Comentários

Estimated reading time: 4 minutos

O universo alternativo de Absolute Batman acaba de fazer uma mudança drástica na mitologia do Cavaleiro das Trevas. Na sétima edição da HQ, foi decretado o fim do lendário alter ego Matches Malone, uma das identidades mais importantes usadas por Bruce Wayne para se infiltrar no submundo do crime.

Na nova versão do universo Absolute, Matches Malone não é um disfarce de Bruce, mas sim um personagem independente. Ele é apresentado como um velho amigo de Bruce e membro do círculo de criminosos “do bem” de Gotham. Conhecido por sua moral duvidosa e sempre em busca de um esquema lucrativo, ele aceita ajudar Bruce a conseguir documentos falsos para investigar a Ark M, prisão secreta construída em alto-mar próximo à cidade. No entanto, após entregar os papéis, Malone é misteriosamente morto por uma bactéria controlada pelo novo Sr. Frio do universo Absolute.

A morte do personagem marca uma ruptura com a cronologia tradicional da DC Comics, onde Matches Malone é o próprio Bruce Wayne. Nos quadrinhos principais, o personagem surgiu em Batman #242 (1972) como um pequeno chefe do crime de Nova Jersey. Após se recusar a colaborar com o herói, Malone morreu acidentalmente com um tiro ricocheteado. Sem testemunhas, Bruce aproveitou a oportunidade para assumir a identidade e utilizá-la como disfarce em suas investigações.

Desde então, o Batman se disfarçou inúmeras vezes como Malone, um criminoso respeitado entre os vilões de Gotham. A caracterização era inconfundível: óculos escuros, bigode falso, um palito entre os dentes e o icônico sotaque de Nova Jersey. Esse disfarce permitiu que o herói acessasse áreas e informações que o Batman jamais conseguiria.

A identidade rendeu momentos memoráveis e até cômicos ao longo dos anos. Um dos mais famosos envolveu um confronto entre Robin (disfarçado de Batman) e Malone (Batman disfarçado), enquanto ambos tentavam capturar os mesmos criminosos. Houve ainda a ocasião em que Damian Wayne se passou por Lil’ Matches, filho do mafioso. Mas nem tudo foi humor: na saga “Gang War”, a falta de conhecimento de Stephanie Brown, então Robin, sobre a identidade de Malone levou a um colapso em uma operação secreta de Batman e acabou em tragédia com a morte de Orpheus e a curta passagem de Stephanie como a Garota-Maravilha.

Apesar da mudança no universo Absolute, o legado de Matches Malone continua marcante. O contraste entre a seriedade de Batman e o visual exagerado de Malone sempre rendeu momentos curiosos e únicos na trajetória do herói. Assim como outros heróis que criaram disfarces criminosos — como o “Patch” de Wolverine ou o “Mike Murdock” de Demolidor —, Bruce Wayne fez da identidade de Malone algo único.

No universo Absolute, no entanto, parece que nunca veremos Bruce colar um bigode falso e tentar imitar um mafioso nova-iorquino.

Leia mais sobre Absolute Batman, da DC:

Absolute Batman #7 já está disponível nas bancas dos Estados Unidos.

Fonte: Comic Book



Comentários