Comentários
20140806_tor10


Nascido em terras nacionais, Toren nos leva a uma viagem por um mundo de fantasia, imaginação e aventura. Talvez a maior aventura seja aquela por detrás da tela, iniciada por uma ideia e um grupo de jovens desenvolvedores lutando para trazer a vida um sonho.

Dizem que um sonho só pode se tornar realidade se muitas mentes sonha-lo juntos, e a equipe da desenvolvedora SwordTales embarcaram nesta jornada, angariando fundos e parcerias em uma época onde o desenvolvimento de jogos no Brasil estava apenas engatinhando e não havia a “febre indie”.

Toren conseguiu se tornar o primeiro game embasado pela lei de incentivo a cultura (arrecadando 300 mil reais), quebrando tabus. Criado e recriado do zero, os seus desenvolvedores não pouparam esforços para que seu mundo virtual estivesse de acordo com suas maiores ambições.

20140806_tor01

Após 3 anos de uma longa jornada, muita fé e trabalho, o sol começa a jogar seus primeiros feixes de luz no mundo de Toren, e o que ele revela parece ser uma obra de arte esculpida de forma rústica e artesanal. Muitos poderão dizer que se trata apenas de mais um jogo “indie”, mas este é o “nosso jogo indie”.

20140806_tor06

Com previsão de lançamento no início de 2015, o game já conta com a parceria da publicadora Versus Evil que levará o jogo para fora do Brasil. Toren já foi premiado como “Melhor Jogo de PC” no E-Games Awards, além de receber criticas otimistas no mercado. Será lançado para PC, Mac e Playstation 4.

Toren é um adventure game cheio de puzzle e quebra-cabeças, nos apresenta uma garotinha que se vê em uma torre misteriosa cheia de enigmas para ser desvendados. Na história podemos ver o crescimento da pequena Moonchild até se tornar uma bela jovem. O gráfico do game é muito bem trabalhado e o visual é uma obra de arte a parte.

20140806_tor07

Se um sonho nos trouxe Toren, porque não acreditar e esperar que este seja o estandarte que trará a luz tantas outras desenvolvedoras que possuem boas histórias e muita força de vontade para criar seus mundos fantásticos, mas que estão á espera de investimentos, de pessoas que tenham fé e queiram se aventurar.

Resta esperar, mostrar que nossa torcida não é apenas aquela dos estádios, mas também aquela que está atrás de cada monitor, cada prancheta e cada mesa. Neste mercado, a vitória de um pode ser a vitoria de muitos. Se apenas um conseguiu gritar forte o suficiente, outros terão sua voz ouvida. O Brasil está pronto para começar a fazer jogos de alto nível.

20140806_tor03



Comentários