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Bleach foi um dos mangás mais influentes da Shonen Jump após o fim da sua era de ouro. Ao lado de One Piece e Naruto, Bleach foi uma das apostas para criar uma nova era de séries longas e duradouras. Tite Kubo foi uma das poucas pessoas que suportou essa demanda difícil para publicar a história que tanto queria.
A fase final do mangá passou por certos problemas que acarretaram muitas críticas, mas nada disso diminui a fama e mérito que Kubo conquistou em sua carreira. Inúmeros fãs se apaixonaram pelo seu estilo poético de contar histórias e desenhar mangás.
Influências de Kubo

Em sua juventude, Kubo era um grande fã dos animes dos anos 80, como Dragon Ball e Cavaleiros do Zodíaco, mas ele não tinha aquela vontade de desenhar os personagens que assistia. As únicas coisas que ele desenhava na infância eram dinossauros, insetos e pulsos.
Em uma entrevista, ele diz que ficou assustado consigo mesmo quando olhou em seu caderno de infância e lembrou que era obcecado por desenhar pulsos sem uma razão específica. Os primeiros personagens que Kubo tentou esboçar eram do seu mangá favorito, GeGeGe no Kitaro, de Shigeru Mizuki.
A história de yokais criada por Mizuki influenciou Kubo a pensar pela primeira vez no estilo que ele gostaria de trabalhar em seu próprio mangá. Além disso, ele também estudou moda e haiku, poesias japonesas formadas por poucas palavras. Sua paixão por poesias é evidente em Bleach, já que cada volume do mangá traz uma poesia profunda sobre a sua história.
O interesse por moda levou Kubo a criar designs de roupas para personagens de um ponto de vista mais estilístico. Todos os estilos de kimonos e espadas de Bleach foram baseados no seu senso de moda pessoal.
Sua entrada na Shonen Jump

Aos 18 anos, Kubo decidiu se tornar um mangaká profissional e fazer o seu primeiro mangá para enviar a um concurso. Ele se inscreveu no Hop Step Award de 1995, com a one-shot Fire in The Sky, mas Kubo admitiu que perdeu porque ainda não conhecia direito as regras básicas para criar um mangá.
Embora ele tenha perdido a premiação, sua one-shot chamou a atenção de Takanori Asada, o segundo editor de Eiichiro Oda. Asada disse para Kubo fazer uma nova one-shot e enviar para Shonen Jump. Em 1996, ele escreveu duas one-shots, Ultra Unholy Hearted Machine e Rune Master Urara, que foram publicadas nas edições extras da revista.
Nenhuma das duas histórias se saíram muito bem, mas, ao menos, Kubo aprendeu lições valiosas, fazendo Rune Master Urara. Durante a produção da one-shot, o seu editor apontou os erros que ele fazia como iniciante. Bad Shield United foi sua próxima tentativa de one-shot, que acabou sendo rejeitada também em 1997.
As one-shots de Kubo foram severamente repreendidas por Kazuhiko Torishima, o primeiro editor de Akira Toriyama. Ele não gostou da sua história e sugeriu que o autor consultasse Dragon Ball e Hokuto no Ken para aprender com trabalho de mangakás experientes.
Em 1999, ele teve a oportunidade de publicar ZombiePowder, o seu primeiro mangá semanal. Porém, ZombiePowder durou apenas 27 capítulos na revista por não ser uma história boa o suficiente para competir contra nomes como One Piece e Naruto.
Uma nova chance surgiu em 2000, quando o editor de Kubo arranjou um lugar na Akamaru Jump, uma revista sazonal da Shueisha destinada a one-shot amadores. Naquele momento, ele já tinha os primeiros esboços de Ichigo, que era um sniper em seu protótipo. Mas o conceito mudou para um shinigami de última hora, porque Kubo desejava criar um protagonista diferente do habitual. Então a one-shot que ele enviou foi capitulo piloto de Bleach.
Bleach só existe por causa de Akira Toriyama?
Existe uma história na internet de que Bleach só foi aceito na Shonen Jump por causa de Toriyama, mas é possível que essa história seja uma lenda. De acordo com os relatos, ele recebeu uma carta pessoal do Toriyama após o seu mangá ser recusado pelos editores. O criador de Dragon Ball viu potencial em Bleach e queria incentivar o novato a não desistir.
A história é divulgada como verdadeira desde 2008, porque um artigo do Los Angeles Times alega que Kubo realmente recebeu uma carta de Toriyama. Contudo, os fãs que pesquisaram a fundo acreditam que esse artigo parece mais uma citação pessoal de quem escreveu do que uma entrevista com o autor da obra.
Nem Kubo, Toriyama ou qualquer outra pessoa da Jump já confirmou que a história da carta é verdadeira. A importância de Dragon Ball na carreira de Kubo foi relatada mais de uma vez em suas entrevistas. Mas, sem uma declaração comprovada, fica difícil para os fãs acreditarem na história.
Dificuldades na carreira

