar em minha própria risada, tão sem fôlego quanto o Batman. E ele olhará para mim, sem medo, sem raiva, pacífico. E ele irá sorrir.”



Comentários