Comentários

No Planeta Roak, Roddick, Millie e Dorn vivem uma vida simples enquanto defendem sua cidade quando uma praga começa a transformar cidadãos em pedra. Procurando por uma cura no Mt. Metorx, eles encontram dois estranhos que aparecem de raios de luz. Os dois humanos, Illia e Ronyx, informam que a doença não é nativa do planeta deles e que foi plantada por inimigos da Aliança. Com Dorn infectada pela doença, o grupo concorda em embarcar na nave alienígena para tentar desenvolver uma ura, sabendo que eles nunca poderão retornar para casa.

O Star Ocean original foi lançado para SNES em 1996 no Japão. Em 2007, um remake foi lançado para PSP. Agora, esta versão foi remasterizada para PS4 e Nintendo Switch, adicionando o subtítulo First Departure R. Tendo crescido com RPGs como Dragon Quest, Final Fantasy e Tales Of, a série Star Ocean sempre foi vista com certa curiosidade e desejo. É muito bom saber que o primeiro jogo está disponível para um console como o Nintendo Switch, que adotei como uma RPG machine em minha casa.

A premissa do jogo é bastante atraente, principalmente para quem é fã de sci-fi. Neste jogo, você assume o papel dos alienígenas. No jogo, nas primeiras horas, você passa 95% do tempo no mesmo planeta que começou. Mas, como o nome indica, você acabará explorando o universo como se fosse o mar.

Enquanto você está restrito à atmosfera local, existem muitos personagens que você irá encontrar e todos possuem seus próprios motivos para se juntar à sua party. Cyuss quer ficar mais forte, Ioshua quer achar sua irmã caçula, Mavelle quer vingança contra o homem que matou sua família, Pericci quer fazer amigos… E você deverá escolher com cuidado, pois só é possível recrutar 4 amigos a cada jogo. Os amigos que você faz e os lugares que você visita acabam alterando a história. First Departure R te dá 100 horas de jogo e mais de 80 finais diferentes.

O sistema de batalha faz com que você escolha um dos quatro personagens para controlar. Você pode se mover, atacar, usar itens e feitiços em tempo real. Cada personagem possui 2 ataques especiais e você tem que escolher com cuidado qual o tipo de ataque que você quer para cada situação. Infelizmente, a IA não é tão inteligente e acaba spammando os feitiços rapidamente.

O sistema de skills também funciona muito bem. A cada nível, você recebe skill points para gastar em diversas habilidades como cozinhar, fabricar itens, lutar e até talentos musicais. Você pode usar essas habilidades para aumentar atributos, manipular encontros aleatórios e fabricar ferramentas. Entretanto, escolha com sabedoria, pois tudo tem um preço e um efeito.

O sistema do jogo funciona de forma tão bem que a cada nova jogatina (ou save), você pode ter uma experiência totalmente diferente. Há uma boa quantidade de imagens para escolher, incluindo as das versões PSP. Além disso, a dublagem japonesa também está disponível.

O jogo é bastante balanceado, mas o final apresenta uma dificuldade bem maior. Sendo assim, upar bastante antes de terminar o jogo pode ser necessário.

No fim, Star Ocean First Departure R apresenta grandes personagens e um ótimo worldbuilding, belos cenários e sprites praticamente perfeitos e nostálgicos. Além de uma ótima dublagem (em inglês e japonês) no jogo. É um jogo interessante e divertido, com uma boa quantidade de horas de gameplay. Vale a pena!


Veja também:


Comentários