O capítulo piloto de Bleach finalmente deu ao Kubo a ideia para um mangá capaz de se destacar na Shonen Jump e ser aceito pelos editores. Não há como negar que Bleach foi um sucesso, já que a obra foi publicada por 15 anos, ganhou um anime com 366 episódios e faz parte do big three. Mas o mangá teve um desempenho difícil na saga final devido às dificuldades que Kubo enfrentava em sua vida.
Em uma nota pessoal, ele fala sobre os problemas que passou enquanto trabalhava no mangá. O autor diz: “Achei que poderia finalmente fazer uma pausa, mas algo estava errado. Fui para o hospital, onde descobri que tinha um rasgo tendão do ombro e tal, mas eu ainda sentia que era algo diferente, e simplesmente não me sentia bem. Passei cerca de um ano me sentindo assim sem saber a causa até que finalmente percebi: 'Oh, me sinto sozinho.'”
Além disso, o envolvimento com rede social também deve ter afetado seu ânimo, pois ele decidiu se afastar do Twitter sem dizer o motivo. Entre 2015 e 2016, Kubo recebeu muitas mensagens de ódio pela sua escolha de casais, personagens que morreram e o ritmo da história. Existe até boatos de que ele recebeu uma ameaça de morte.
Tudo leva a crer que foi o estresse das discussões online que levou ele a se afastar, mas essa fase não se resume apenas a mensagens negativas. Enquanto trabalhava no mangá, Kubo recebeu a carta de um garoto doente que tinha um ano e meio de vida.
Segundo a carta, foi graças a Bleach que o misterioso fã recuperou a vontade de viver. Como uma forma de agradecimento, o garoto escreveu: “Kubo-sensei, tenho um pedido final. Por favor, desenhe BLEACH do jeito que você quiser, até a conclusão. É isso que eu quero ler.”
O garoto já havia falecido quando Bleach acabou, então, em 2016, Kubo fez um mangá especial em homenagem a essa história, e pediu ajuda aos fãs para encontrar o nome de quem escreveu a carta.
Burn the Witch

Kubo fez um novo mangá vinculado ao universo de Bleach depois que a série principal acabou, intitulado Burn the Witch. A história começou como um one-shot em 2018 e retornou como uma série de 4 capítulos em 2020. Nesse ínterim, Kubo também trabalhou em Bleach: No Breaths From Hell, uma one-shot que se passa 12 anos após a Guerra Sangrenta dos Mil Anos.
Já foi anunciado uma sequência para Burn The Witch, e No Breaths From Hell deixou claro que o mangá de Bleach vai voltar com um novo arco. No entanto, nenhuma das duas séries recebeu uma previsão de lançamento até agora.
O retorno de Bleach

O primeiro anime de Bleach terminou em 2012, antes de adaptar a saga final do mangá. As esperanças de um possível retorno diminuíam a cada ano, mas o estúdio Pierrot, enfim, trouxe o anime de volta em 2022.
Para fazer a nova adaptação do mangá, o estúdio colocou Kubo para trabalhar ao lado da equipe de direção e produção. Dessa forma, ele ganhou liberdade para dar sugestões de como adaptar a Guerra Sangrenta dos Mil Anos, e acrescentar cenas extras, que os fãs queriam ver no mangá.
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